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Química Nova na Escola
Vol. 26
Novembro de 2007

Editorial

Antes de nos reportarmos ao número 26 da Química Nova na Escola, gostaríamos de falar um pouco sobre o significado de 2007, pois esse ano marcou as comemo- rações dos 30 anos da Sociedade Brasileira de Química. Junto com toda a Sociedade, a Divisão de Ensino teve a oportunidade de repen- sar-se em diferentes fóruns, como na própria RASBQ e no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ 2006). Identificou-se, por exemplo, a falta de profissionais na área da Educação Química, ligados aos institutos ou departamentos responsáveis pela Licenciatura, que possam viabilizar todas as possibilidades abertas com as Diretrizes Curriculares Nacionais das Licenciaturas. Em workshop da Divisão dentro da RA, foram relatadas e discutidas importantes iniciativas para formação de profes- sores, potencialmente capazes de contemplar em sua plenitude as Diretrizes para a Licenciatura de Química. Reafirmou-se ainda na RA o propósito de QNEsc ser uma Revista da Sociedade, que a apóia e se responsabiliza por sua manutenção e circula- ção. Ao mesmo tempo, reafirmou-se a peculiaridade da Revista, por ter sido de iniciativa e responsabilidade de uma divisão dentro da Sociedade, a Divisão de Ensino. Isso proporcionou uma prática de indicação dos editores da Revista pelos membros da própria Divisão. Neste ano de 2007, a Diretoria da SBQ acatou a indi- cação feita dos três editores e incluiu um quarto membro, o atual conselheiro Paulo Cezar Vieira (UFSCar), e que, pela função especial de articular a Revista com a Sociedade como um todo, passa a ser Editor Associado desta. QNEsc submeteu-se recentemente a um processo de avaliaçã, no âmbito da área de Educação, conduzido por uma comissão da Associação Nacional de Pós- Graduação em Educação – Anped, cujo resultado, pode vir a ser seguido pela comissão do sistema qualis-CAPES. QNEsc foi avaliada como Nacional C por esta comissão. No entanto, não é a qualificação que desejamos! Esse conceito não se refere à qualidade dos artigos, mas à compreensão de sua natureza. Para a Anped, para que uma revista seja qualificada como revista da área de Educação, ela deveria concentrar-se em artigos de pesquisa em Educação e, no entanto, QNEsc veicula um grande número de artigos que, apesar de sua qualidade, são relativos a conteú- dos da Química. A Divisão de Ensino de Química se posiciona firmemente pela importância dos artigos de conteúdos químicos fundamentais para a formação dos professores. Considerando, todavia, a necessidade de alcançarmos o patamar de excelência desejado pela SBQ em todas as suas publicações, estamos organizando um número especial, cuja coordenação está sob a responsabilidade do Prof. Eduardo Mortimer, que iniciará um novo processo de internacionalização de QNEsc. Esse número conterá uma seção de artigos ibero-americanos de textos publicados conjuntamente com as revistas espanhola Alambique e mexicana Educación Química. A publicação dessa seção intensifica a internacionalização de QNEsc na direção de contribuir para melhorar a qualificação de nossa revista. O número 26 traz quatro artigos da seção Experimentação no Ensino de Química: dois na seção Relatos de Sala de Aula, dois na de História da Química e um em outras seções. Não aparecem artigos nas seguintes seções: Educação em Química e Multimídia, Conceitos Científicos em Destaque, Atualidade em Química, O Aluno em Foco. Em 2007, até final de setembro, foram submetidos 47 artigos. Destes, dezesseis são da seção Experimentação no Ensino de Química; nove, da seção Química e Sociedade; oito, Pesquisa em Ensino; sete, Relatos de Sala de Aula; três, Espaço Aberto; dois, Conceitos Científicos em Destaque; e um nas demais seções, porém nenhum em Atualidades em Química. Esses dois levantamentos mostram uma concentração de artigos na seção de Experimentação no Ensino de Química. É importante recomendar para, nesses casos, que os autores se preocupem com a discussão teórica que envolve os experimentos e mostrem o potencial de aprendi- zagem dos conceitos, tendo como base o experimento realizado, além de questões relativas à segurança, à disposição de resíduos e ao rigor conceitual. Reafirmamos nosso pensamento de que Química Nova na Escola é uma revista de apoio aos professores e professoras de escola. Com isso, torna-se também importante na formação inicial dos professores de Química na Licenciatura. Que todos saibamos tirar o melhor dessa produção brasileira na Educação Científica. Marcelo Giordan, Otavio Aloísio Maldaner, Wildson Luiz Pereira dos Santos.

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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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