Prêmio Nobel de química 2006
Bettina Malnic
Atualidades em Química
transcrição genética, RNA polimerase, mediador, eucariotos, prêmio Nobel
O prêmio Nobel de Química de 2006 foi outorgado ao pesquisador Roger Kornberg, que revelou em detalhes moleculares como DNA é copiado em RNA mensageiro, um processo denominado de transcrição gênica. Kornberg também identificou novos fatores protéicos que fazem parte do complexo de transcrição e que são importantes para a regulação da expressão gênica em diferentes tecidos.
aq1.pdf
O Vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino
Agnaldo Arroio e Marcelo Giordan
Educação em Química e Multimídia
audiovisual, linguagem, sala de aula, química da atmosfera
Alguns aspectos da cultura e da linguagem do audiovisual são discutidos tendo a sala de aula como contexto para refletir sobre seus desdobramentos para a educação. Uma categorização inicial de modalidades e funções do vídeo educativo é sugerida. Toma-se uma produção em vídeo sobre química da atmosfera para analisar sua narrativa e sugerir formas de transpô-la para a sala de aula.
eqm1.pdf
Proteínas: Hidrólise, Precipitação e um Tema para o Ensino de Química
Wilmo Ernesto Francisco Junior e Welington Francisco
Conceitos Científicos em Destaque
Bioquímica, proteínas, experimentação
A Bioquímica é uma área interdisciplinar que possui muitas interfaces com a Química. Entretanto, temas associados a ela dificilmente são abordados nas aulas de Química no ensino de nível médio. Um dos principais objetos de estudos da Bioquímica são as proteínas, as biomoléculas mais abundantes nos seres vivos. Com base nisto, neste artigo apresenta-se uma introdução aos conceitos básicos sobre proteínas, bem como um experimento simples para auxiliar a discussão de diversos conceitos químicos, além de sugestões de temas para debates em sala de aula.
ccd1.pdf
Química Forense: A Utilização da Química na Pesquisa de Vestígios de Crimes
Marcelo Firmino de Oliveira
Conceitos Científicos em Destaque
Química Forense, Química Legal, exames periciais
Neste artigo, uma breve introdução à área de Química Forense é realizada, bem como busca-se mostrar a importância da Química na elucidação de crimes. Neste contexto, são descritos como exemplos dois procedimentos experimentais realizados nos laboratórios de Química Forense, compreendendo as reações químicas empregadas nas análises de disparos de armas de fogo e na identificação de adulterações em veículos.
ccd2.pdf
Concepção dos Estudantes sobre Ligação Química
Carmen Fernandez e Maria Eunice Ribeiro Marcondes
O Aluno em Foco
concepções dos estudantes, ligação química, átomo, molécula
As dificuldades conceituais que alunos apresentam sobre o tema “ligações químicas” são atribuídas a problemas mais básicos, como a compreensão da natureza de átomos e moléculas. Este artigo apresenta uma revisão da literatura a respeito das concepções dos estudantes sobre esse tema, com o intuito de alertar os professores sobre quais são as idéias mais comuns que surgem quando do estudo desse tópico. Sabendo de antemão quais serão as dificuldades, fica mais fácil a proposição de metodologias específicas para tentar superá-las.
af1.pdf
A Pesquisa na Formação Inicial de Professores de Química
Agustina Rosa Echeverría, Alessandro Silva de Oliveira, Diana Barbosa Tavares, Jane Darley Alves dos Santos, Kleber Rezende Silva e Renata de Moraes e Silva
O Aluno em Foco
formação inicial, ensino contextualizado, drogas na escola
Neste artigo são apresentados e discutidos os resultados de um trabalho de investigação, realizado por alunos da licenciatura, que se iniciou nas aulas de Didática e Prática de Ensino de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG) e se desenvolveu no Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - NUPEC da UFG. Duas questões são centrais neste trabalho: a importância da pesquisa na formação inicial de professores de Química e a necessidade de que os conteúdos abordados na sala de aula sejam significativos para os alunos. O tema discutido foi “drogas” e a pesquisa desenvolvida junto a alunos do Ensino Médio de uma escola estadual.
af2.pdf
Experimento Simples e Rápido Ilustrando a Hidrólise de Sais
Orlando Fatibello-Filho, Lúcia Daniela Wolf, Mônica Helena M.T. Assumpção e Oldair D. Leite
Experimentação no Ensino de Química
hidrólise, sais ácidos, sais básicos, sais neutros, cálculo de pH
Neste artigo é proposto um experimento simples realizado com material de fácil aquisição para ilustrar as reações de hidrólise de cátions e ânions. São empregadas algumas soluções salinas, sendo a mudança de pH dessas soluções visualizada com um indicador universal de pH extraído do repolho roxo. O experimento permite assimilar os conceitos e/ou conteúdos envolvidos nas reações de hidrólise de sais ácidos, básicos e/ou neutros, bem como calcular o pH final dessas soluções salinas e relacioná-lo à mudança de cor do(s) indicador(es) de pH.
eeq1.pdf
Termômetro de Iodo: Discutindo Reações Químicas e Equilíbrio de Sublimação Usando Material de Baixo Custo e Fácil Aquisição
Iterlandes Machado Júnior, Rafael Boussada Assis e Per Christian Braathen
Experimentação no Ensino de Química
equilíbrio químico, termômetro de iodo, material alternativo
Compreender o equilíbrio químico e sua relação com a temperatura é fundamental no ensino de Química. São poucos os modelos fenomenológicos que possibilitam, a cada novo estado de equilíbrio, predizer a temperatura. Um exemplo interessante é o termômetro de iodo desenvolvido por Ramette (2003). Considerando que este experimento é inviável diante da escassez de recursos em grande parte das escolas brasileiras, neste artigo são apresentadas alternativas com materiais e reagentes de baixo custo e fácil aquisição.
eeq2.pdf
Colorimetria - Determinação de Fe3+ em Água
Denise Curi
Experimentação no Ensino de Química
tratamento de água, colorimetria visual, determinação de Fe3+, análise qualitativa,análise semi-quantitativa
Neste artigo apresenta-se um método simples de análise colorimétrica de íons Fe3+ em solução aquosa, utilizado como complemento nas aulas de tratamento de água. Nesta proposta o aluno trabalha como se fosse um químico analítico, tendo de efetuar todos os passos incluídos num processo de análise quali e semiquantitativa.
eeq3.pdf
Equilíbrio Químico de Sais Pouco Solúveis e o Caso Celobar
Jeosadaque J. Sene, Luis Nelson Prado Castilho, Luis Rogério Dinelli e Keila Bossolani Kiill
Experimentação no Ensino de Química
equilíbrio de sais pouco solúveis, contraste radiológico, Celobar®
Carbonato de bário é um exemplo de sólido cujo ânion formado pela ionização de um ácido fraco torna-o solúvel em meio de ácido clorídrico. A intoxicação de vários indivíduos com bário há alguns anos deveu-se ao emprego indevido desse sal em exames de contraste. Geralmente, é utilizado um contraste comercial para exames radiológicos que consiste em uma suspensão aquosa de sulfato de bário insolúvel no suco gástrico. Entretanto, a contaminação de um lote do produto com carbonato de bário ocasionou a morte de dezenas de pessoas. Neste artigo, a relação entre a solubilidade de ambos os sais e suas constantes de solubilidade é demonstrada e discutida. Um experimento utilizando tripas de celofane demonstra como íons Ba2+ em solução migram para a corrente sanguínea, causando a intoxicação.
eeq4.pdf
Vanádio
Eduardo Motta Alves Peixoto
Elemento Químico
elemento.pdf