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QNEsc Vol. 36 No3

Química Nova na Escola
Vol. 36 No3
Agosto de 2014

Editorial

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Os Editores

 

Expediente/Sumário

20-Normas.pdf PDF: Expediente/Sumário

A Química dos Chás

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140019

Mara Elisa Fortes Braibante
Denise da Silva
Hugo T. Schmitz Braibante
Maurícius Selvero Pazinato

Química e Sociedade

O hábito de beber chá está presente na sociedade há milhares de anos. A química envolvida nesse processo é importante de ser utilizada como estratégia didática para promover uma aprendizagem contextualizada da química orgânica. Neste trabalho, apresentamos a história, a origem, a química envolvida e a interface dos chás com a sociedade. Ainda propomos diferentes possibilidades de aplicação dessa temática no ensino médio.

chás, química orgânica, ensino de química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Química e Sociedade

 

Condicionantes sobre o Trabalho Docente: A Utilização de Atividades Experimentais em Uma Rede Escolar Pública Municipal

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140020

Amadeu Moura Bego
Gabriela Salvador
Amanda M. Germano
Natália E. Gomes
Eloíza H. B. Centurion
Jamila Ibrahim

Espaço Aberto

O trabalho escolar pode ser concebido como o resultado de complexas relações entre as prescrições legais, os diversos atores e as condições materiais da realidade objetiva de determinada escola, apresentando diferentes dimensões que condicionam seu desenvolvimento, envolvendo aspectos de natureza organizacionalestrutural e de natureza político-ideológica. O presente trabalho é resultado do curso de extensão realizado com professoras de ciências naturais de uma rede escolar pública municipal. Utilizando a abordagem de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, objetivamos identificar os principais condicionantes que atuam sobre o trabalho docente e que são responsáveis pela baixa frequência de utilização de atividades experimentais. Os condicionantes identificados no estudo realizado se enquadraram em quatro fatores: relacionados à organização da escola e das aulas; ligados às condições estruturais e materiais; relacionados ao professor;e relacionados ao comportamento do aluno.

trabalho docente, condicionantes, atividades experimentais

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço Aberto

 

Dez Anos da Lei da Libras: Um Conspecto dos Estudos Publicados nos Últimos 10 Anos nos Anais das Reuniões da Sociedade Brasileira de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140021

Wendel Menezes Ferreira
Sandra Patrícia de Faria do Nascimento
Ângelo Francklin Pitanga

Espaço Aberto

O reconhecimento da Língua de Sinais Brasileira (Libras), como meio de comunicação das pessoas surdas, por meio da Lei nº 10.436/2002, tornou o ensino de Libras obrigatório nos cursos de formação de professores. Neste artigo, pretendeu-se verificar a produção científica que trata e discute questões relacionadas à Libras e ao ensino de química (ED), a partir da análise dos resumos apresentados na seção ED das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química (RASBQs) nos últimos dez anos. Constatou-se que apenas 11 dos 1968 resumos tratam de assuntos educacionais relacionados à surdez. A análise desses textos apontou algumas demandas que merecem direcionamentos para transpor uma educação pseudoinclusiva, entre as quais, a criação de sinais para termos químicos e o estreitamento da relação dos intérpretes com os professores de química.

Libras, surdo, química, ensino

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço Aberto

 

Produção de Audiovisual como Recurso Didático para o Ensino de Legislação em Curso de Graduação em Química

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140022

Lêda Glicério Mendonça
Francisco Romão Ferreira
Lúcia de La Rocque Rodriguez

Relatos de Sala de Aula

Este texto relata a produção de vídeos por parte dos alunos como prática pedagógica baseada em arte como motivadora e facilitadora do processo ensino-aprendizagem na disciplina Boas Práticas de Fabricação em uma Graduação Tecnológica de Química. Esta possui linguagem desconectada da maioria dos conteúdos da química, distante do estudante dessa área, por ser pautada exclusivamente em legislações e normas. O uso de vídeo, por se utilizar de linguagem universal, apresentou-se como estratégia motivadora e significativa, aproximando o aluno de um conteúdo tão árido para ele.

ciência e arte, ensino de química, produção de vídeos

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Imagens, Analogias, Modelos e Charge: Distintas Abordagens no Ensino de Química Envolvendo o Tema Polímeros

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140023

Gilmar Pereira de Souza
Aline Imaculada Pereira
Cristiane Martins da Silva
Daniela Aparecida Gandra
Gabriela de Paula Oliveira
Gabriela Rosa Ramos
Ivna Casela
Jardel Marques Fernandes
Marcelle Cristina Correia Sena
Marina Rodrigues Martins
Marlon de Oliveira do Nascimento
Renata Aparecida Fideles
Stela Nhandeyara do Carmo Ramos
Thayna Dadamos Araújo
Leandro Marcio Moreira

Relatos de Sala de Aula

No presente trabalho, a equipe do PIBID Química da Universidade Federal de Ouro Preto proporcionou, aos alunos da educação básica da região, a participação ativa no processo de construção do conceito de polímeros. Para a execução da proposta, foi solicitado aos alunos que selecionassem imagens por meio da internet. A partir daí, atividades desenvolvidas pelos alunos do PIBID baseadas em analogias, modelos e charge foram usadas com o intuito de proporcionar uma ampla discussão sobre simbologia e estrutura em química, ligação química e sobre questões importantes para todos os cidadãos como reciclagem e uso consciente de matéria-prima.

imagens, analogias, charge, polímeros, PIBID

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Atividades Didático-Pedagógicas para o Ensino de Química Desenvolvidas pelo Projeto PIBID-IFG

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140024

Fabiana Gomes
Fabiane Schneider Machado
Leonardo Lopes da Costa
Blyeny Hatalita Pereira Alves

Relatos de Sala de Aula

Dentre as ações que surgiram nos cursos de licenciatura, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID –, promovido pelo Ministério da Educação com a CAPES, tem como principal objetivo proporcionar ao graduando experiências didático-pedagógicas no âmbito da rede pública de ensino. Almeja-se com isso melhorar o desempenho dos alunos nas séries do ensino fundamental e médio, bem como estimular o futuro docente a desenvolver práticas inovadoras de ensino. Nessa perspectiva, o Instituto Federal de Goiás participa do programa por meio dos projetos de 35 alunos dos cursos de licenciatura em química, presentes nas cidades de Inhumas, Itumbiara e Uruaçu. Das atividades desenvolvidas no decorrer dos projetos, este artigo destaca três metodologias de ensino: experimentação, visitas técnicas e minicursos, dado os seus resultados relevantes para a aprendizagem.

PIBID, metodologias de ensino, aprendizagem

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Abordagem Ambiental em Livros Didáticos de Química: Princípios da Carta de Belgrado

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140025

Karla Ferreira Dias Cassiano
Agustina Rosa Echeverría

Ensino de Química em Foco

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que objetivou descrever e analisar a abordagem ambiental nos livros didáticos de química aprovados no PNLEM/2008. Trata-se de uma análise de conteúdo realizada por categorias fundamentadoras da educação ambiental (EA) baseadas na Carta de Belgrado que articula conhecimento científico, conscientização e participação. Os resultados apontaram que alguns temas são tratados de forma descontextualizada devido à fragmentação da dimensão ambiental que reduz a complexidade das relações humanidade-natureza. Apesar de nem todos os livros contemplarem integralmente os princípios da Carta e da supervalorização do conhecimento científico em detrimento de outros determinantes para a condição ecológica, a pesquisa concluiu que os livros didáticos de química podem contribuir para a realização da EA nas escolas, ressaltando a necessidade de estudos sobre a relação entre os componentes da tríade conteúdos científicos, formação docente e livro didático.

educação ambiental, livro didático e Carta de Belgrado

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

Discutindo a Química do Ensino Fundamental Através da Análise de um Caderno Escolar de Ciências do Nono Ano

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140026

Tathiane Milaré
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Daisy de Brito Rezende

O Aluno em Foco

Este trabalho tem como objetivo discutir alguns aspectos do estudo da química desenvolvido no ensino de ciências do 9º ano do ensino fundamental, buscando relações com algumas das principais dificuldades da aprendizagem em química apontadas na literatura. Para isso, analisamos um caderno escolar de ciências de uma aluna de 9º ano e consideramos o livro didático utilizado na época. A análise indicou que existe um excesso de conteúdos trabalhados de forma inadequada nessa série. De modo geral, o ensino de química praticado teve enfoque na memorização e na resolução mecânica de exercícios, que não contribuem para a formação do pensamento químico.

ensino de ciências, química, caderno escolar

02-EQM-29-12.pdf PDF: O Aluno em Foco

 

Um Método Simples para Avaliar o Teor de Sacarose e CO2 em Refrigerantes

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140027

Alexandre D. M. Cavagis
Elisabete Alves Pereira
Luciana Camargo de Oliveira

Experimentação no Ensino de Química

O presente artigo descreve uma metodologia simples para avaliar o teor de sacarose em refrigerantes, baseada na pesagem comparativa entre o refrigerante açucarado e sua versão zero caloria. A quantidade de CO2, por sua vez, é determinada a partir da diferença entre massas de bebida, antes e após a eliminação do gás. Alternativamente, o conteúdo de açúcar nos refrigerantes pode ser estimado por meio de tratamento de dados, ilustrando a utilização de ferramentas básicas de estatística, tais como média e desvio-padrão, além de trazer uma proposta de aula prática integrativa, que permitirá ao professor incentivar o envolvimento simultâneo de todos os alunos na busca do mesmo objetivo coletivo. Os experimentos propostos ajudam a demonstrar um uso prático da densidade a estudantes de ensino médio, bem como discutir conceitos relacionados aos gases (especialmente o CO2), podendo ser perfeitamente adaptados à química geral experimental, dependendo das disponibilidades de material e tempo.

refrigerantes, sacarose, gás carbônico

02-EQM-29-12.pdf PDF: Experimentação no Ensino de Química

 

Normas

20-Normas.pdf PDF: Normas para Submisão

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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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