Expediente/Sumário
PDF: Expediente/Sumário
A Química dos Chás
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140019
Mara Elisa Fortes Braibante
Denise da Silva
Hugo T. Schmitz Braibante
Maurícius Selvero Pazinato
Química e Sociedade
O hábito de beber chá está presente na sociedade há milhares de anos. A química envolvida nesse processo é importante de ser utilizada como estratégia didática para promover uma aprendizagem contextualizada da química orgânica. Neste trabalho, apresentamos a história, a origem, a química envolvida e a interface dos chás com a sociedade. Ainda propomos diferentes possibilidades de aplicação dessa temática no ensino médio.
chás, química orgânica, ensino de química
PDF: Química e Sociedade
Condicionantes sobre o Trabalho Docente: A Utilização de Atividades Experimentais em Uma Rede Escolar Pública Municipal
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140020
Amadeu Moura Bego
Gabriela Salvador
Amanda M. Germano
Natália E. Gomes
Eloíza H. B. Centurion
Jamila Ibrahim
Espaço Aberto
O trabalho escolar pode ser concebido como o resultado de complexas relações entre as prescrições legais, os diversos atores e as condições materiais da realidade objetiva de determinada escola, apresentando diferentes dimensões que condicionam seu desenvolvimento, envolvendo aspectos de natureza organizacionalestrutural e de natureza político-ideológica. O presente trabalho é resultado do curso de extensão realizado com professoras de ciências naturais de uma rede escolar pública municipal. Utilizando a abordagem de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, objetivamos identificar os principais condicionantes que atuam sobre o trabalho docente e que são responsáveis pela baixa frequência de utilização de atividades experimentais. Os condicionantes identificados no estudo realizado se enquadraram em quatro fatores: relacionados à organização da escola e das aulas; ligados às condições estruturais e materiais; relacionados ao professor;e relacionados ao comportamento do aluno.
trabalho docente, condicionantes, atividades experimentais
PDF: Espaço Aberto
Dez Anos da Lei da Libras: Um Conspecto dos Estudos Publicados nos Últimos 10 Anos nos Anais das Reuniões da Sociedade Brasileira de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140021
Wendel Menezes Ferreira
Sandra Patrícia de Faria do Nascimento
Ângelo Francklin Pitanga
Espaço Aberto
O reconhecimento da Língua de Sinais Brasileira (Libras), como meio de comunicação das pessoas surdas, por meio da Lei nº 10.436/2002, tornou o ensino de Libras obrigatório nos cursos de formação de professores. Neste artigo, pretendeu-se verificar a produção científica que trata e discute questões relacionadas à Libras e ao ensino de química (ED), a partir da análise dos resumos apresentados na seção ED das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química (RASBQs) nos últimos dez anos. Constatou-se que apenas 11 dos 1968 resumos tratam de assuntos educacionais relacionados à surdez. A análise desses textos apontou algumas demandas que merecem direcionamentos para transpor uma educação pseudoinclusiva, entre as quais, a criação de sinais para termos químicos e o estreitamento da relação dos intérpretes com os professores de química.
Libras, surdo, química, ensino
PDF: Espaço Aberto
Produção de Audiovisual como Recurso Didático para o Ensino de Legislação em Curso de Graduação em Química
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140022
Lêda Glicério Mendonça
Francisco Romão Ferreira
Lúcia de La Rocque Rodriguez
Relatos de Sala de Aula
Este texto relata a produção de vídeos por parte dos alunos como prática pedagógica baseada em arte como motivadora e facilitadora do processo ensino-aprendizagem na disciplina Boas Práticas de Fabricação em uma Graduação Tecnológica de Química. Esta possui linguagem desconectada da maioria dos conteúdos da química, distante do estudante dessa área, por ser pautada exclusivamente em legislações e normas. O uso de vídeo, por se utilizar de linguagem universal, apresentou-se como estratégia motivadora e significativa, aproximando o aluno de um conteúdo tão árido para ele.
ciência e arte, ensino de química, produção de vídeos
PDF: Relatos de Sala de Aula
Imagens, Analogias, Modelos e Charge: Distintas Abordagens no Ensino de Química Envolvendo o Tema Polímeros
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140023
Gilmar Pereira de Souza
Aline Imaculada Pereira
Cristiane Martins da Silva
Daniela Aparecida Gandra
Gabriela de Paula Oliveira
Gabriela Rosa Ramos
Ivna Casela
Jardel Marques Fernandes
Marcelle Cristina Correia Sena
Marina Rodrigues Martins
Marlon de Oliveira do Nascimento
Renata Aparecida Fideles
Stela Nhandeyara do Carmo Ramos
Thayna Dadamos Araújo
Leandro Marcio Moreira
Relatos de Sala de Aula
No presente trabalho, a equipe do PIBID Química da Universidade Federal de Ouro Preto proporcionou, aos alunos da educação básica da região, a participação ativa no processo de construção do conceito de polímeros. Para a execução da proposta, foi solicitado aos alunos que selecionassem imagens por meio da internet. A partir daí, atividades desenvolvidas pelos alunos do PIBID baseadas em analogias, modelos e charge foram usadas com o intuito de proporcionar uma ampla discussão sobre simbologia e estrutura em química, ligação química e sobre questões importantes para todos os cidadãos como reciclagem e uso consciente de matéria-prima.
imagens, analogias, charge, polímeros, PIBID
PDF: Relatos de Sala de Aula
Atividades Didático-Pedagógicas para o Ensino de Química Desenvolvidas pelo Projeto PIBID-IFG
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140024
Fabiana Gomes
Fabiane Schneider Machado
Leonardo Lopes da Costa
Blyeny Hatalita Pereira Alves
Relatos de Sala de Aula
Dentre as ações que surgiram nos cursos de licenciatura, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID –, promovido pelo Ministério da Educação com a CAPES, tem como principal objetivo proporcionar ao graduando experiências didático-pedagógicas no âmbito da rede pública de ensino. Almeja-se com isso melhorar o desempenho dos alunos nas séries do ensino fundamental e médio, bem como estimular o futuro docente a desenvolver práticas inovadoras de ensino. Nessa perspectiva, o Instituto Federal de Goiás participa do programa por meio dos projetos de 35 alunos dos cursos de licenciatura em química, presentes nas cidades de Inhumas, Itumbiara e Uruaçu. Das atividades desenvolvidas no decorrer dos projetos, este artigo destaca três metodologias de ensino: experimentação, visitas técnicas e minicursos, dado os seus resultados relevantes para a aprendizagem.
PIBID, metodologias de ensino, aprendizagem
PDF: Relatos de Sala de Aula
Abordagem Ambiental em Livros Didáticos de Química: Princípios da Carta de Belgrado
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140025
Karla Ferreira Dias Cassiano
Agustina Rosa Echeverría
Ensino de Química em Foco
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que objetivou descrever e analisar a abordagem ambiental nos livros didáticos de química aprovados no PNLEM/2008. Trata-se de uma análise de conteúdo realizada por categorias fundamentadoras da educação ambiental (EA) baseadas na Carta de Belgrado que articula conhecimento científico, conscientização e participação. Os resultados apontaram que alguns temas são tratados de forma descontextualizada devido à fragmentação da dimensão ambiental que reduz a complexidade das relações humanidade-natureza. Apesar de nem todos os livros contemplarem integralmente os princípios da Carta e da supervalorização do conhecimento científico em detrimento de outros determinantes para a condição ecológica, a pesquisa concluiu que os livros didáticos de química podem contribuir para a realização da EA nas escolas, ressaltando a necessidade de estudos sobre a relação entre os componentes da tríade conteúdos científicos, formação docente e livro didático.
educação ambiental, livro didático e Carta de Belgrado
PDF: Ensino de Química em Foco
Discutindo a Química do Ensino Fundamental Através da Análise de um Caderno Escolar de Ciências do Nono Ano
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140026
Tathiane Milaré
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Daisy de Brito Rezende
O Aluno em Foco
Este trabalho tem como objetivo discutir alguns aspectos do estudo da química desenvolvido no ensino de ciências do 9º ano do ensino fundamental, buscando relações com algumas das principais dificuldades da aprendizagem em química apontadas na literatura. Para isso, analisamos um caderno escolar de ciências de uma aluna de 9º ano e consideramos o livro didático utilizado na época. A análise indicou que existe um excesso de conteúdos trabalhados de forma inadequada nessa série. De modo geral, o ensino de química praticado teve enfoque na memorização e na resolução mecânica de exercícios, que não contribuem para a formação do pensamento químico.
ensino de ciências, química, caderno escolar
PDF: O Aluno em Foco
Um Método Simples para Avaliar o Teor de Sacarose e CO2 em Refrigerantes
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140027
Alexandre D. M. Cavagis
Elisabete Alves Pereira
Luciana Camargo de Oliveira
Experimentação no Ensino de Química
O presente artigo descreve uma metodologia simples para avaliar o teor de sacarose em refrigerantes, baseada na pesagem comparativa entre o refrigerante açucarado e sua versão zero caloria. A quantidade de CO2, por sua vez, é determinada a partir da diferença entre massas de bebida, antes e após a eliminação do gás. Alternativamente, o conteúdo de açúcar nos refrigerantes pode ser estimado por meio de tratamento de dados, ilustrando a utilização de ferramentas básicas de estatística, tais como média e desvio-padrão, além de trazer uma proposta de aula prática integrativa, que permitirá ao professor incentivar o envolvimento simultâneo de todos os alunos na busca do mesmo objetivo coletivo. Os experimentos propostos ajudam a demonstrar um uso prático da densidade a estudantes de ensino médio, bem como discutir conceitos relacionados aos gases (especialmente o CO2), podendo ser perfeitamente adaptados à química geral experimental, dependendo das disponibilidades de material e tempo.
refrigerantes, sacarose, gás carbônico
PDF: Experimentação no Ensino de Química
Normas
PDF: Normas para Submisão