Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

QNEsc Vol. 43 No4

Química Nova na Escola
Vol. 43 No4
Novembro de 2021

Editorial

editorial.pdf Editorial PDF   HTML

Os Editores

 

Expediente/Sumário

20-Normas.pdf PDF: Expediente/Sumário

  

Primo Levi e a divulgação da Ciência em materiais multimídia de uma exposição museográfica

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160263

Carlos S. Leonardo Júnior
Luciana Massi
Luciane J. Palmieri
Rafaela V. Silva

Educação em Química e Multimídia

A divulgação científica é um gênero com características próprias que visa ampliar a compreensão da Ciência pela população. A Química é pouco frequente em museus de ciências, excepcionalmente apresentada de forma lúdica e descontextualizada, sendo o uso da multimídia uma alternativa para aumentar a sua interatividade. Assim, construímos uma exposição museográfica sobre a vida e a obra de Primo Levi, químico, escritor, divulgador da Ciência e sobrevivente de Auschwitz, que apresenta uma concepção de Ciência interdisciplinar e contextualizada. Apresentamos e discutimos as seções “Tabela Periódica Interativa”, “Químico” e “Escritor”, que possuem aparelhos MP3 e um monitor com audiovisual, e o website da exposição. Utilizamos a linguagem hipertextual da multimídia para transpor a múltipla linguagem de Levi, de forma a aproximar o visitante do conteúdo científico por meio das sensações, da surpresa e da combinação de recursos audiovisuais. 

Primo Levi, divulgação científica, materiais multimídia

02-EQM-29-12.pdf PDF: Educação em Química e Multimídia

 

Implantação e desenvolvimento do curso noturno de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará: trajetória, sentidos e (des)configurações da formação docente

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160271

Wanderson D. A. Silva
Claudia Christina B. S. Carneiro

Espaço Aberto

Neste estudo são apresentados acontecimentos históricos sobre a criação e implantação do curso noturno de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará, considerando os direcionamentos dados à formação de professores de Química para a educação básica. A partir da adoção da pesquisa documental e da história oral, foi possível verificar que o curso foi criado mais com a intenção de proteger a modalidade bacharelado do que melhorar a formação de professores de Química no Estado. Espelhada no currículo do bacharelado, a licenciatura noturna, apesar de avanços mínimos, pouco conseguiu se estruturar com uma identidade profissional própria para fomentar, com mais qualidade, a formação de professores de Química. Trata-se de uma situação, em grande parte, gerada a partir dos seus próprios formadores que têm, hegemonicamente, formação bacharel direcionada à pesquisa química dissociada de preocupações quanto ao ensino. 

formação de professores, identidade docente, licenciatura em Química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço Aberto

 

A invasão do agrotóxico na agricultura: abordagem para o estudo das funções orgânicas em perspectiva freireana da educação numa escola pública

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160252

Anne Caroline C. Santos
Amélia B. Souza
Thales S. Silva
Maria Clara P. Cruz

Relatos de Sala de Aula

Nesta pesquisa foi estudado o contexto do tema social agrotóxico, e o conteúdo de funções orgânicas, utilizando o referencial freireano adaptado à educação formal. O procedimento metodológico foi constituído nos três momentos pedagógicos de Delizoicov ajustado às ideias de Paulo Freire. A problematização ocorreu através de uma pesquisa de sondagem com os agricultores da região em que a escola está inserida, gerando debate com os educandos em torno de um vídeo sobre o temático Agrotóxico. Na organização de conhecimento, foi ministrada uma aula sobre haletos orgânicos e funções nitrogenadas, desenvolvendo a contextualização. Já na aplicação de conhecimento, identificaram-se os principais grupos funcionais presentes nos agrotóxicos que são utilizados naquela região. Foram desenvolvidas produções textuais como dado analítico. Para o diagnóstico dos dados, a análise textual discursiva foi utilizada, o que permitiu verificar que a perspectiva freireana transformou a realidade concreta em que os estudantes vivem pela emancipação social, cultural e política. Nesse sentido, reconhecê-los como sujeitos de uma outra pedagogia e dialogar através de suas identidades e histórias fez toda a diferença. Então, o conhecimento escolar se articulou com a realidade e a educação se estabeleceu como elemento de transformação através da alfabetização científica sobre a química dos agrotóxicos.

agrotóxicos, contextualização, funções orgânicas

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Iônico ou covalente? Dama Química como forma lúdica e interativa para o Ensino de Química na Educação Básica

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160262

Lindaura Laís S. Santos
Deise M. Lima
Maria José D. Sales
Eltamara S. da Conceição

Relatos de Sala de Aula

Este artigo descreveu e analisou a aplicação de uma atividade lúdica em sala de aula, o jogo didático-pedagógico “Dama Química”, desenvolvida por estudantes de graduação em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A utilização do jogo facilitou o aprendizado dos educandos, tendo sido considerado uma excelente alternativa auxiliar/complementar no ensino de Química. Desse modo, caracterizou-se como uma proposta viável por ter baixo custo e fácil confecção, para dinamizar a aula de Ciências/Química. Além disso, essa experiência ajudou os futuros professores a enxergar suas potencialidades sobre o desenvolvimento de suas capacidades pessoais e profissionais, os encorajando a novos desafios em adaptações de novos jogos.

formação de professores, aprendizagem, Química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

GeomeQuímica: um jogo baseado na Teoria Computacional da Mente para a aprendizagem de conceitos de geometria molecular

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160265

Cleberson S. Silva
Márlon H. F. B. Soares

Relatos de Sala de Aula

Este trabalho teve como objetivo elaborar, confeccionar e aplicar um jogo de tabuleiro, cartas e dados para a aprendizagem do tema Geometria Molecular. Após a elaboração do jogo, baseado nos conceitos da Teoria Computacional da Mente, ele foi confeccionado e aplicado em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, ora funcionando como Jogo Didático, ora como Jogo Pedagógico. Os dados foram coletados com métodos qualitativos como gravação em áudio e vídeo e anotações em diário de campo. Tais dados foram estudados por meio da Análise de Conteúdo. A partir das atividades desenvolvidas, foi possível perceber que jogos baseados na Teoria Computacional da Mente têm grande potencial para facilitar a aprendizagem de assuntos vistos nas aulas de Química. Nessa teoria, os jogos são desenvolvidos contendo em seu escopo muitas informações que auxiliam a estrutura mental do aluno a construir o conhecimento. Para a Teoria Computacional da Mente, quanto mais informações o sujeito recebe, melhor poderá ser a sua resposta a um problema ou indagação.

jogo, jogo pedagógico, jogo didático, GeomeQuímica, teoria computacional da mente

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

O caso Alice Ball: uma proposta interseccional para o Ensino de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160246

Carolina Q. Santana
Letícia dos S. Pereira

Ensino de Química em Foco

Este texto é parte de um estudo sobre a interseccionalidade de Raça e Gênero na História e Ensino de Química centrado na trajetória da química norte-americana Alice Augusta Ball (1892-1916). Apresentamos brevemente a trajetória de Alice Ball, seu legado para a química e medicina, o processo de apagamento do seu trabalho e a redescoberta da sua história. Utilizando o desenho metodológico da Design Research, desenvolvemos uma sequência didática para o Ensino de Química concebida para inserir nas aulas de química a discussão sobre representatividade e interseccionalidade nas ciências. Iniciamos o primeiro ciclo do design, estabelecendo seus princípios e elaborando um protótipo que foi submetido à revisão por pares. Após tal avaliação, reformulamos a sequência didática, que pretendemos utilizar em escolas públicas de Salvador e da região do Recôncavo da Bahia.

Alice Ball, efeito Matilda, ensino de química, interseccionalidade

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

Metalurgia do ferro em África: A Lei 10.639/03 no Ensino de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160258

Antônio C. B. Alvino
Aliny G. Silva
Geisa L. M. Lima
Marysson J. R. Camargo
Marilene B. Moreira
Anna M. C. Benite

Ensino de Química em Foco

Este artigo versa sobre a implementação da Lei n. 10.639/2003 no ensino de química. Apresentamos as contribuições dos povos africanos e da diáspora para desenvolvimento da metalurgia brasileira. Foram atores desta investigação 29 estudantes do ensino médio, com idade entre 14 e 20 anos e 8 professores/as de química em formação inicial e continuada. A investigação foi registrada em áudio e vídeo, transcrita e analisada segundo os critérios da análise da conversação. Nossos resultados demonstram possibilidades de ensinar química a partir de uma abordagem epistêmica de matriz africana.

tecnologia africana, Lei n. 10.639/2003, ferro

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

Atividade antioxidante de frutas cítricas: adaptação do Método do DPPH para experimentação em sala de aula

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160251

Marcia Cristina C. Oliveira
Rodrigo César F. Barbosa
Danilo C. Flores

Experimentação no Ensino de Química

A possibilidade de relacionar conteúdos acadêmicos com o cotidiano mostra-se como estratégia para despertar o interesse e compreensão do aluno. Neste sentido, este trabalho propõe a adaptação do método do DPPH• para avaliar qualitativamente a atividade antioxidante de frutas cítricas, sendo avaliados seis sucos de frutas, tendo o morango e a laranja apresentado maior atividade antioxidante. Em seguida realizou-se a análise para determinação do IC50 dos sucos de tangerina (19,5 mg/mL) e laranja (10,4 mg/mL) frente ao DPPH•. Estes resultados validam a metodologia simplificada como modelo de experimentação para alunos do ensino médio, já que os sucos de frutas com maiores propriedades antioxidantes descoraram rapidamente a solução de DPPH•.

cítricos, espécies radicalares, ensino médio

02-EQM-29-12.pdf PDF: Experimentação no Ensino de Química

 

Tintura de Iodo como potencial reagente para a Experimentação no Ensino de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160259

Lucas S. Fernandes
Arenaldo R. A. Silva

Experimentação no Ensino de Química

Este estudo refere-se à proposição de experimentos de baixo custo utilizando a tintura de iodo (solução alcoólica de iodo e iodeto de potássio) como reagente principal. A opção por esse reagente se deu por alguns motivos, a saber: 1- baixo custo; 2- disponibilidade; 3- alta reatividade; 4- cinética reacional rápida; 5- evidências colorimétricas aparentes da ocorrência de reações químicas. Baseando-se nesses aspectos e na literatura sobre experimentação, foram elaborados seis roteiros experimentais. Recomenda-se que os experimentos propostos sejam inseridos em uma estratégia didática investigativa que articule aspectos teóricos e práticos dos conhecimentos químicos. Espera-se que a realização das atividades experimentais propostas proporcione aos estudantes o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes.

tintura de iodo, experimentação, ensino de Química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Experimentação no Ensino de Química

 

Avaliando Métricas em Química Verde de Experimentos Adaptados para a Degradação do Corante Amarelo de Tartrazina para Aulas no Ensino Médio

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160260

Kayanne Maria S. Santos
Lylian M. A. Lima
Tatiane S. Santos
Ângelo F. Pitanga

Experimentação no Ensino de Química

A utilização de corantes tem sido uma preocupação mundial, em especial quando se trata de sua relação com as questões de saneamento ambiental. Diversas técnicas têm sido desenvolvidas e/ou aperfeiçoadas, de modo que apresentem melhores resultados na degradação de corantes recalcitrantes. Num momento inicial desta investigação, procedeu-se a adaptação de Processos Eletroquímicos Oxidativos Avançados (PEOAs) para a degradação do corante amarelo de tartrazina (AT), para que pudessem ser reproduzidos em aulas de Ensino Médio. Contudo, os avanços nas pesquisas permitiram observar que a adaptação desses experimentos apresentava diversos elementos da química verde, e com isso, este artigo tem por objetivo apresentar uma avaliação das métricas em química verde de experimentos adaptados para à degradação de amarelo de tartrazina. 

química verde, métricas, adaptação de experimentos, amarelo de tartrazina

02-EQM-29-12.pdf PDF: Experimentação no Ensino de Química

  

Revista Completa 43-4

20-Normas.pdf PDF: Revista Completa

 

Normas

20-Normas.pdf PDF: Normas para Submissão

Sociedade Brasileira de Química © 2024

Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.