Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

QNEsc Vol. 03

Química Nova na Escola
Vol. 03
Maio de 1996

Editorial

editorial.pdf Editorial PDF   HTML

Os Editores

 

Sobre prováveis modelos de átomos

Attico Chassot

Pesquisa no Ensino de Química

 

ensino.pdfPDF: 01 Pesquisa no Ensino de Química

 

O átomo e a tecnologia

Mario Tolentino e Romeu C. Rocha-Filho

Química e Sociedade

Este artigo apresenta o ensino da estrutura do átomo como um rico manancial de fatos que resultaram em aplicações importantes ou explicaram fenômenos do dia-a-dia.

átomo, elétrons, estrutura atômica, tecnologia

 

quimsoc.pdfPDF: 02 Química e Sociedade

 

Criogenia e Condutividade

Geraldo A. Luzes Ferreira, Gerson de Souza Mól e Roberto Ribeiro da Silva

Atualidades em Química

Este artigo explica as relações entre a criogenia e a supercondutividade dos materiais.

criogenia, supercondutividade, materiais cerâmicos


atual.pdf PDF: 03 Atualidades em Química

 

Explorando a existência de cargas elétricas na matéria

Eva Teresinha de Oliveira Boff e Marli Dallagnol Frison

Relatos de sala de aula

O presente relato refere-se a uma experiência desenvolvida junto a uma escola do nível médio, com enfoque na introdução ao estudo da estrutura da matéria.

transformação química, estrutura da matéria, ensino-aprendiz

 

relatos.pdfPDF: 04 Relatos de Sala de Aula

 

 

O Significado das fórmulas químicas

Eduardo Fleury Mortimer

Conceitos científicos em destaque

Neste número vamos discutir o significado de se atribuir fórmulas às substâncias - tomando como exemplo a água -, procurando apontar as possibilidades e limites dos modelos de estrutura molecular.

fórmulas químicas, água, ligações químicas

 

conceito.pdfPDF: 05 Conceitos científicos em destaque

 

 

Como os estudantes concebem a formação de soluções

Agustina Rosa Echeverría

O Aluno em foco

Este artigo elege como tema as soluções, conceito potencialmente significativo para promover a sistematização de inúmeros outros conceitos químicos importantes, uma vez que sua própria conceituação pressupõe a compreensão de idéias relativas a mistura, substância, ligações químicas, modelo corpuscular da matéria e interação química, entre outros. Outros tópicos importantes como funções químicas, equilíbrio químico, tipos de reações químicas e eletroquímica são por sua vez relacionados com soluções, já que estas constituem o meio mais comum de ocorrência de transformações químicas.

solução, dissolução, relação empírico-teórico

 

aluno.pdfPDF: 06 Aluno em Foco

 

 

A Espectroscopia e a Química: da descoberta de novos elementos ao limiar da teoria quântica

Carlos A. L. Filgueiras

História da Química

Este artigo apresenta a história do desenvolvimento da espectroscopia e suas extraordinárias e imediatas conseqüências para a ciência, em particular para entendermos a estrutura da matéria. Os leitores vão deslocar-se para uma época - o final do século XIX, mais precisamente o ano de 1885 - quando inexistiam os conceitos de elétron, estrutura atômica, transição eletrônica. Vão conhecer também a importante contribuição de um professor do ensino médio.

Balmer, ciência no final do século XIX, descoberta de novos elementos químicos

 

historia.pdfPDF: 07 História da Química

 

O papel mediador do professor no processo de ensino-aprendizagem do conceito átomo

Lilavate Izapovitz Romanelli

Pesquisa no Ensino de Química

Este artigo relata uma investigação sobre o papel mediador do professor no processo de ensino-aprendizagem do conceito átomo.

átomo, conceito de modelo, mediação do professor

 

pesquisa.pdfPDF: 08 Pesquisa no Ensino de Química

 

Constante de Avogadro: É simples determiná-la em sala de aula

Gerson de Souza Mól, Geraldo A. Luzes Ferreira, Roberto Ribeiro da Silva e Hércules F. Laranja

Experimentação no Ensino de Química

Este artigo descreve um experimento simples para a determinação da constante de Avogadro em sala de aula.

constante de avogadro, mol, eletrólise

 

exper.pdfPDF: 09 Experimentação no Ensino de Química

 

 

Berílio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

 

elemento.pdfPDF: 10 Elemento Químico

 

 

Editorial QNEsc #3

Corpo Editorial

Editorial

 

editor.pdfPDF: Editorial

 


Voltar à Coleção Completa

Sociedade Brasileira de Química © 2024

Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.