Voltar à Coleção Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 04 | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

Química Nova na Escola
Vol. 04
Novembro de 1996

Editorial

Chegamos ao quarto número de Química Nova na Escola com a periodicidade planejada. Vemos, com satisfação, o número de assinantes ultrapassar dois mil, o que é expressivo, na nossa realidade, para uma revista com as características de Química Nova na Escola. Agradecemos as colaborações e as críticas que muito têm contribuído para aprimorar esta revista, a primeira publicação brasileira exclusivamente dedicada ao ensino de química. Mas, se nunca tivemos uma revista voltada para o ensino de química no nível médio e fundamental, já tivemos até há bem pouco tempo outras revistas de ensino de ciências, de matemática e de física, algumas das quais, infelizmente, não são mais publicadas. A REC, Revista de Ensino de Ciências, é um exemplo disso. Seu último número, o 24, foi publicado em março de 1993, com muito esforço da equipe de redatores e, principalmente, de sua editoria, profa. Anita Rondon Berardinelli. Essa revista, produzida pela equipe da FUNBEC (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências), contribuiu para a formação e o aprimoramento de professores e professoras por mais de dez anos. A REC foi, durante algum tempo, financiada pelo MEC, Ministério de Educação e Cultura, sendo enviada para todas as escolas públicas do país. Hoje ela faz parte de nossa memória, assim como a própria FUNBEC. Essa fundação que, historicamente, desde a década de 60, tanto contribuiu para a formação de professores praticamente fechou suas portas, desperdiçando o trabalho de uma equipe de profissionais com dezenas de anos de experiência na formação continuada de professores de ciências e matemática. A Sociedade Brasileira de Química junta-se aos que acreditam que uma melhor educação para todas as pessoas é condição necessária para a construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna, razão pela qual a editoria de Química Nova na Escola está decidida a dar continuidade a esta proposta para a qual precisa da adesão de todos que estão envolvidos na educação química e desejam ajudar a reverter o atual quadro do ensino brasileiro. Sabemos que sozinhos não conseguiremos resolver todos os problemas da educação, ou mesmo todos os problemas do ensino de química no nível médio e fundamental. Porém, queremos continuar possibilitando que os professores e professoras de química e de ciências tenham acesso a uma revista que traga sempre novas informações e que favoreça cada vez mais as trocas de idéias, incentivando sempre novas reflexões. Esperamos assim contribuir para a melhoria do ensino de química e, conseqüentemente, para uma melhor educação em nosso país.
Nelson Orlando Beltran

Sociedade Brasileira de Química © 2024

Voltar à Coleção Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 04 | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.