Antimatéria
Romeu C. Rocha-Filho
Atualidades em Química
Este artigo traz notícias recentes sobre os elementos transférmicos e antimatéria.
elementos químicos, elementos 101 a 109, antimatéria, anti-h
PDF: 03 - Atualidades em Química
As Ferramentas do Químico
Aécio Pereira Chagas
Conceitos científicos em destaque
Neste artigo são discutidos diferentes conceitos químicos inter-relacionados: matéria, material, corpo, substância que estão associados à idéia de 'ferramentas', símbolo do profundo diálogo teoria-prática no trabalho químico.
ferramenta, relação teoria-prática, matéria, substância, teoria molecular
PDF: 05 Conceitos Científicos em Destaque
Carbono
Eduardo Motta Alves Peixoto
Elemento Químico
elemento.pdf
Algumas experiências simples envolvendo o princípio de Le Chatelier
Luiz Henrique Ferreira, Dácio H. Hartwig e Romeu C. Rocha-Filho (Grupo "Química Legal")
Experimentação no Ensino de Química
equilíbrio químico, princípio de Le Chatelier, efeito do íon
Este artigo relata quatro experiências relacionadas ao princípio de Le Chatelier.
exper1.pdf
Bafômetro: um modelo demonstrativo
Geraldo A. Luzes Ferreira, Gerson de Souza Mól e Roberto Ribeiro da Silva
Experimentação no Ensino de Química
álcool, bebidas alcoólicas, trânsito, bafômetro
Este artigo descreve a construção de um modelo simples de bafômetro, que pode ser utilizado para determinar qualitativamente os teores relativos de álcool em algumas bebidas alcoólicas.
exper2.pdf
Nomes que fizeram a química (e quase nunca lembrados)
Attico Chassot
História da Química
Maomé, mulheres e a ciência, vultos da humanidade, vultos da
Com este texto, a seção "História da Química" amplia sua abrangência, passando a acolher artigos que apresentam discussões e experiências sobre as diferentes leituras possíveis para o uso da história da ciência em sala de aula. Especificamente, mostra-se com que frequência (não) falamos de nomes que pouco ou nada dizem para os estudantes.
historia.pdf
Idéias em Movimento
Nelson Orlando Beltran
O Aluno em foco
simultaneidade e sincronia, modelos animados, concepções alt
Neste artigo, o autor nos traz uma reflexão sobre concepções alternativas de seus alunos, quando deles foi solicitada a elaboração de modelos para representar e compreender os movimentos das partículas atômicas.
aluno.pdf
Aprendizagem de química: reprodução de pedaços isolados do conhecimento ?
Rosária da Silva Justi e Rejane Mitraud Ruas
Pesquisa no Ensino de Química
cinética química, concepções alternativas, aprendizagem de q
Este artigo relata uma pesquisa realizada visando investigar a influência da visão de matéria sustentada pelos alunos em sua aprendizagem de cinética química. O professor atuou como pesquisador e os dados foram coletados em uma situação normal de sala de aula. A análise dos dados foi conduzida tanto a partir de critérios previamente estabelecidos na literatura quanto a partir da elaboração de um novo sistema de categorias. Os resultados fundamentaram questionamentos acerca da ocorrência de aprendizagem nas aulas de química e do papel desse ensino na formação dos alunos.
pesquisa.pdf
Hálito Culpado: o princípio químico do bafômetro
Per Christian Braathen
Química e Sociedade
álcool, etanol, bafômetros, intoxicação
Este artigo trata de uma aplicação de grande relevância e importância social: proteção da sociedade pela prevenção de acidentes de trânsito mediante detecção e controle de motoristas intoxicados pelo álcool. A presença de álcool no sangue é determinada pela medição do álcool no ar exalado pela pessoa, o que é feito pela observação visual ou instrumental de simples reações químicas de oxirredução.
quimsoc.pdf
Estudando os plásticos: tratamento de problemas autênticos no ensino de química
Maria Emília Caixeta de Castro Lima e Nilma Soares da Silva
Relatos de sala de aula
problemas autênticos, contextualização das aprendizagens, co
Com o artigo publicado nessa seção no n. 4 de Química Nova na Escola, foi possível conhecer e refletir sobre uma modalidade de formação continuada de professores de química dirigida à superação de práticas tradicionais vigentes na escola. O presente artigo relata uma experiência desenvolvida por professores que participam desse processo, enfocando o tratamento de problemas considerados autênticos no ensino-aprendizagem em química, no nível médio.
relatos.pdf
Editorial QNEsc #5
Corpo Editorial
Editorial
editor.pdf
Animação
Encarte
encarte.pdf
Voltar à Coleção Completa