Expediente/Sumário
PDF: Expediente/Sumário
Leite em “mama” África e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Químicai
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160183
Juvan P. da Silva
Gustavo A. A. Faustino
Antônio C. B. Alvino
Claudio R. M. Benite
Anna M. C. Benite
Química e Sociedade
Nessa pesquisa apresentamos resultados de uma Intervenção Pedagógica (IP) na qual foi discutido o papel da Química na descoberta de produção leiteira ocorrida no norte da África no século V antes da era cristã, além da ressignificação dessa prática em outras regiões de África e na diáspora africana no Brasil. A IP visa o cumprimento da Resolução CNE/CP 01/2004 e o Parecer CNE/CP 03/2004 no ensino de Química. Os motivos que levam os/as produtores/as a fraudarem o leite foram discutidos. Ensaios qualitativos que permitem a detecção de substâncias estranhas ao leite, como o amido, ácido bórico, ânion salicilato e chumbo (II), foram realizados. Por fim, foi avaliado se existe ou não autoria nos textos produzidos pelos alunos/as após aula prática nas confecções de relatórios e preparação/apresentação de seminários.
ERER, leite, química
PDF: Química e Sociedade
Stop motion no Ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160184
Bruno S. Leite
Educação em Química e Multimídia
O stop motion (SM) é uma técnica de animação quadro a quadro que pode auxiliar no ensino de Química de maneira significativa, estimulando os estudantes a construírem seu conhecimento através das informações visualizadas. O presente trabalho apresenta a apropriação do SM por 134 estudantes em um curso superior de licenciatura em química. As percepções dos estudantes, coletadas por meio do questionário e da apresentação do seminário realizado em grupo, revelam que eles consideraram a atividade positiva, indicando uma postura favorável ao uso do SM como estratégia para o ensino de Química. Ademais, os resultados apontam que a elaboração do SM possibilitou aos estudantes experimentarem diferentes contextos de aprendizagem, principalmente por considerarmos que a atividade proposta está relacionada ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
stop motion, ensino de química, TDIC
PDF: Educação em Química e Multimídia
Concepções de Ciência e de Conhecimento Científifico nos Cadernos do Cárcere1
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160185
Lilian Rodrigues Rios
Agustina Rosa Echeverría
Espaço Aberto
O presente estudo tem como objetivo apresentar as concepções de ciência e conhecimento científico expressas por Antonio Gramsci nos Cadernos do Cárcere, em seus aspectos epistemológico, social e político. Para tanto, buscou-se uma discussão do tema apresentado, principalmente, nos Cadernos speciais 10 e 11 (Cadernos do Cárcere - Volume 1), a partir dos pensamentos, análises e críticas de obras que Gramsci analisa. A partir da filosofia da práxis, Gramsci interpreta a ciência como superestrutura e como ideologia.
ciência, ideologia, filosofia da práxis
PDF: Espaço Aberto
Explorando os conceitos de oxidação e redução a partir de algumas características da história da ciência
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160186
Camila Rosa Dias de Oliva
Amary César Ferreira
Simone de Fátima Barbosa Tófani
Fernando César Silva
Conceitos Científicos em Destaque
Este artigo focaliza a preparação das substâncias potássio e sódio feita, pela primeira vez, pelo químico inglês Humphry Davy (1778-1829). Essas preparações foram possíveis a partir da utilização da pilha voltaica como instrumento de análise química, mas os resultados obtidos e divulgados por Davy em 1807 não estiveram livres de controvérsias. Embora apresentassem algumas propriedades bastante diferentes dos metais até então conhecidos, como sua grande reatividade e densidade inferior à da água, Davy logo admitiu que as duas novas substâncias eram metais. Outros químicos da época, como os franceses J. L. Gay-Lussac (1778-1850) e L. J. Thenard (1777-1857), questionaram as interpretações de Davy, colocando em dúvida o próprio caráter elementar dos metais.
Humphry Davy, potássio, sódio, metal, história da química
PDF: Conceitos Científicos em Destaque
Um Jogo Didático para Revisão de Conceitos Químicos e Normas de Segurança em Laboratórios de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160187
Edemar Benedetti Filho
Alexandre Donizeti Martins Cavagis
Luzia Pires dos Santos Benedetti
Relatos de Sala de Aula
O presente trabalho descreve a concepção e aplicação de um jogo didático, inspirado no tradicional “Jogo dos Sete Erros”, para revisão de normas de segurança em laboratórios de Química. A atividade foi aplicada para 108 alunos de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual do interior de São Paulo, propiciando uma aprendizagem diferenciada da perspectiva tradicional. Os resultados evidenciaram uma construção lúdica e coletiva de conhecimentos, por meio de discussões em grupo, mediadas pelo professor da disciplina de Química, que assumiu um papel de mediador da aprendizagem. Realizado no âmbito do estágio supervisionado, o presente trabalho também contribuiu na formação inicial de estudantes de licenciatura em Química, que participaram ativamente do planejamento e aplicação dessa atividade lúdica. Também ficou evidente a carência de atividades práticas experimentais na disciplina de Química, que representa o cenário da maioria das escolas públicas brasileiras.
atividades lúdicas, ensino de química, laboratório de química
PDF: Relatos de Sala de Aula
Escape Room no Ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160188
Maria das Graças Cleophas
Eduardo Luiz Dias Cavalcanti
Relatos de Sala de Aula
A educação química precisa ser discutida com foco na aprendizagem que os sujeitos do século XXI necessitam. Desse modo, incorporar a criatividade, a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico em práticas instrucionais modernas torna-se relevante. Este relato empírico objetiva apresentar uma nova forma de implantar a Aprendizagem Baseada em Jogos por meio do uso do escape room (sala de fuga). Para tanto, construímos um desenho a fim de orientar a elaboração de um escape room em um ambiente não formal de ensino e, em seguida, apresentamos algumas opiniões dos participantes do jogo em relação à experiência vivenciada para a aprendizagem da química. Os resultados incluem aspectos sobre a construção de espaços para proporcionar falha (fracasso) como sendo favorável para a aprendizagem química em salas de fuga, além da importância do trabalho colaborativo na resolução de problemas escalonados em diferentes níveis de complexidade.
ensino de química, escape room, aprendizagem baseada em jogos
PDF: Relatos de Sala de Aula
Contribuições do PIBID para a formação inicial de licenciandos em Química: análise de Teses e Dissertações
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160189
Thaiara M. Pereira
Caian C. Receputi
Pedro H. Maraglia
Marcos Vogel
Daisy B. Rezende
Ensino de Química em Foco
Vários estudos mostram que um dos problemas dos programas de formação de professores é a falta de conexão entre a escola e a universidade. Nesse contexto, o PIBID é um programa que visa aproximar esses dois contextos formativos, como um dos possíveis resultados de uma política pública implementada em 2008. O objetivo deste artigo é o de identificar e descrever os principais eixos norteadores das ações de subprojetos PIBID-Química, a partir da análise de Teses e Dissertações cujo contexto de investigação foi o PIBID-Química. Identificou-se que a dinâmica estabelecida nos subprojetos fomenta a inserção do bolsista pautada por uma reflexão mediada que proporciona uma mudança qualitativa em sua compreensão sobre a escola. Esse processo estrutura-se em um trabalho colaborativo onde os atores mobilizam diferentes saberes que orientam as atividades dos bolsistas visando a superação das problemáticas enfrentadas na escola. Esses resultados apontam para a compreensão do PIBID como um espaço que propicia aos licenciandos a significação mediada de suas vivências no contexto escolar.
PIBID, formação de professores, pesquisa em ensino de química
PDF: Ensino de Química em Foco
Práticas docentes que podem contribuir para a inclusão de alunos com síndrome de Asperger: uma abordagem alternativa para o ensino de química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160190
Marcelo Godoi
Patrícia Ignácio
Jéssica Soares
O Aluno em Foco
Com a universalização do ensino e a crescente presença de sujeitos com deficiência em turmas de ensino regular, faz-se necessário o (re)pensar de práticas docentes, que contribuam para a inclusão desses alunos, bem como promovam a construção do conhecimento de todos os cidadãos que fazem parte do espaço escolar. Nessa perspectiva, esta pesquisa qualitativa tem por objetivo apresentar práticas de ensino que possam viabilizar processos de ensino e aprendizagem em química, em turmas de ensino regular com alunos com síndrome de Asperger. Dessa forma, foram desenvolvidas oficinas em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, as quais consideraram as diversidades apresentadas pela turma. Após a aplicação das oficinas e a análise dos resultados, percebeu-se que a adaptação de recursos e a adoção de estratégias alternativas contribuíram para o Ensino de Química da turma.
Síndrome de Asperger, ensino de química, educação inclusiva
PDF: O Aluno em Foco
Experimentação no ensino de células galvânicas para o Ensino Médio
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160191
Bruno P. Diniz
Alice S. Alves
Leandro C. Lemes
Luís Antônio da Silva
Valéria A. Alves
Experimentação no Ensino de Química
A eletroquímica é um assunto considerado de difícil compreensão para a maioria dos alunos e professores do Ensino Médio. Este artigo apresenta dois kits experimentais contendo pilhas comerciais e células galvânicas alternativas, que podem ser facilmente reproduzidos por professores da Educação Básica, juntamente com seus alunos. O material utilizado para montagem dos kits é acessível e de baixo custo. Esta proposta foi desenvolvida tendo como foco uma questão de eletroquímica do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em 2017. A referida questão envolveu a utilização de duas células galvânicas em série (bateria) para acender uma lâmpada led (diodo emissor de luz) azul. A partir da análise dos microdados do ENEM, disponíveis no portal do Instituto Nacional Anísio Teixeira (INEP), foi possível obter as respostas de todos os participantes na prova de Ciências da Natureza do ENEM 2017. Apenas 18,96% acertaram a alternativa correta.
ENEM, eletroquímica, experimentação
PDF: Experimentação no Ensino de Química
Categorias analíticas para a caracterização de ideias prévias de professores sobre o planejamento de ensino: contribuições para a formação de professores de Química críticos e autônomos
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160192
Amadeu Moura Bego
Francisco Otávio Cintra Ferrarini
Cadernos de Pesquisa
Neste artigo são propostas e validadas categorias analíticas para caracterização das ideias prévias de professores sobre o planejamento de ensino. Discute-se também ações formativas direcionadas à superação da influência do Paradigma da Racionalidade Técnica no âmbito da formação de professores. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso para a etapa de validação das categorias a priori: lexibilidade; funcionalidade; simplicidade; objetividade e realismo; e utilidade. Foram coletadas as respostas dissertativas sobre planejamento de um grupo de professores de Química em formação inicial por meio de um questionário-padrão e os dados foram analisados através do método da Análise de Conteúdo. Identificou-se que as categorias propostas têm a potencialidade de explicitar e caracterizar as ideiais dos professores sobre o planejamento na medida em que revelam metaconhecimentos sobre a autonomia do trabalho docente e seus elementos condicionantes institucionais e prescritivos. Por fim, defende-se que a compreensão das ideiais prévias de professores, em formação inicial ou em exercício, acerca do planejamento, em função de seu papel precípuo na ação educativa formal, pode se constituir em um importante aspecto para direcionar ações formativas inovadoras e alternativas às perspectivas tradicionais e tecnicistas.
Ideias prévias; Planejamento de ensino; Formação de professores; Ensino de Química.
PDF: Cadernos de Pesquisa
Lista de Assessores 2019
Gostaríamos de agradecer os assessores que colaboraram, ao longo de 2019, emitindo pareceres sobre os artigos submetidos para publicação em Química Nova na Escola:
PDF: Lista de Assessores 2019
Revista Completa 42-1
PDF: Revista Completa
Normas
PDF: Normas para Submissão