Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior

QNEsc Vol. 47 No 4

Química Nova na Escola
Vol. 47 No 4
Dezembro de 2025

Editorial

editorial.pdf Editorial PDF   HTML

Os Editores

 

Expediente/Sumário

 PDF: Expediente/Sumário

 

Química Nova na Escola: autoria dos artigos publicados em três décadas de existência

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160464

Salete Linhares Queiroz
Caio Moralez de Figueiredo
Felipe Santana Pena
Pabllo Abreu Alves

30 Anos de QNEsc

Este trabalho tem como objetivo investigar a autoria dos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc) em três décadas de existência. Para tanto, foram consultados 1008 artigos, publicados entre 1995 e 2024, e estabelecidas relações entre os artigos e as respectivas seções e autores. Dentre os 1816 autores localizados, um total de 18, que apresentaram 10 ou mais publicações, foram selecionados para a realização de análise com base no programa Gephi, que permite a análise de redes de interação. Os resultados mostram a relevância destes autores para a manutenção da qualidade e da perenidade da QNEsc, ao oferecerem não só sustentação inicial para a revista, mas também subsídios para que se desenvolvesse, prestigiando-a com a publicação de artigos nas suas várias seções.

QNEsc, educação em química, autoria

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

 

Os 30 anos da seção Química e Sociedade e a perícia em pinturas artísticas

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160485

Edemar Benedetti Filho
Leonardo Henrique M. Leme
Alexandre D. M. Cavagis

30 Anos de QNEsc

Em três décadas de história, a seção Química e Sociedade tem sido um excelente canal de divulgação científica, trazendo discussões relevantes relacionadas à interface química/sociedade e contribuindo na formação de professores e alunos, com textos sobre temas geradores interessantes ao ensino de Química. Nesse contexto, a primeira parte deste trabalho traz uma análise dos artigos publicados nessa seção na última década, a qual revela um declínio no número total de artigos, quando comparado às duas décadas anteriores, além de um hiato de quase dois anos sem publicações. A fim de amenizar tal lacuna e buscando uma maior promoção dessa seção, a segunda parte deste artigo discute a importância de análises físico-químicas nas perícias de pinturas artísticas, que conferem fortes indícios de autenticidade às obras, a partir de assinaturas químicas dos pigmentos, as quais também revelam detalhes sobre materiais e métodos empregados por grandes pintores da nossa História.

química e sociedade, perícia, pinturas artísticas

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

 

Do papel ao digital: trinta anos de diálogos na Educação em Química e Multimídia

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160479

Bruno Silva Leite

30 Anos de QNEsc

Neste artigo apresenta-se uma visão panorâmica da seção “Educação em Química e Multimídia” (EQM), destacando os principais objetivos das publicações e contribuições para o ensino de Química. Para isso, foi realizada uma revisão dos artigos que envolviam as tecnologias digitais publicados na seção EQM. Os resultados mostram que os artigos da EQM apresentam contribuições para os processos de ensino e aprendizagem da Química, por meio de diferentes Recursos Didáticos Digitais. Ademais, observou-se a existência de artigos publicados em outras seções da QNEsc, como Relatos de Sala de Aula e Ensino de Química em Foco. Dessa forma, constata-se que o número de publicações na seção ainda é baixo, quando comparado ao destaque que as tecnologias têm tido na sociedade, em especial, nos ambientes educacionais. Por fim, aponta-se para a importância da EQM nos processos de ensino e aprendizagem da Química e seu papel em divulgar as pesquisas mais atuais envolvendo as tecnologias digitais.

Química Nova na Escola, ensino de química, recursos didáticos digitais

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

02-EQM-29-12.pdf PDF: Material Suplementar

 

Quão aberto é o “Espaço Aberto”?

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160483

Luciana Massi
Andriel Rodrigo Colturato

30 Anos de QNEsc

A seção “Espaço Aberto” da revista Química Nova na Escola foi criada em 1998 para abarcar a diversidade temática da Educação Química. Este artigo tem como objetivo compreender quais temas têm sido objeto dessa diversidade e em que medida eles apontam para uma especificidade desta seção. Realizamos um levantamento dos artigos publicados de 1998 até 2024 e um estudo adotando a Análise de Redes Sociais. Demonstramos quantitativamente a diversidade temática da seção, por meio das várias palavras-chave e das referências citadas, e apontamos para alguns temas mais recorrentes como a formação de professores, os processos e materiais didáticos, os aspectos curriculares e a diversidade e inclusão.

espaço aberto, análise de redes, diversidade temática

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

 

As histórias que lemos e as que ainda queremos ler: 30 anos de História da Química na QNEsc

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160487

Letícia dos Santos Pereira
Paulo Alves Porto

30 Anos de QNEsc

Em seus 30 anos de existência, QNEsc publicou uma variedade de estudos sobre a história e epistemologia da química e suas múltiplas relações com a educação química. As temáticas mais frequentes se relacionam a conteúdos comumente encontrados em currículos e livros didáticos da Educação Básica, e também a questões sobre a natureza da ciência. Neste artigo, contemplamos um olhar retrospectivo sobre a seção História da Química de QNEsc, ao mesmo tempo em que refletimos sobre alguns temas de pesquisa que gostaríamos de ver mais frequentemente nas páginas desta revista – como aspectos da história da química no Brasil e perspectivas históricas multiculturais. Por fim, convidamos nossos colegas para pensar e construir o futuro desta seção olhando para os desafios e potencialidades da história, da filosofia e do ensino de química no presente.

história da química, história e ensino de química, QNEsc 30 anos

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

 

A seção Ensino de Química em Foco de QNEsc: algumas considerações sobre o período de 2015 a 2024

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160480

Rafael Cava Mori

30 Anos de QNEsc

Neste artigo, revisamos as 57 publicações de QNEsc apresentadas na seção Ensino de Química em Foco, no período 2015-2024. A análise considera os perfis profissionais dos autores, os enfoques temáticos e os referenciais e métodos assumidos pelas pesquisas. Apesar de permanências em relação ao decênio anterior, registram-se algumas novidades, por exemplo, quanto aos focos temáticos e aos referenciais teóricos, destacando-se a presença cada vez maior de novos educadores químicos entre as referências dos artigos. Ao final do texto, traçam-se algumas expectativas para o próximo período, à luz do atual contexto econômico, social e cultural.

QNEsc, revisão, referenciais teóricos

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

 

A pesquisa em Ensino de Química na seção Cadernos de Pesquisa: o que fazemos e para onde vamos

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160475

Ana Luiza de Quadros
Eduardo Fleury Mortimer

30 Anos de QNEsc

Em comemoração aos 30 anos da QNEsc este artigo faz uma análise dos artigos publicados na seção “Cadernos de Pesquisa” da revista, no período de 2015 a 2024, comparando os dados com os dois decênios anteriores. Observamos que as pesquisas relatadas estão em consonância com as pesquisas em caráter mundial e, portanto, tratam de temas atuais. Ao longo desses 30 anos da revista verificamos uma ampliação do perfil dos autores, com aumento considerável de pós-graduandos, e uma maior diversificação das temáticas de pesquisa publicadas, em consonância com tendências de pesquisas internacionais. Além disso, grande parte das pesquisas têm buscado entender o que acontece na sala de aula, contribuindo diretamente para o ensino de Química. Como possibilidades futuras destacamos temas que envolvem a inteligência artificial, que já fazem parte da nossa realidade e que necessitam de um olhar mais específico – em termos de pesquisa – para que nossa comunidade conheça os limites e as potencialidades dessa e de outras ferramentas para o ensino e para a pesquisa em ensino de Química.

QNEsc, pesquisa em ensino de química, artigos

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

02-EQM-29-12.pdf PDF: Material Suplementar

 

Visão plural, multifacetada e socialmente articulada da química como caminho para fortalecer uma perspectiva de educação química humanizadora e transformadora

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160481

Edenia Maria Ribeiro do Amaral

30 Anos de QNEsc

Na atualidade, temos assistido ao avanço de ideias e posições que favorecem a desinformação, a desigualdade e instituem mecanismos para um novo modelo de colonização, principalmente a partir de uma ampla comunicação em redes e a propagação de informações e perspectivas ideológicas que buscam formatar mentes, promover a dominação de territórios, se apropriar de riquezas e consolidar discursos que se pretendem hegemônicos e impeditivos do pensar e transformar criticamente a realidade de injustiça social em que vivemos. Neste trabalho, apresentamos concepções, reflexões e considerações sobre uma perspectiva de educação química que possa promover o enfrentamento a esse cenário, a partir do desenvolvimento de um pensamento químico crítico e transformador pautado em uma visão contra-hegemônica e ampliada de mundo. Para isso, defendemos a adoção de uma visão plural, multifacetada e socialmente articulada da química, que possa contribuir para ampliar nossa compreensão sobre o conhecimento químico, promover a expansão dos seus objetos de ensino e fortalecer uma perspectiva de educação química humanizadora e transformadora, na qual sejam articuladas dimensões científicas, sociais, ambientais, éticas e políticas, criando possibilidades de debate sobre novos modelos civilizatórios de sociedade, em um outro futuro possível.

perfil conceitual, facetas da química, pensamento químico crítico, educação química humanizadora e transformadora

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

  

Equidade no Ensino de Química: um olhar panorâmico sobre os 30 anos da QNEsc

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160473

Anna M. Canavarro Benite
Claudio Roberto Machado Benite
Lidiane de Lemos Soares Pereira
Marysson Jonas Rodrigues Camargo

30 Anos de QNEsc

O presente trabalho tem como objetivo refletir, a partir de uma análise panorâmica, sobre os manuscritos publicados nesses 30 anos da Química Nova na Escola (QNEsc), que abordam a pauta da equidade em aula de química, mais especificamente sobre a educação das relações étnico-raciais e a educação inclusiva. Foram analisados 43 artigos disponíveis no portal da revista, utilizando uma abordagem qualitativa. A análise foi conduzida com base em categorias, como: distribuição geográfica das publicações no Brasil, foco temático dos artigos (ensino e aprendizagem ou formação docente), eixos relacionados à implementação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, bem como as necessidades educacionais específicas tratadas nos artigos sobre educação inclusiva. Os resultados indicam que a QNEsc se configura como um importante espaço de divulgação de experiências e propostas voltadas à efetivação desses marcos legais na Educação Química, com forte participação de grupos de pesquisas das 5 regiões do Brasil, cujas propostas enfocam, prioritariamente, sobre estratégias de ensino e aprendizagem demonstrando a urgência dessas temáticas serem transpostas da legislação para prática docente. Os/As autores/as reafirmam a relevância da continuidade e ampliação desse movimento na literatura da área.

ensino de química, relações étnico-raciais, educação inclusiva, análise de publicações, QNEsc

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

 

Ensino de Química e Literatura: uma análise de artigos

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160470

Marcelo Pimentel da Silveira
Fábio Peres Gonçalves

30 Anos de QNEsc

A articulação entre Química e Literatura tem sido um objeto de estudo. Mas, tem-se evidências da ausência de uma sistematização de trabalhos de Ensino de Química que tratam dessa articulação. Assim, nosso objetivo foi caracterizar, a partir da análise de artigos, quais obras literárias têm sido apontadas como possibilidades à articulação entre Ensino de Química e Literatura e as abordagens educativas adotadas nessa aproximação. Foram consultados os indexadores DOAJ, Dialnet, Scielo e Portal de Periódicos da Capes. A partir disso constituíram o corpus de análise 20 artigos publicados entre 2010 e 2022 e submetidos aos procedimentos da análise textual discursiva. Depreende-se da análise um destaque às contribuições do escritor Primo Levi. Há ainda uma concentração de abordagens direcionadas à Educação Superior e à formação docente. Cumpre registrar aqui o papel importante da Química Nova na Escola nesse processo de disseminação de conhecimentos sobre Ensino de Química e Literatura.

Ciência e Literatura, obras literárias, educação em Ciências

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

 

30 anos da QNEsc e os estudos sobre argumentação

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160476

Adjane da Costa Tourinho e Silva
Ana Carla de Oliveira Santos
Verônica Tavares Santos Batinga

30 Anos de QNEsc

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a argumentação no Ensino de Química, considerando as publicações na revista Química Nova na Escola (QNEsc) nos últimos 30 anos. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, teve por objetivo compreender como a temática tem sido abordada nos artigos, voltando-se aos objetivos, metodologias, referenciais teóricos e resultados alcançados. Uma busca sistemática foi realizada no site da revista com o termo “argumentação” como palavra-chave, resultando na seleção de 19 artigos que abordam explicitamente a temática. Os resultados indicam que houve poucas publicações entre 2015, ano em que foram publicados os primeiros artigos tratando sobre argumentação, até o ano de 2021, em que a revista dedicou uma edição especial à temática, envolvendo 12 artigos com uma pluralidade de enfoques. Nesse mesmo ano, houve a publicação de mais um artigo em novo volume, sem mais publicações até o primeiro semestre de 2025. Predominam estudos empíricos de natureza interventiva, com destaque para a variedade de metodologias e estratégias didáticas adotadas. O modelo de Toulmin foi o referencial mais utilizado, seguido pelo Ciclo Argumentativo de Leitão.

argumentação, ensino de química, 30 anos de QNEsc

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

 

Os atributos do jogo nos artigos de Química Nova na Escola: qual o jogo jogado pela QNEsc em seus 30 anos?

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160486

Márlon Herbert F. B. Soares
Maria Eduarda F. Pereira
Caroline B. Mariano
Carlos Leonardo A. Soares

30 Anos de QNEsc

Nos 30 anos de QNEsc, este artigo analisa a presença ou ausência dos atributos do jogo utilizados na literatura e que se relacionam tanto com o ensino e aprendizagem de conceitos quanto com as teorias do jogo filosófico e epistemológico, nos artigos da revista entre 1995 e 2025. Ao mesmo tempo, apresenta em quais seções os jogos didáticos/pedagógicos foram mais presentes, além de analisar quais conceitos e níveis de ensino foram mais explorados pelos autores e autoras de QNEsc. Os resultados nos mostram que os autores e autoras publicaram suas propostas, na maioria das vezes na seção Relatos de Sala de Aula, compreendendo o jogo como estratégia de ensino. Concentram-se mais nos atributos Interação entre os Jogadores, Regras, Avaliação e Desafio/Conflito. Logo, o jogo didático/pedagógico brasileiro prima pela interação efetiva entre os estudantes, se preocupa com a avaliação do que é de fato ensinado, tem regras adequadas e simples e procura apresentar dificuldades crescentes.

ludicidade, jogo didático/pedagógico, atributos do jogo

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

02-EQM-29-12.pdf PDF: Material Suplementar

 

Divulgação científica e educação química: entre caminhos percorridos e agendas urgentes

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160484

Wilmo Ernesto Francisco Junior
Líria Valéria de Oliveira Silva

30 Anos de QNEsc

Esse trabalho analisa a divulgação científica (DC) do ponto de vista conceitual e a partir de revisão de 30 anos de Química Nova na Escola. Para tanto, se apoia numa perspectiva que considera a DC num contínuo entre transmissão, diálogo e participação, cujas características variam gradativamente para o engajamento na discussão pública de ciência. Ressalta-se a importância de reconhecer a DC para além da perspectiva de recodificação/adaptação do discurso científico, concepção ainda muito presente nas publicações em QNEsc. Observou-se o crescimento de publicações cujos enfoques centram-se em práticas e análise de materiais, em especial textos. Nota-se uma tensão entre os aspectos teóricos e a dimensão prática. Dentre os desafios, se destacam: a incorporação de ações de DC que contemplem em maior grau a participação cidadã, o engajamento e debate público no cenário digital; a ampliação de ações para públicos menos favorecidos socioeconomicamente; e investimentos para o campo da divulgação.

compreensão pública de ciência, modelos de divulgação científica, cidadania

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

 

Configuração das colaborações como elementos estratégicos de consolidação do subcampo da Formação de Professores de Química: as sementes e os frutos

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160490

Brenda dos S. Barbosa
Nyuara A. S. Mesquita

30 Anos de QNEsc

O artigo analisa a consolidação do subcampo da Formação de Professores de Química (FPQ) no Brasil, com base na teoria de Pierre Bourdieu. Por meio de análise documental, realizada a partir da Plataforma Lattes e de genealogias acadêmicas, destaca-se o papel central das redes de colaboração entre pesquisadores como estratégia de resistência e legitimação frente às normas dominantes do Campo Científico da Química. Essas redes, tecidas por vínculos intergeracionais, eventos científicos, grupos de pesquisa e produção compartilhada, configuram estratégias legítimas de valorização do ensino e da formação docente em Química. A cooperação acadêmica entre agentes da FPQ emerge como elemento estruturante do capital científico da área, promovendo sua continuidade e reconhecimento institucional. As considerações finais evidenciam a força dessas redes na constituição de um habitus próprio, sustentado por práticas colaborativas e pela criação de espaços legítimos de pesquisa em Ensino de Química.

Pierre Bourdieu, colaboração acadêmica, capital científico

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

 

Revisão sistemática sobre estratégias didáticas publicadas ao longo dos 30 anos da QNEsc para subsidiar o planejamento de ensino e a formação de professores de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160477

Amadeu Moura Bego
Paola Gimenez Mateus Alves
Angélica Ramos Da Luz

30 Anos de QNEsc

Neste trabalho, com base no modelo de planejamento de ensino das Unidades Didáticas Multiestratégicas, discute-se que as estratégias didáticas desempenham um papel decisivo e concreto na consecução dos objetivos de aprendizagem propostos pelo professor. Por isso, saber escolhê-las e organizá-las adequadamente na estruturação do processo de ensino e aprendizagem faz parte de um aprendizado docente imprescindível para garantir a coerência e efetividade dos princípios assumidos. Nesse sentido, o acesso a exemplos concretos e bem fundamentados torna-se essencial, evidenciando a relevância deste artigo de revisão sistemática da literatura, cujo objetivo é sistematizar diferentes estratégias didáticas publicadas ao longo dos 30 anos da QNEsc para subsidiar o planejamento de ensino e a formação de professores de Química.

planejamento de ensino, unidades didáticas multiestratégicas, formação de professores de Química

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

02-EQM-29-12.pdf PDF: Material Suplementar

 

Três décadas de extensão na QNEsc: uma análise sobre os modelos de comunicação da Ciência e contribuições para a formação inicial de professores de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160471

Maurícius Selvero Pazinato
Camila Greff Passos
Nathália Marcolin Simon

30 Anos de QNEsc

A revista Química Nova na Escola (QNEsc) celebra 30 anos de contribuições ao ensino de Química. Em comemoração a essa data, buscamos neste artigo analisar as atividades extensionistas publicadas na revista, considerando os modelos de comunicação pública da ciência e tecnologia. Para isso, inicialmente adotamos a pesquisa bibliográfica como procedimento para identificar e quantificar os artigos publicados na QNEsc durante os seus 30 anos que relatam ações extensionistas de forma direta ou indireta. Identificamos 25 artigos sobre extensão, os quais evidenciam diversidade de programas, projetos, oficinas e eventos, e que convergem para a comunicação pública da ciência. A maioria das ações segue os modelos de déficit ou contextual, focados na transmissão de informações, enquanto algumas promovem maior engajamento do público, como nos modelos leigo e de participação pública. Apresentamos também experiências de disciplinas de estágio da Licenciatura em Química da UFRGS inspiradas na QNEsc. Os resultados reafirmam o papel essencial da revista na valorização da extensão e indicam caminhos para fortalecer práticas que integrem ensino, pesquisa e extensão na formação de professores.

QNEsc, extensão, pesquisa bibliográfica, curricularização da extensão

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

02-EQM-29-12.pdf PDF: Material Suplementar

 

A área de Educação Química do Instituto de Química da UFRGS: recontando 36 anos de uma trajetória

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160488

Tania Denise Miskinis Salgado
José Claudio Del Pino

30 Anos de QNEsc

Este artigo, de caráter comemorativo dos 30 anos da revista Química Nova na Escola (QNEsc), tem o objetivo de realizar um registro histórico do percurso da Área de Educação Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde sua criação, em 1989, até os dias atuais. Trata-se de uma caminhada lado a lado com a QNEsc, que começa em 1994, no VII Encontro Nacional de Ensino de Química, quando a Sociedade Brasileira de Química propôs a criação de uma revista dirigida a professores de Química com foco na educação básica, e que prossegue até o presente. Especial atenção será dada aos fatos cujos registros não são facilmente encontrados, por serem de uma época pré-internet, em que as publicações circulavam, exclusivamente, de forma impressa. As publicações mais recentes já estão disponíveis com acesso aberto e, por isso, não serão tão enfatizadas neste resgate de memórias.

área de educação química, QNEsc 30 anos, história do ensino de química

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

 

Pernambuco falando para o mundo: uma investigação da produção em Ensino de Química no estado a partir da QNEsc

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160489

José Euzebio Simões Neto
João R. R. Tenório da Silva
Flávia C. V. da Silva

30 Anos de QNEsc

Este texto, pensado e escrito como uma homenagem aos 30 anos da revista Química Nova na Escola, apresenta uma investigação baseada no orgulho de ser pernambucano, em fazer parte de um grupo de pesquisadoras e pesquisadores no Ensino de Química com contribuição significativa para o Brasil e para o mundo. Diante desse sentimento, iniciamos apresentando as marcas de especificidade pernambucana, e em seguida, a partir de relatos de uma pioneira, contamos a história do Ensino de Química no estado. Por fim, buscamos levantar informações acerca dos textos oriundos do estado de Pernambuco, publicados ao longo das primeiras três décadas da QNEsc. Foram encontrados 39 artigos, que abrangem quase todas as seções atuais do periódico e com a participação de 72 diferentes autoras e autores.

produção científica, revisão da literatura, ensino de química

02-EQM-29-12.pdf PDF: 30 Anos de QNEsc

 

Revista Completa 47-4

 
Sociedade Brasileira de Química © 2025

Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.