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QNEsc Vol. 35 No4

Química Nova na Escola
Vol. 35 No4
Novembro de 2013

Editorial

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Os Editores

 

Expediente/Sumário

20-Normas.pdf PDF: Expediente/Sumário

 

Saberes Regionais Amazônicos: do Garimpo de Ouro no Rio Madeira (RO) às Possibilidades de Inter-relação em Aulas de Química/Ciências

Wilmo E. Francisco Junior
Miyuki Yamashita
Elizabeth A. L. de M. Martines

Espaço  Aberto

O objetivo central deste texto é apresentar alguns aspectos sobre o processo de garimpo de ouro no Rio Madeira, estado de Rondônia, Brasil. A partir de visitas a uma draga de garimpo, foi possível conhecer o modo de trabalho e as etapas envolvidas no processo de extração do ouro. Para tanto, foram realizadas filmagens, registros de campo e entrevistas semiestruturadas. A partir disso, foram tecidas discussões acerca de aspectos histórico-sociais do garimpo, do processo de extração e separação do ouro do rio, bem como propostas para o uso do tema em sala de aula. Todas essas informações comporão um material didático audiovisual, acompanhado de sugestões complementares ao professor. Espera-se, com isso, trazer à tona conhecimentos concernentes ao processo do garimpo, os quais podem ser ponto de partida para uma educação científica que valorize a cultura regional amazônica.

 saber popular, garimpo, região Amazônica

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço  Aberto

 

A Gota Salina de Evans: Um Experimento Investigativo, Construtivo e Interdisciplinar

Larissa Aparecida Corrêa Matos
Neide Hiroko Takata
Everson do Prado Banczek

Espaço  Aberto

O ensino de química tem sido marcado pela fragmentação do conhecimento, especialmente em disciplinas como eletroquímica. Os estudantes têm dificuldades em relacionar os conceitos científicos com as atividades cotidianas e com outras disciplinas, evidenciado pela prática pedagógica atual. O presente artigo é uma adaptação do experimento da gota salina de Evans, que comprova a natureza eletroquímica da corrosão. O experimento adaptado pode ser aplicado em diferentes abordagens como um experimento investigativo ou construtivo, auxiliando no processo de aprendizagem significativa, relacionando o experimento com outros conceitos e disciplinas, o que pode auxiliar no processo de ensino interdisciplinar.

ensino de química, experimento, corrosão

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço  Aberto

 

O Prêmio Nobel de Química 2013

Munir S. Skaf

Atualidades em  Química

O prêmio Nobel de Química de 2013 foi outorgado a três cientistas que desenvolveram métodos computacionais capazes de descrever com riqueza de detalhes os movimentos individuais dos átomos e das moléculas  em  um  sistema  contendo  milhares  e  até  milhões  dessas  partículas,  bem  como  cada  uma  das etapas de uma reação química. Esses programas em computador têm ajudado cientistas do mundo todo a compreender melhor as reações químicas em sistemas químicos e biológicos, a desenvolver novos fármacos para o tratamento de inúmeras enfermidades e a desenhar novos materiais de grande interesse tecnológico.

Prêmio Nobel, química computacional, modelagem molecular

02-EQM-29-12.pdf PDF: Atualidades em  Química

 

Relato de uma Experiência Pedagógica Interdisciplinar: Experimentação Usando como Contexto o Rio Capibaribe

João Rufino de Freitas Filho
Maria Angela Vasconcelos de Almeida
Maria do Socorro Lopes Pina
Afonso Feitosa Reis Filho
Minancy Gomes de Oliveira
Avany Martins Arruda
Valter de Assis Dantas
Marcus Venícius Juliano de Souza

Relatos de Sala de Aula

O presente artigo trata de um trabalho interdisciplinar realizado por professores de biologia, física e química, numa ótica de vivências experimentais, possibilitando a discussão e (re)construção de conceitos dessas três áreas e utilizando o rio Capibaribe como contexto de estudo. A investigação demonstrou que os experimentos foram importantes em todo o processo, porém o que realmente mereceu destaque foram os diálogos que emergiram antes e depois de cada um deles, bem como a aprendizagem de conceitos, procedimentos
e atitudes demonstrados pelos estudantes.

contexto, interdisciplinaridade, experimentos

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

O PIBID e a Licenciatura em Química num Contexto Institucional de Pesquisa Química Destacada: Cenário, Dificuldades e Perspectivas

Adriana Vitorino Rossi

Relatos de Sala de Aula

No cenário crítico com falta de professores de química, mesmo após a criação de novos cursos de licenciatura em química e com a persistência de obstáculos para ensinar e aprender química, a despeito de esforços de professores e pesquisadores, é urgente buscar ações efetivas e consistentes. Cursos de licenciatura em química podem incorporar regionalidades, inclusive no formato de modalidade, com identidade própria, em cursos de química com opção entre licenciatura, bacharelado e bacharelado tecnológico, como no Instituto
de Química da UNICAMP, sendo indispensável estimular a opção pela licenciatura com o PIBID, ainda mais em um contexto de intensa pesquisa química, boa empregabilidade para químicos e oferta de bolsas e estágios em indústrias. Apresentamos alguns aspectos da dinâmica do trabalho e resultados do subprojeto Licenciatura em Química do PIBID – UNICAMP, desenvolvido desde 2010 em cinco escolas estaduais de Campinas (SP), introduzidos no XVI Encontro Nacional de Ensino de Química.

licenciatura em química, formação de professores, ensino de química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

A Educação Inclusiva na Formação de Professores e no Ensino de Química: A Deficiência Visual em Debate

Fábio Peres Gonçalves
Anelise Maria Regiani
Samuel Rohling Auras
Thiele Schwerz Silveira
Juliana Cardoso Coelho
Ana Karina Timbola Hobmeir

Relatos de Sala de Aula

Problematiza-se a educação inclusiva no contexto da formação docente e do ensino de ciências da natureza/química a partir do exposto na literatura, em documentos oficiais, e de uma iniciativa na formação de professores e no ensino de química. Defende-se a necessidade de estudos relacionados à educação inclusiva na formação docente como o processo de ensino e aprendizagem de química para deficientes visuais, a fim de atender à demanda de estudantes com necessidades especiais na educação básica. A partir da discussão
de atividades desenvolvidas na interação entre instituição de educação superior e escola, apontam-se contribuições do estudo da educação inclusiva na formação docente e, por consequência, no ensino de química com aprendizagens que não se reduzem à dimensão conceitual.

educação inclusiva, formação de professores, ensino de química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Os Saberes Docentes na Formação de Professores de Química Participantes do PIBID

Joanez Aparecida Aires
Barbara Grace Tobaldini

Pesquisa no Ensino de Química

O objetivo neste artigo consiste em analisar os saberes docentes que foram incorporados pelas professoras a partir da sua participação no subprojeto Química/PIBID/UFPR. A base teórica está ancorada principalmente nos trabalhos de Gauthier e Tardif. Os dados foram constituídos por meio de diário de pesquisa, entrevistas e reuniões realizadas com três professoras da rede pública que participaram do subprojeto. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que as ações desenvolvidas no subprojeto Química têm possibilitado às professoras da educação básica participantes refletir sobre sua prática, incorporando saberes docentes que não foram desenvolvidos suficientemente durante a sua formação inicial.

PIBID, formação de professores, saberes docentes

02-EQM-29-12.pdf PDF: Pesquisa no Ensino de Química

 

Ações e Reflexões Durante o Estágio Supervisionado em Química: Algumas Notas Autobiográficas

Tainá Cunha de Aguiar
Wilmo Ernesto Francisco Junior

Pesquisa no Ensino de Química

Este texto consiste em uma reflexão de caráter autobiográfico sobre experiências vivenciadas no cotidiano escolar por uma estudante de licenciatura em química durante o estágio supervisionado. A escrita de diários de campo foi empregada como instrumento formativo do processo de aprendizagem sobre a docência. A partir de um processo narrativo, a escrita e a posterior análise do diário permitiu à estudante rememorar, ressignificar o passado, refletir e ressignificar o presente, o que contribuiu para uma profunda compreensão acerca da docência. O diário na condição de ferramenta para as notas autobiográficas constituiu-se um espaço de possibilidades para a formação docente cuja pausa para as reflexões foi importante.

diário de campo, escrita, formação de professores

02-EQM-29-12.pdf PDF: Pesquisa no Ensino de Química

 

Determinação do Teor Alcoólico de Vodcas: Uma Abordagem Multidisciplinar no Ensino da Física, Química e Matemática

Ednilson Luiz Silva Vaz
Marco Aurélio Alvarenga Monteiro
Isabel Cristina de Castro Monteiro
Heloisa Andréa Acciari
Eduardo Norberto Codaro

Experimentação no Ensino de Química

Neste trabalho, propõe-se uma atividade experimental para ser desenvolvida com alunos do ensino médio, abordando os conceitos de densidade e tensão superficial a partir de uma abordagem multidisciplinar entre a física, química e matemática. Nessa proposta, os alunos são desafiados a determinar o teor alcoólico de vodcas a partir das propriedades físicas intensivas dos líquidos. Foram obtidas duas curvas de calibração, uma de densidade e outra de tensão superficial, em função da concentração de etanol em água. Os teores alcoólicos obtidos a partir dessas propriedades foram muito próximos dos valores fornecidos pelos fabricantes, fato atribuído à semelhança dessas bebidas com as misturas binárias etanol-água.

densidade, tensão superficial, vodca

02-EQM-29-12.pdf PDF: Experimentação no Ensino de Química

 

IODO

Vanessa da Matta dos Santos
Júlio Carlos Afonso

Elemento Químico

11-EQ-15-11.pdf PDF: Elemento Químico

 

Normas

20-Normas.pdf PDF: Normas para Submisão

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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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