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QNEsc Vol. 37 No2

Química Nova na Escola
Vol. 37 No2
Maio de 2015

Editorial

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Os Editores

 

Expediente/Sumário

20-Normas.pdf PDF: Expediente/Sumário

Química e Armas Não Letais: Gás Lacrimogêneo em Foco

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150024

Nayane M. Amorim
Raquel A. Silva
Denis V. M. Paiva
Maria Goretti V. Silva

Química e Sociedade

Compostos que compõem o grupo dos lacrimogêneos vêm sendo bastante utilizados em operações militares para o controle de motins. O gás lacrimogêneo controla distúrbios desde a 1ª Guerra Mundial, causando intenso desconforto com quadro de lacrimação, tosse e dificuldades respiratórias. Quimicamente, o gás geralmente é constituído por três compostos distintos – CN (cloroacetofenona), CS (2-clorobenzilideno malononitrila) e CR (dibenz-1:4-oxazepina) – que provocam efeitos semelhantes. A química dos lacrimogêneos é um tema interdisciplinar que desperta o interesse dos alunos, principalmente devido ao momento histórico de hoje, fornece conhecimentos práticos e contextualiza o estudo de química.

arma não letal, gás lacrimogêneo, CN, CS, CR

02-EQM-29-12.pdf PDF: Química e Sociedade

 

O Impacto dos Produtos Domissanitários na Saúde da População do Complexo do Alemão – Rio de Janeiro

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150025

Rodrigo Otavio L. de Souza
José T. de Seixas Filho
Maria Geralda de Miranda
Francisco Moysés de Carvalho Neto

Química e Sociedade

A estreita relação entre a intoxicação doméstica e o aumento do consumo de produtos domissanitários observada no Brasil se deve ao fato de o cidadão comum perceber esses agentes químicos como produtos com periculosidade reduzida ou inexistente. Constata-se que o consumidor, de maneira geral, não tem o hábito de ler ou não compreende as informações técnicas contidas nos rótulos relativas principalmente à utilização e composição química dos produtos de limpeza domésticos. O presente trabalho buscou estabelecer o nível de conhecimento de moradores do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, sobre os cuidados de manipulação e armazenamento inerentes aos produtos domissanitários. A pesquisa apontou o potencial de danos dos produtos domissanitários para a população de baixa renda devido ao completo desconhecimento das normas de manipulação, armazenamento e descarte desses materiais, o que impacta diretamente na saúde do usuário e do próprio meio ambiente.

textos de divulgação científica, debates, educação em química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Química e Sociedade

 

A Química da Cerveja

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150030

Natasha Aguiar Rosa
Júlio Carlos Afonso

Química e Sociedade

Este trabalho aborda a produção da cerveja, descrevendo a função de cada um de seus componentes. Sua fabricação exige um rigoroso controle a fim de assegurar a qualidade de um produto destinado ao consumo humano. A qualidade de seus ingredientes e os diferentes modos de produção levam a uma grande variedade de cervejas disponíveis hoje. Além de ser um importante tema de instrução técnica e prática para os alunos de cursos da área de química, a cerveja também se presta para diversas experiências em sala de aula, envolvendo concentrações e reações em meio ácido.

cerveja, fermentação, experimentos de laboratório

02-EQM-29-12.pdf PDF: Química e Sociedade

 

Modelos para o Átomo: Atividades com a Utilização de Recursos Multimídia

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150026

Glenda Rodrigues da Silva
Andréa Horta Machado
Katia Pedroso Silveira

Educação em Química e Multimídia

Este artigo apresenta uma sequência didática como sugestão para a abordagem de modelos para o átomo no ensino médio. Foram utilizados recursos multimídia disponíveis gratuitamente na internet, a partir dos quais foram elaboradas atividades. A escolha do tema – modelos para o átomo – foi motivada pela abstração a ele associada e por envolver a discussão de modelos teóricos. Consideramos que os recursos multimídia podem atuar como ferramentas mediadoras do processo ensino-aprendizagem. A sequência didática aqui desenvolvida está publicada no Portal do Professor do MEC e disponibilizada a todos os professores que queiram utilizá-la.

modelos para o átomo, recursos multimídia, ensino de química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Educação em Química e Multimídia

 

Aprendizagem Baseada em Casos Investigativos e a Formação de Professores: O Potencial de Uma Aula Prática de Volumetria para Promover o Ensino Interdisciplinar

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150027

Max F. Pierini
Natasha C. Rocha
Moacelio V. Silva Filho
Helena C. Castro
Renato M. Lopes

Espaço Aberto

O Ministério da Educação vem empregando esforços para reestruturar os currículos do ensino médio no Brasil, incluindo o Programa Ensino Médio Inovador, que busca implantar ações interdisciplinares nas escolas. Este trabalho apresenta as concepções de professores da área de ciências da natureza do estado do Rio de Janeiro sobre o potencial de uma prática de volumetria, empregada para determinar a acidez de refrigerantes e inserida na aplicação da aprendizagem baseada em problemas para promover o ensino interdisciplinar. Nossos resultados apontam que as atividades desenvolvidas são capazes de integrar conhecimentos de todas as disciplinas que compõem o currículo do ensino médio.

aprendizagem baseada em casos investigativos, formação de professores, volumetria, interdisciplinaridade

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço Aberto

 

Densidade: Uma Proposta de Aula Investigativa

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150028

Paulo Vitor Teodoro de Souza
Marcos Douglas Silva
Nicéa Quintino Amauro
Rafael Cava Mori
Patricia Flavia da Silva Dias Moreira

Relatos de Sala de Aula

Este trabalho relata uma aula de caráter investigativo que buscou propiciar condições, a alunos da educação de jovens e adultos, para a compreensão de fenômenos que envolvem o conceito de densidade no âmbito do direito civil e da bioética. O trabalho utilizou-se da experimentação como uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades, visando à resolução de problemas complexos e à tomada de decisões, fundamentando-se na pedagogia de Paulo Freire.

densidade, experimentação, bioética

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Oficinas Pedagógicas: Uma Proposta para a Reflexão e a Formação de Professores

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150029

Wilmo Ernesto Francisco Junior
Ana Carolina Garcia de Oliveira

Relatos de Sala de Aula

Este trabalho descreve o desenvolvimento de oficinas pedagógicas cuja temática foi o uso de recursos didáticos (experimentação, jogos, vídeo e analogias) no ensino de química. As oficinas foram planejadas por licenciandos em química e aplicadas a outros estudantes em formação inicial. O principal propósito foi propiciar aos licenciandos experiências reais e significativas durante a formação inicial. Com a organização dessas oficinas, os estudantes manifestaram algumas características da pedagogia autônoma freiriana como a rigorosidade metódica, o espírito de pesquisa, a reflexão crítica sobre a própria prática, a curiosidade, o saber escutar e o diálogo. A contribuição para a aprendizagem sobre os recursos também foi positiva tanto por parte daqueles que assistiram quanto daqueles que organizaram as oficinas.

formação de professores, oficinas pedagógicas, recursos didáticos

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Representações Presentes nos Livros Didáticos: Um Estudo Realizado para o Conteúdo de Ligação Iônica a Partir da Semiótica Peirceana

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150031

Karina Caixeta Scalco
Márcia Regina Cordeiro
Keila Bossolani Kiill

Ensino de Química em Foco

Conhecendo o valor das representações no ensino de química, este estudo foi realizado com o objetivo de verificar a importância das imagens para compreensão do conteúdo de ligação iônica. Para realização deste, os sujeitos participantes foram alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual, os quais observaram e interpretaram uma imagem acerca do conteúdo em questão. As respostas foram classificadas conforme o tipo de interpretante dinâmico gerado (emocional, energético e lógico). A partir dessas classificações, pode-se entender como uma imagem pode influenciar na compreensão do conteúdo de ligação iônica, verificando como os alunos se utilizam da imagem para representarem seu conhecimento.

semiótica peirceana, imagens, livro didático

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

Evidências para Além do Enxergar: Vivências e Significação do Conceito de Reação Química entre Alunos com Baixa Visão

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150032

Joana de Jesus de Andrade

O Aluno em Foco

Apresentamos a análise de dois episódios interativos que fizeram parte de uma investigação realizada em um centro de atendimento a pessoas com deficiência visual e/ou auditiva na cidade de Campinas (SP). O trabalho foi desenvolvido com um grupo de seis crianças num projeto de ensino de ciências em um semestre. Os encontros foram vídeogravados, transcritos e analisados com base no estudo microgenético das interações humanas. Teoricamente ancorados nas contribuições da abordagem histórico-cultural, especificamente, nas obras de Vigotski, discutimos as funções da linguagem, as características e os entrelaçamentos dos conhecimentos científicos, cotidianos e escolares e a intencionalidade pedagógica nas interações. Com o objetivo de ensinar o conceito de reação química, analisamos os processos de elaboração conceitual atentos às interações humanas constitutivas e possibilitadoras da apropriação de conhecimentos científicos.

elaboração conceitual, linguagem, evidências de reação

02-EQM-29-

12.pdf PDF: O Aluno em Foco

 

Efeito Estufa Usando Material Alternativo

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150033

Cleidson Carneiro Guimarães
Rejane Cristina Dorn

Experimentação no Ensino de Química

Este trabalho visa orientar a construção de um protótipo que simula o aumento do efeito estufa devido ao aumento da concentração de gás carbônico. O experimento pode ser utilizado por alunos de ensino fundamental e médio para estudar conceitos referentes a transformações químicas, efeito estufa e características da atmosfera da Terra. Além disso, o experimento pode ser utilizado para demonstrar a ação do CO2 na retenção de energia oriunda do sol. Para um maior envolvimento dos estudantes, sugere-se que o experimento constitua-se como fonte de discussão dos conteúdos curriculares.

efeito estufa, experimentação, construção de conhecimento

02-EQM-29-12.pdf PDF: Experimentação no Ensino de Química

 

Normas

20-Normas.pdf PDF: Normas para Submisão

Sociedade Brasileira de Química © 2017

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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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