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QNEsc Vol. 01

Química Nova na Escola
Vol. 01
Maio de 1995

Editorial

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Os Editores

 

Ataque à Pele

Michelle L. Costa e Roberto Ribeiro da Silva

Química e Sociedade

filtros solares, bronzeamento, radiação ultravioleta

Este texto inicia a série falando sobre os efeitos da luz solar sobre a pele humana. Paralelamente ao efeito mais visível, o bronzeamento, a exposição excessiva ao sol pode causar eritemas e até mesmo alguns tipos de câncer, efeitos que podem ser minimizados pelo uso de loções que contenham substâncias que atuem como filtros solares.

quimsoc.pdf 01 - Química e Sociedade.pdf

 


O mito da substância

Renato José de Oliveira

Conceitos científicos em destaque

Substância, Bachelard, epistemologia

Neste artigo em especial, o autor trata da noção de substância. Baseado na epistemologia de Gaston Bachelard, questiona diretamente o substancialismo dos químicos de maneira geral, que tende a compreender as propriedades químicas como atributos inalienáveis da substância.

conceito.pdf02 - Conceitos Científicos em Destaque.pdf


Mol - uma nova terminologia

Roberto Ribeiro da Silva e Romeu C. Rocha-Filho

Atualidades em Química

mol, quantidade de matéria, nomenclatura de grandezas físicas

Este texto trata das novas abordagens para alguns conceitos da química muito usados em livros-texto, em função da redefinição do significado da palavra mol.

atual.pdf03 - Atualidades em Química.pdf

 

Repensando a Química: a formação de equipes de professores / pesquisadores como forma eficaz de mudança da sala de aula em química

Otavio Aloisio Maldaner e Maria do Carmo Tocci Piedade

Relatos de sala de aula

ensino/aprendizagem em química, ensino médio, interação, med

Este primeiro artigo trata de uma experiência vivenciada em uma escola pública de nível médio, enfocando o tema "Combustão como transformação química", centrada no desenvolvimento do pensamento químico e na perspectiva da formação para a vida na sociedade. O artigo sugere uma metodologia e uma estrutura em sala de aula que, mais que proporcionar um contato superficial com a química, procura romper com os esquemas tradicionais de ensino, por meio do desenvolvimento e interação ativa dos alunos nos processos de construção do conhecimento químico.

relatos.pdf04 - Relatos em Sala de Aula.pdf


Alquimiando a Química

Attico I. Chassot

História da Química

história da ciência, história da química, alquimia, sincreti

Este primeiro artigo procura levantar algumas questões sobre o conhecimento químico, que nós é tão próximo, traçando para a alquimia considerações não-usuais. Embora seja considerada uma parte remota do passado da química, a alquimia continua despertando - à parte condições históricas - a um tempo curiosidade e desprezo. Uma leitura para essa antiga ciência apresenta-se cética; outra, baseia-se em uma visão histórica, e uma terceira envereda pelo realismo fantástico.

historia.pdf 05 - História da Química.pdf


Concepções atomistas dos estudantes

Eduardo Fleury Mortimer

O Aluno em foco

concepções alternativas, átomos, matéria

Este artigo discute as concepções alternativas dos estudantes sobre a matéria, o que inclui a atribuição de propriedades macroscópicas aos átomos e a dificuldade em aceitar a existência de espaços vazios entre as partículas de matéria.

aluno.pdf 06 - O Aluno em Foco.pdf


Importância, Sentido e Contribuições de Pesquisas para o Ensino de Química

Roseli Pacheco Schnetzler e Rosália Maria Ribeiro Aragão

Pesquisa no Ensino de Química

pesquisa, ensino de química

Este artigo procura justificar a importância da seção, apresentando algumas das principais tendências de pesquisas em educação química.

pesquisa.pdf 07 - Pesquisa no Ensino da Química 1.pdf


Extrato de Repolho Roxo como Indicador Universal de pH

GEPEQ - Grupo de Pesquisa em Educação Química. Laboratório Aberto, Instituto de Química - USP

Experimentação no Ensino de Química

ácidos e bases, indicadores, escala de pH, experimentação no ensino de química

Neste experimento é construída uma escala de padrões de pH utilizando extrato de repolho roxo como indicador, sendo feito com este a classificação de diferentes soluções aquosas de acordo com sua acidez ou basicidade.

exper1.pdf 08 - Experimentação no Ensino de Química 1.pdf


Demonstração do Efeito Tampão de Comprimidos Efervescentes com Extrato de Repolho Roxo

Viviani Alves de Lima, Miriam Battaggia, Andréia Guaracho e Adriano Infante

Experimentação no Ensino de Química

ácidos e bases, indicadores, escala de pH, indicadores, extratos vegetais.

Neste experimento são utilizados extrato de repolho roxo e comprimido efervescente para se chegar ao conceito de solução tampão.

exper2.pdf 09 - Experimentação no Ensino de Química 2


Hidrogênio e Hélio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

elemento.pdf 10 - Elemento Químico.pdf


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