Voltar à Coleção Completa

QNEsc #15

QNEsc #15 - Maio - 2002

qnesc-15.jpg

(Re) Conhecendo o PET

Rita de Cássia Campos Pereira, Andréa Horta Machado e Glaura Goulart Silva

Química e Sociedade

PET, educação ambiental, plásticos

Este trabalho tem como objetivo oferecer ao professor um material de apoio para a abordagem de questões ambientais em aulas de química. O tema escolhido foi a embalagem de refrigerantes conhecida como PET. No artigo discute-se a relação entre a constituição e as propriedades desse material e seu uso crescente.

v15a01.pdf v15a01.pdf

Visões de Ciência e sobre o Cientista

Luis Kosminsky e Marcelo Giordan

O Aluno em Foco

Foram investigadas as concepções sobre Ciências e o agir dos cientistas, aplicando-se um questionário e obtendo-se representações do cotidiano de cientistas através de desenhos de estudantes do ensino médio. Algumas concepções formais sobre Ciências são apresentadas a partir das idéias de teóricos da Epistemologia das Ciências. Defende-se a necessidade de se introduzir elementos da cultura científica para se aprimorar o ensino de Ciências nas salas de aula, com base em argumentos epistemológicos, ideológicos e metodológicos.

v15a03.pdf v15a03.pdf

Petróleo: um tema para o ensino de química

Luiz Claudio de Santa Maria, Marcia C. Veiga Amorim, Mônica R. Marques Palermo de Aguiar, Zilma A. Mendonça Santos, Paula Salgado C.B. Gomes de Castro e Renata G. Balthazar

O Aluno em Foco

O petróleo é um assunto em evidência e muitas pessoas sabem da sua importância para a sociedade. Mas, o que poucos conhecem é a enorme variedade de conceitos que podem ser desenvolvidos, em sala de aula, a partir desse tema. O artigo descreve um relato de como associar os tópicos de Química Orgânica às informações do petróleo, além de sugerir atividades experimentais.

v15a04.pdf v15a04.pdf

Popularização da Ciência e Mídia Digital

Marcelo Eichler e José Claudio Del Pino

Educação em Química e Multimídia

O atual panorama tecnológico permite diversas leituras sobre a utilização de computadores em processos de popularização da Ciência. Em uma destas, a mídia digital cria novos espaços e formatos para a divulgação de temas de amplo interesse à sociedade. Neste artigo, são comparadas algumas ferramentas em relação ao seu potencial uso para o ensino de Química.

v15a05.pdf v15a05.pdf

Células a Combustível : Energia Limpa a Partir de Fontes Renováveis

H. Mercedes Villullas, Edson A. Ticianelli e Ernesto R. González

Atualidades em Química

Uma das principais forças motivadoras da pesquisa científica e tecnológica é procurar soluções para os problemas que afetam a sociedade, como, por exemplo, a geração de energia. Este artigo define o que são as células a combustível, discute de forma resumida os princípios que determinam o seu funcionamento e apresenta alguns dos mais recentes progressos nas suas aplicações.

v15a06.pdf v15a06.pdf

Ética e Autonomia : A Visão de um Professor do Ensino Médio

Ricardo Gauche e Elizabeth Tunes

Pesquisa no Ensino de Química

Neste trabalho, é esboçada e discutida a relação entre ética e autonomia, conforme a reflexão feita por um professor de Química do Ensino Médio, ao narrar sua trajetória profissional.

v15a07.pdf v15a07.pdf

Algumas Reações do Enxofre de Importância Ambiental

Arnaldo Alves Cardoso e Alexandre Franco

Experimentação no Ensino de Química

Atualmente, a poluição, especialmente a atmosférica, tem recebido destaque nos cursos de Química. Entretanto, ainda faltam experimentos específicos que demonstrem a relação entre a Química e os atmosfera e como se pode fazer a determinação de um composto gasoso presente na Este artigo discute algumas reações de interesse ambiental envolvendo a química do experimento no qual essas reações podem ser acompanhadas e relacionadas com reações que e nos procedimentos de análise de gases atmosféricos discutidos no texto.

v15a08.pdf v15a08.pdf

Polímeros Superabsorventes e as Fraldas Descartáveis : um Material Alternativo para o Ensino de Polímeros

José Carlos Marconato e Sandra Mara M. Franchetti

Experimentação no Ensino de Química

Neste trabalho, propõe-se uma forma alternativa para o ensino de polímeros, por meio da utilização das fraldas descartáveis, um material constituído essencialmente de polímeros de origem natural ou sintética.

v15a09.pdf v15a09.pdf

Saneamento ambiental por métodos eletroquímicos : I - Tratamento de Soluções Aquosas

Jorge G. Ibanez

Experimentação no Ensino de Química

Este artigo, após apresentar uma breve revisão das contribuições das técnicas eletroquímicas diretas e indiretas para a melhoria do ambiente, descreve experimentos em microescala para demonstrar algumas delas, especificamente nas áreas de remoção de corantes e de destruição de compostos orgânicos tóxicos.

v15a10.pdf v15a10.pdf

Editorial

Corpo Editorial

Editorial

v15a00.pdf v15a00.pdf

Química na cabeça

Eduardo Fleury Mortimer - UFMG

Resenha

Química na cabeça. Alfredo Luis Mateus. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001. 128 p. ISBN 85-7041-291-6. R$30,00.

v15a11.pdf v15a11.pdf

Disciplinas e integração curricular: história e políticas

Marcia Serra Ferreira - Faculdade de Educação / UFRJ

Resenha

Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo (orgs.). Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 224 p. ISBN 85-7490-129-6. R$20,00 (http://www.dpa.com.br).

v15a11.pdf v15a11.pdf

Fósforo

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

v15a12.pdf v15a12.pdf

Ácidos Orgânicos: dos Primórdios da Quí­mica Experimental À Sua Presença em Nosso Cotidiano

Antonio Rogério Fiorucci, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Éder Tadeu Gomes Cavalheiro

Atualidades em Quí­mica

Ácidos orgânicos, biomoléculas, cotidiano

Em virtude da inexpressiva contextualização sócio-cultural disponível em livros didáticos do Ensino Médio em relação às substâncias orgânicas e destas, geralmente, serem abordadas somente quanto ao aspecto da nomenclatura das funções orgânicas, o presente trabalho objetiva mostrar a importância dos ácidos orgânicos como substâncias no cotidiano, assim como a relação da descoberta destes ácidos com o próprio desenvolvimento da Quí­mica. Assim, este artigo objetiva contribuir com subsí­dios que auxiliem o professor a atrair a atenção dos alunos em aulas de Ensino Médio.

v15a02.pdf v15a02.pdf


Voltar à Coleção Completa
 
on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.