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QNEsc Vol. 24

Química Nova na Escola
Vol. 24
Novembro de 2006

Editorial

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Os Editores

 

Prêmio Nobel de química 2006

Bettina Malnic

Atualidades em Química

transcrição genética, RNA polimerase, mediador, eucariotos, prêmio Nobel

O prêmio Nobel de Química de 2006 foi outorgado ao pesquisador Roger Kornberg, que revelou em detalhes moleculares como DNA é copiado em RNA mensageiro, um processo denominado de transcrição gênica. Kornberg também identificou novos fatores protéicos que fazem parte do complexo de transcrição e que são importantes para a regulação da expressão gênica em diferentes tecidos.

 

a00 aq1.pdf

 

O Vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino

Agnaldo Arroio e Marcelo Giordan

Educação em Química e Multimídia

audiovisual, linguagem, sala de aula, química da atmosfera

Alguns aspectos da cultura e da linguagem do audiovisual são discutidos tendo a sala de aula como contexto para refletir sobre seus desdobramentos para a educação. Uma categorização inicial de modalidades e funções do vídeo educativo é sugerida. Toma-se uma produção em vídeo sobre química da atmosfera para analisar sua narrativa e sugerir formas de transpô-la para a sala de aula.

 

eqm1.pdf eqm1.pdf

 

Proteínas: Hidrólise, Precipitação e um Tema para o Ensino de Química

Wilmo Ernesto Francisco Junior e Welington Francisco

Conceitos Científicos em Destaque

Bioquímica, proteínas, experimentação

A Bioquímica é uma área interdisciplinar que possui muitas interfaces com a Química. Entretanto, temas associados a ela dificilmente são abordados nas aulas de Química no ensino de nível médio. Um dos principais objetos de estudos da Bioquímica são as proteínas, as biomoléculas mais abundantes nos seres vivos. Com base nisto, neste artigo apresenta-se uma introdução aos conceitos básicos sobre proteínas, bem como um experimento simples para auxiliar a discussão de diversos conceitos químicos, além de sugestões de temas para debates em sala de aula.

 

ccd1 ccd1.pdf

 

Química Forense: A Utilização da Química na Pesquisa de Vestígios de Crimes

Marcelo Firmino de Oliveira

Conceitos Científicos em Destaque

Química Forense, Química Legal, exames periciais

Neste artigo, uma breve introdução à área de Química Forense é realizada, bem como busca-se mostrar a importância da Química na elucidação de crimes. Neste contexto, são descritos como exemplos dois procedimentos experimentais realizados nos laboratórios de Química Forense, compreendendo as reações químicas empregadas nas análises de disparos de armas de fogo e na identificação de adulterações em veículos.

 

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Concepção dos Estudantes sobre Ligação Química

Carmen Fernandez e Maria Eunice Ribeiro Marcondes

O Aluno em Foco

concepções dos estudantes, ligação química, átomo, molécula

As dificuldades conceituais que alunos apresentam sobre o tema “ligações químicas” são atribuídas a problemas mais básicos, como a compreensão da natureza de átomos e moléculas. Este artigo apresenta uma revisão da literatura a respeito das concepções dos estudantes sobre esse tema, com o intuito de alertar os professores sobre quais são as idéias mais comuns que surgem quando do estudo desse tópico. Sabendo de antemão quais serão as dificuldades, fica mais fácil a proposição de metodologias específicas para tentar superá-las.

 

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A Pesquisa na Formação Inicial de Professores de Química

Agustina Rosa Echeverría, Alessandro Silva de Oliveira, Diana Barbosa Tavares, Jane Darley Alves dos Santos, Kleber Rezende Silva e Renata de Moraes e Silva

O Aluno em Foco

formação inicial, ensino contextualizado, drogas na escola

Neste artigo são apresentados e discutidos os resultados de um trabalho de investigação, realizado por alunos da licenciatura, que se iniciou nas aulas de Didática e Prática de Ensino de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG) e se desenvolveu no Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - NUPEC da UFG. Duas questões são centrais neste trabalho: a importância da pesquisa na formação inicial de professores de Química e a necessidade de que os conteúdos abordados na sala de aula sejam significativos para os alunos. O tema discutido foi “drogas” e a pesquisa desenvolvida junto a alunos do Ensino Médio de uma escola estadual.

 

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Experimento Simples e Rápido Ilustrando a Hidrólise de Sais

Orlando Fatibello-Filho, Lúcia Daniela Wolf, Mônica Helena M.T. Assumpção e Oldair D. Leite

Experimentação no Ensino de Química

hidrólise, sais ácidos, sais básicos, sais neutros, cálculo de pH

Neste artigo é proposto um experimento simples realizado com material de fácil aquisição para ilustrar as reações de hidrólise de cátions e ânions. São empregadas algumas soluções salinas, sendo a mudança de pH dessas soluções visualizada com um indicador universal de pH extraído do repolho roxo. O experimento permite assimilar os conceitos e/ou conteúdos envolvidos nas reações de hidrólise de sais ácidos, básicos e/ou neutros, bem como calcular o pH final dessas soluções salinas e relacioná-lo à mudança de cor do(s) indicador(es) de pH.

 

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Termômetro de Iodo: Discutindo Reações Químicas e Equilíbrio de Sublimação Usando Material de Baixo Custo e Fácil Aquisição

Iterlandes Machado Júnior, Rafael Boussada Assis e Per Christian Braathen

Experimentação no Ensino de Química

equilíbrio químico, termômetro de iodo, material alternativo

Compreender o equilíbrio químico e sua relação com a temperatura é fundamental no ensino de Química. São poucos os modelos fenomenológicos que possibilitam, a cada novo estado de equilíbrio, predizer a temperatura. Um exemplo interessante é o termômetro de iodo desenvolvido por Ramette (2003). Considerando que este experimento é inviável diante da escassez de recursos em grande parte das escolas brasileiras, neste artigo são apresentadas alternativas com materiais e reagentes de baixo custo e fácil aquisição.

 

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Colorimetria - Determinação de Fe3+ em Água

Denise Curi

Experimentação no Ensino de Química

tratamento de água, colorimetria visual, determinação de Fe3+, análise qualitativa,análise semi-quantitativa

Neste artigo apresenta-se um método simples de análise colorimétrica de íons Fe3+ em solução aquosa, utilizado como complemento nas aulas de tratamento de água. Nesta proposta o aluno trabalha como se fosse um químico analítico, tendo de efetuar todos os passos incluídos num processo de análise quali e semiquantitativa.

 

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Equilíbrio Químico de Sais Pouco Solúveis e o Caso Celobar

Jeosadaque J. Sene, Luis Nelson Prado Castilho, Luis Rogério Dinelli e Keila Bossolani Kiill

Experimentação no Ensino de Química

equilíbrio de sais pouco solúveis, contraste radiológico, Celobar®

Carbonato de bário é um exemplo de sólido cujo ânion formado pela ionização de um ácido fraco torna-o solúvel em meio de ácido clorídrico. A intoxicação de vários indivíduos com bário há alguns anos deveu-se ao emprego indevido desse sal em exames de contraste. Geralmente, é utilizado um contraste comercial para exames radiológicos que consiste em uma suspensão aquosa de sulfato de bário insolúvel no suco gástrico. Entretanto, a contaminação de um lote do produto com carbonato de bário ocasionou a morte de dezenas de pessoas. Neste artigo, a relação entre a solubilidade de ambos os sais e suas constantes de solubilidade é demonstrada e discutida. Um experimento utilizando tripas de celofane demonstra como íons Ba2+ em solução migram para a corrente sanguínea, causando a intoxicação.

 

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Vanádio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

 

elemento elemento.pdf

 

 


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on-line ISSN 2175-2699
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