Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

QNEsc Vol. 36 No1

Química Nova na Escola
Vol. 36 No1
Fevereiro de 2014

Editorial

editorial.pdf Editorial PDF   HTML

Os Editores

 

Expediente/Sumário

20-Normas.pdf PDF: Expediente/Sumário

 

Blogs na Formação Inicial de Professores de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140001

Mario Roberto Barro
Ariane Baffa
Salete Linhares Queiroz

Educação em Química e Multimídia

É crescente o número de trabalhos reportados na literatura que fornecem apoio à utilização de tecnologias da web na educação. O presente artigo trata da implementação de um blog na disciplina de Prática do Ensino de Química, do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, da Universidade de São Paulo. O blog contribuiu para o desenvolvimento do entendimento de conhecimentos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de química e funcionou como um espaço para a reflexão crítica dos alunos, de forma coletiva e individual, sobre os conteúdos da disciplina. Dessa forma, este estudo pode encorajar futuras investigações que tratem da aplicação de blogs em ambientes de ensino.

blogs, formação de professores, química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Educação em Química e Multimídia

 

História da Ciência nos Livros Didáticos de Química: Eletroquímica como Objeto de Investigação

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140002

Ângelo Francklin Pitanga
Heraldo Bispo dos Santos
Josevânia Teixeira Guedes
Wendel Menezes Ferreira
Lenalda Dias dos Santos

História da Química

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre quais concepções da história da ciência (HC) estão associadas ao tema eletroquímica em cinco livros didáticos de química utilizados no ensino médio. Para tanto, aplicou-se a metodologia de análise textual, a partir da categorização proposta por Carneiro e Gastal (2005), nos seguintes critérios: histórias anedóticas, linearidade, consensualidade e ausência do contexto histórico mais amplo. Os resultados apontam, de forma geral, uma abordagem precária da HC e o distanciamento das concepções desejadas e consideradas adequadas para a alfabetização científica que pretendem dirimir as concepções ingênuas sobre a natureza da ciência e o trabalho dos cientistas e superar os obstáculos à aprendizagem do conhecimento científico.

história da ciência, ensino de química, livro didático

02-EQM-29-12.pdf PDF: História da Química

 

PIBID/Licenciatura em Química da Universidade de Brasília: Inter-relacionando Ensino, Pesquisa e Extensão

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140002

Joice de Aguiar Baptista
Roberto Ribeiro da Silva
Ricardo Gauche
Eveline Camillo
Diego Albuquerque da Rocha
Wanda Lucia de Lima
Salma Abud Cury Pecly Guimarães
Marco Antônio Domingues de Oliveira
Luciana da Cruz Machado da Silva
Cláudio Luiz Nóbrega Pereira

Relatos de Sala de Aula

Este trabalho relata a experiência do PIBID na Universidade de Brasília, especificamente a do Subprojeto da Licenciatura em Química – PIBID/Química/UnB. Relata-se um histórico analítico-reflexivo dos dois períodos de atuação, sendo o primeiro de 2009 a 2011 e o segundo a partir de 2011, ainda em andamento. Foi possível observar que o PIBID/Química/UnB contribuiu significativamente para que professores-supervisores e licenciandos-bolsistas sistematizassem os projetos das escolas, refletissem sobre sua prática educativa e apresentassem resultados de suas atividades em eventos. A ação colaborativa dos diversos atores no processo permitiu e tem permitido atingir, consideravelmente, os objetivos do PIBID/Capes: valorização do magistério, apoiando professores-supervisores nas escolas; promoção da melhoria da qualidade da educação básica, utilizando novas metodologias de ensino; articulação integrada entre ensino superior e educação básica na formação docente inicial.

PIBID, formação de professores, licenciatura em química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Utilização do jogo de tabuleiro - ludo - no processo de avaliação da  aprendizagem de alunos surdos

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140004

Wendel Menezes Ferreira
Sandra Patrícia de Faria do Nascimento

Relatos de Sala de Aula

Um dos vários entraves encontrados no ensino de química para alunos surdos é a ausência de materiais didáticos que atendam às suas especificidades. Outro entrave que pode ser destacado é o processo de avaliação da aprendizagem escolar, uma prática bastante comum no ambiente escolar em qualquer nível de ensino. Por isso, a proposta deste trabalho foi utilizar um jogo didático (ludo) como instrumento de avaliação da aprendizagem em vez dos instrumentos tradicionais (prova escrita, pesquisas etc.) e verificar o desempenho e a satisfação dos alunos surdos em relação a essa forma de avaliar na disciplina química. Dentre os alunos, 95,8% declararam-se satisfeitos em ter sido avaliados por meio do ludo. Os alunos surdos obtiveram um rendimento médio muito bom. O ludo, portanto, mostrou-se uma importante ferramenta que pode ser usada tanto na avaliação quanto no processo de ensino e aprendizagem.

ludo, surdo, avaliação, libras

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Relato sobre Docência Compartilhada em Educação a Distância

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140005

Aldo Sena de Oliveira
Natália Bruzamarello Caon Branco
Marcos Aires de Brito
Tereza Cristina Rozone de Souza

Relatos de Sala de Aula

Neste relato, apresenta-se uma experiência em educação a distância de uma disciplina de química geral para o curso de licenciatura em física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O curso, em parceria com o sistema Universidade Aberta do Brasil, tem sete polos de ensino no estado de Santa Catarina. Essa disciplina possuiu 80 horas-aula, 70% a distância e 30% presencial, e foi utilizado o modelo de docência compartilhada para o trabalho dos professores e tutores. Os professores realizaram duas visitas para aulas presenciais nos polos de ensino e duas videoconferências, e os tutores a distância e presenciais tiveram atribuições específicas. Os alunos contaram com livro-texto e material on-line hospedado na plataforma Moodle. O plano de ensino previu uma disciplina dinâmica e interativa, mas se observou uma pequena participação dos alunos, decorrente de vários aspectos, os quais podem ter contribuído para o baixo índice de aproveitamento na disciplina.

educação a distância, docência compartilhada, recursos on-line

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Narrativas Centradas na Contribuição do PIBID para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140006

Luciana Passos Sá

Pesquisa no Ensino de Química

O PIBID é uma iniciativa da CAPES e tem como principal objetivo melhorar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura de universidades públicas brasileiras. Neste trabalho, é discutida a influência do PIBID na formação inicial e continuada de professores de química. Para tanto, a narrativa foi empregada como instrumento para promover a reflexão sobre as ações realizadas no âmbito do programa. Os principais resultados sinalizam para a efetiva contribuição do PIBID na qualificação dos futuros professores, como também na formação continuada do professor atuante na educação básica. A motivação pela carreira docente é outro aspecto fortemente evidenciado nas narrativas. Desse modo, a proposta do PIBID se mostra bastante promissora e representa mais um campo a ser explorado por pesquisadores da área de Educação em Ciências.

PIBID, ensino de química, narrativa

02-EQM-29-12.pdf PDF: Pesquisa no Ensino de Química

 

Situação de Estudo em Curso Técnico: Buscando Alternativas para a Iniciação à Docência na Interação Interinstitucional

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140007

Danilo Missias Teixeira
Jéssica Goes Ramos Pinto
Luciana Lima Rodrigues
Ivete Maria dos Santos
Eva Teresinha de Oliveira Boff
Maria Cristina Panserade-de-Araújo
Elisa Prestes Massena

Pesquisa no Ensino de Química

Este trabalho discute a experiência do PIBID/UESC que, a partir da parceria institucional com o Gipec/Unijuí, introduziu a Situação de Estudo (SE) como proposta a ser desenvolvida no curso técnico de nutrição do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP). É importante pensar a SE como estratégia de formação de professores por esta não se pautar no modelo linear e fragmentado de ensino dos conteúdos e por possibilitar pensar na tríade licenciando-professor formador-professor regente. Além, disso existe a preocupação de pensar a formação dos futuros professores no ensino técnico, tema pouco tratado nas licenciaturas. A elaboração da SE Nutrição consciente possibilitou a compreensão pelos alunos de conceitos como lipídios, glicídios e proteínas relacionados aos temas obesidade e desnutrição. Além disso, permitiu que houvesse, na formação dos bolsistas do PIBID, um amadurecimento no sentido de estes pensarem em novas possibilidades de organização curricular.

Situação de Estudo, ensino técnico, formação de professores

02-EQM-29-12.pdf PDF: Pesquisa no Ensino de Química

 

O Diário Virtual Coletivo: Um Recurso para Investigação dos Saberes Docentes Mobilizados na Formação de Professores de Química de Deficientes Visuais1

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140008

Anna M. Canavarro Benite
Maria Alciony R. da S. Batista
Lucas D. da Silva
Claudio R. Machado Benite

Pesquisa no Ensino de Química

O ensino de química para deficientes visuais (DV) é um desafio, haja vista que o sentido da visão parece ser pré-requisito para qualquer atividade que se realize em sala de aula de química. Todavia, defendemos que este se faz necessário a todos os indivíduos, pois colabora para a constituição do cidadão crítico. Nesta investigação qualitativa de cunho interpretativo, apresentamos a análise dos saberes docentes mobilizados pela tríade de professores de química de DV (professores formadores, em formação e do ensino regular) no processo de construção de um diário virtual coletivo. A análise das narrativas foi realizada pela técnica de análise do conteúdo. Nossos resultados indicam que elementos fundamentais na constituição dos saberes docentes foram a historicidade e a dialogicidade.

formação de professores, química, saberes docentes, diário virtual

 

Resenha: Formação inicial de professores de Química a instituição formadora (re)pensando sua função social

Adriana Vitorino Rossi

 

02-EQM-29-12.pdf PDF: Pesquisa no Ensino de Química

 

Explicando Fenômenos a Partir de Aulas com a Temática Água: A Evolução Conceitual dos Estudantes

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140009

Tâmara Samantha F. Coelho
Isabela Simone Silva Lélis
André Correa Ferreira
Tiago de Miranda Piuzana
Ana Luiza de Quadros

O Aluno em Foco

A partir da perspectiva sociohistórica, consideramos que, por meio da interação de múltiplas vozes e ideias que se manifestam no plano social, o sujeito internaliza novas ideias em um processo de construção de significados. No ambiente dialógico da sala de aula, o professor tem a tarefa de levar o estudante a se apropriar das ideias convencionais da ciência. Para identificar a evolução conceitual de estudantes, a partir de um conjunto de aulas temáticas, desenvolvemos este trabalho. Percebemos que a construção de significados é favorecida quando as explicações científicas têm relação com o contexto do estudante e a linguagem é usada como mediadora.

fenômenos químicos, ensino por temas, concepções

02-EQM-29-12.pdf PDF: O Aluno em Foco

 

Normas

20-Normas.pdf PDF: Normas para Submisão

Sociedade Brasileira de Química © 2024

Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.