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QNEsc Vol. 36 No2

Química Nova na Escola
Vol. 36 No2
Maio de 2014

Editorial

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Os Editores

 

Expediente/Sumário

20-Normas.pdf PDF: Expediente/Sumário

 O Ensino de Ciências por Marie Curie: Análise da Metodologia Empregada em sua Primeira Aula na Cooperativa de Ensino

DOI:http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140010

Ivoni Freitas-Reis
Ingrid Nunes Derossi

Química e Sociedade

O presente trabalho tem como objetivo principal a análise de episódios selecionados da primeira aula ministrada por Marie Curie, sobre o conceito de vácuo, no projeto educacional de uma Cooperativa de Ensino, criado pela pesquisadora e alguns colegas da Universidade Sorbonne para ensinar a seus filhos. A partir das anotações do fichário da aluna Isabelle Chavannes, fomos buscar subsídios no livro The improvement of the mind do reverendo Isaac Watts, publicado pela primeira vez em 1741, para analisar a metodologia utilizada pela cientista/educadora. Abordamos brevemente a vida da pesquisadora, ambicionando tecer um enredo que nos permita colocar em primeiro plano seu perfil de educadora.

Marie Curie, Metodologia de ensino, Isaac Watts

02-EQM-29-12.pdf PDF: Química e Sociedade

 

Experimentação e Literatura: Contribuições para a Formação de Professores de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140011

Fábio Peres Gonçalves

Espaço Aberto

Examina-se o livro A Tabela Periódica, do escritor italiano Primo Levi, com a finalidade de sinalizar o seu potencial na abordagem da experimentação, na qualidade de um conteúdo, em componentes curriculares da área de ensino de química na formação inicial de professores. Argumenta-se que a exploração simultânea dessa obra nas componentes curriculares de química e naquelas da área de ensino de química pode contribuir para a almejável interdisciplinaridade na licenciatura em química e, ao mesmo tempo, apontar aos futuros docentes maneiras de colaborar para um processo interdisciplinar na educação básica e para a promoção da leitura de modo a vislumbrar uma formação cultural mais ampla aos estudantes de diferentes níveis de ensino.

experimentação, literatura, formação de professores

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço Aberto

 

Reflexões do PIBID-Química da UFRN: Para Além da Iniciação à Docência

DOI:http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140012

Márcia Gorette Lima da Silva
André Ferrer Pinto Martins

Espaço Aberto

Como política pública de valorização das licenciaturas, o PIBID articula o diálogo entre a agência formadora e as escolas da educação básica, proporcionando uma aproximação significativa entre o graduando, o professor e os alunos da rede pública de ensino. Entre as características dos projetos submetidos, encontram-se o desenvolvimento de metodologias de caráter inovador e a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Para além da iniciação à docência, nosso estudo procura levantar elementos de reflexão acerca do impacto do PIBID na formação acadêmica dos bolsistas.

formação acadêmica, rendimento acadêmico, licenciatura em química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço Aberto

 

Água da Fonte Natural: Sequência de Atividades Envolvendo os Conceitos de Substância e Mistura

DOI:http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140013

Maria Fernanda Campos Mendonça
Polyana Tomé de Paiva
Thatiany Rodrigues Mendes
Mario Roberto Barro
Márcia Regina Cordeiro
Keila Bossolani Kiill

Relatos de Sala de Aula

Neste artigo, apresentamos o relato de uma ação desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - MG) em parceria com uma escola pública. Nessa ação, desenvolveu-se uma sequência de atividades envolvendo os conceitos de substância e mistura de substâncias a partir da abordagem de termos relacionados ao cotidiano dos alunos, contextualizados pela existência de uma fonte de água natural próxima à escola com suspeita de ser imprópria para o consumo humano. A discussão dos resultados das atividades teve como base o modelo de perfil conceitual proposto por Mortimer (1996), o qual permite entender a evolução das ideias dos estudantes em sala de aula não como uma substituição de ideias alternativas por científicas, mas como a evolução de um perfil de concepções.

perfil conceitual, substância, mistura de substâncias

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Química e Educação Ambiental: Uma Experiência no Ensino Superior

DOI:http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140015

Karine dos Santos
José Machado Moita Neto
Patricia Alves de Abreu e Sousa

Relatos de Sala de Aula

As questões ambientais têm atualmente ganhado destaque nos mais diversos ramos da sociedade, devido à urgência e importância dessa temática e, nessa perspectiva, a educação desempenha um papel determinante no sentido de disseminar informações que forneçam alternativas para mitigar os efeitos preocupantes da exploração insustentável dos recursos naturais. Assim, neste trabalho, relatamos uma experiência da disciplina Química e Educação Ambiental (QEA), ministrada para os cursos de licenciatura e bacharelado em química da Universidade Federal do Piauí, sendo possível perceber a viabilidade de discutir a temática ambiental, para futuros químicos, num contexto interdisciplinar e alcançando o objetivo de, ao final do curso de QEA, os alunos entenderem a necessidade do olhar ambiental em sua atividade profissional.

ensino de química, meio ambiente, interdisciplinaridade

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

A Proposta Metodológica de Ilha Interdisciplinar de Racionalidade em um Curso de Licenciatura em Química: Discutindo Informações de Corrente de E-mail

DOI:http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140015

Tathiane Milaré

Relatos de Sala de Aula

Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta metodológica de Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de Gérard Fourez e discutir suas contribuições para o ensino de química. Relata-se o desenvolvimento de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade em uma turma de licenciandos em química. A situação-problema foi baseada em informações contidas em mensagem de corrente de e-mail sobre o uso de plásticos no preparo e armazenamento de alimentos. Como resultados, destacam-se a participação e o envolvimento dos licenciandos, a pesquisa em diferentes fontes, a discussão em sala de aula, a interdisciplinaridade e a aprendizagem da metodologia por meio da própria prática.

alfabetização científica e tecnológica, Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, ensino de química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Contribuições ao Currículo da Licenciatura a Partir de Histórias de Sala de Aula: O PIBID de Química da FURG

DOI:http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140016

Fernanda Medeiros de Albuquerque
Maria do Carmo Galiazzi

Ensino de Química em Foco

Este trabalho foi desenvolvido com 11 licenciandos do curso de Química da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos anos 2009 e 2010. As informações analisadas foram histórias mensais escritas por estes durante os dois anos do Programa. A análise das histórias, realizada mediante Análise Textual Discursiva, possibilitou a compreensão da contribuição das histórias na formação acadêmico-profissional destes em Rodas de Formação. O argumento defendido é que as histórias produzidas contribuem para a formação acadêmico-profissional desses licenciandos, contendo conteúdos que podem sinalizar para a produção de currículo nos cursos de licenciatura.

escrita de histórias, roda de formação, PIBID

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

A Aula Experimental Registrada em Portfólios Coletivos: A Formação Potencializada pela Integração entre Licenciandos e Professores da Escola Básica

DOI:http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140017

Márcia Von Frühauf Firme
Maria do Carmo Galiazzi

Ensino de Química em Foco

Este artigo relata uma das categorias resultantes da pesquisa de mestrado, a qual investiga quatro portfólios de escrita coletiva, feitos por professores de química, em formação inicial e continuada, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no ano de 2009. No portfólio, os professores escrevem e dialogam a respeito de vivências na escola. Uma das categorias obtidas na pesquisa se refere à experimentação, surgida com a análise textual discursiva dos portfólios (Moraes e Galiazzi, 2007) e dos significados atribuídos a ela pelos professores, cuja vivência remete ao período de formação na universidade e na escola básica como professor. A partir dos resultados obtidos, argumenta-se favoravelmente pela intensificação de políticas públicas que potencializem a articulação entre a formação inicial e a continuada de professores por meio do planejamento coletivo de atividades experimentais de química.

portfólio coletivo, política pública, experimentação

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

Estudos sobre a Utilização da Comunicação Não Verbal na Aula de Química

DOI:http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140018

Ana Lidia Vieira de Souza
Maelí Lima Campos
Anna M. Canavarro Benite

Ensino de Química em Foco

A sala de aula não é apenas um conjunto de mesas, cadeiras, lousa e giz. Nela, as relações e as ações entre professores e alunos se efetivam. As salas de aula são espaços de comunicação onde as palavras e as não palavras (silêncios, ausências, sons articulados ou não etc.) orientam as relações entre os indivíduos e permitem uma constelação de mensagens que são captadas de forma consciente ou inconsciente. Esta é uma investigação qualitativa que analisa o papel atribuído por professores de química à linguagem corporal no processo de comunicação do conhecimento científico em sala de aula. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. Nossos resultados apontam que a utilização da comunicação não verbal, especificamente da linguagem corporal (olhar, gestos e postura) na aula de química, é ferramenta da ação mediada e que o professor está completamente envolvido na ação comunicativa, tendo o poder de influenciar o objeto e o produto de sua interpretação.

comunicação não verbal, aula de química, ensino-aprendizagem

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

Normas

20-Normas.pdf PDF: Normas para Submisão

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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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