Voltar Coleo Completa

QNEsc #15

QNEsc #15 - Maio - 2002

qnesc-15.jpg

(Re) Conhecendo o PET

Rita de Cássia Campos Pereira, Andréa Horta Machado e Glaura Goulart Silva

Química e Sociedade

PET, educação ambiental, plásticos

Este trabalho tem como objetivo oferecer ao professor um material de apoio para a abordagem de questões ambientais em aulas de química. O tema escolhido foi a embalagem de refrigerantes conhecida como PET. No artigo discute-se a relação entre a constituição e as propriedades desse material e seu uso crescente.

v15a01.pdf v15a01.pdf

Visões de Ciência e sobre o Cientista

Luis Kosminsky e Marcelo Giordan

O Aluno em Foco

Foram investigadas as concepções sobre Ciências e o agir dos cientistas, aplicando-se um questionário e obtendo-se representações do cotidiano de cientistas através de desenhos de estudantes do ensino médio. Algumas concepções formais sobre Ciências são apresentadas a partir das idéias de teóricos da Epistemologia das Ciências. Defende-se a necessidade de se introduzir elementos da cultura científica para se aprimorar o ensino de Ciências nas salas de aula, com base em argumentos epistemológicos, ideológicos e metodológicos.

v15a03.pdf v15a03.pdf

Petróleo: um tema para o ensino de química

Luiz Claudio de Santa Maria, Marcia C. Veiga Amorim, Mônica R. Marques Palermo de Aguiar, Zilma A. Mendonça Santos, Paula Salgado C.B. Gomes de Castro e Renata G. Balthazar

O Aluno em Foco

O petróleo é um assunto em evidência e muitas pessoas sabem da sua importância para a sociedade. Mas, o que poucos conhecem é a enorme variedade de conceitos que podem ser desenvolvidos, em sala de aula, a partir desse tema. O artigo descreve um relato de como associar os tópicos de Química Orgânica às informações do petróleo, além de sugerir atividades experimentais.

v15a04.pdf v15a04.pdf

Popularização da Ciência e Mídia Digital

Marcelo Eichler e José Claudio Del Pino

Educação em Química e Multimídia

O atual panorama tecnológico permite diversas leituras sobre a utilização de computadores em processos de popularização da Ciência. Em uma destas, a mídia digital cria novos espaços e formatos para a divulgação de temas de amplo interesse à sociedade. Neste artigo, são comparadas algumas ferramentas em relação ao seu potencial uso para o ensino de Química.

v15a05.pdf v15a05.pdf

Células a Combustível : Energia Limpa a Partir de Fontes Renováveis

H. Mercedes Villullas, Edson A. Ticianelli e Ernesto R. González

Atualidades em Química

Uma das principais forças motivadoras da pesquisa científica e tecnológica é procurar soluções para os problemas que afetam a sociedade, como, por exemplo, a geração de energia. Este artigo define o que são as células a combustível, discute de forma resumida os princípios que determinam o seu funcionamento e apresenta alguns dos mais recentes progressos nas suas aplicações.

v15a06.pdf v15a06.pdf

Ética e Autonomia : A Visão de um Professor do Ensino Médio

Ricardo Gauche e Elizabeth Tunes

Pesquisa no Ensino de Química

Neste trabalho, é esboçada e discutida a relação entre ética e autonomia, conforme a reflexão feita por um professor de Química do Ensino Médio, ao narrar sua trajetória profissional.

v15a07.pdf v15a07.pdf

Algumas Reações do Enxofre de Importância Ambiental

Arnaldo Alves Cardoso e Alexandre Franco

Experimentação no Ensino de Química

Atualmente, a poluição, especialmente a atmosférica, tem recebido destaque nos cursos de Química. Entretanto, ainda faltam experimentos específicos que demonstrem a relação entre a Química e os atmosfera e como se pode fazer a determinação de um composto gasoso presente na Este artigo discute algumas reações de interesse ambiental envolvendo a química do experimento no qual essas reações podem ser acompanhadas e relacionadas com reações que e nos procedimentos de análise de gases atmosféricos discutidos no texto.

v15a08.pdf v15a08.pdf

Polímeros Superabsorventes e as Fraldas Descartáveis : um Material Alternativo para o Ensino de Polímeros

José Carlos Marconato e Sandra Mara M. Franchetti

Experimentação no Ensino de Química

Neste trabalho, propõe-se uma forma alternativa para o ensino de polímeros, por meio da utilização das fraldas descartáveis, um material constituído essencialmente de polímeros de origem natural ou sintética.

v15a09.pdf v15a09.pdf

Saneamento ambiental por métodos eletroquímicos : I - Tratamento de Soluções Aquosas

Jorge G. Ibanez

Experimentação no Ensino de Química

Este artigo, após apresentar uma breve revisão das contribuições das técnicas eletroquímicas diretas e indiretas para a melhoria do ambiente, descreve experimentos em microescala para demonstrar algumas delas, especificamente nas áreas de remoção de corantes e de destruição de compostos orgânicos tóxicos.

v15a10.pdf v15a10.pdf

Editorial

Corpo Editorial

Editorial

v15a00.pdf v15a00.pdf

Química na cabeça

Eduardo Fleury Mortimer - UFMG

Resenha

Química na cabeça. Alfredo Luis Mateus. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001. 128 p. ISBN 85-7041-291-6. R$30,00.

v15a11.pdf v15a11.pdf

Disciplinas e integração curricular: história e políticas

Marcia Serra Ferreira - Faculdade de Educação / UFRJ

Resenha

Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo (orgs.). Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 224 p. ISBN 85-7490-129-6. R$20,00 (http://www.dpa.com.br).

v15a11.pdf v15a11.pdf

Fósforo

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

v15a12.pdf v15a12.pdf

cidos Orgnicos: dos Primrdios da Qumica Experimental Sua Presena em Nosso Cotidiano

Antonio Rogrio Fiorucci, Mrlon Herbert Flora Barbosa Soares, der Tadeu Gomes Cavalheiro

Atualidades em Qumica

cidos orgnicos, biomolculas, cotidiano

Em virtude da inexpressiva contextualizao scio-cultural disponvel em livros didticos do Ensino Mdio em relao s substncias orgnicas e destas, geralmente, serem abordadas somente quanto ao aspecto da nomenclatura das funes orgnicas, o presente trabalho objetiva mostrar a importncia dos cidos orgnicos como substncias no cotidiano, assim como a relao da descoberta destes cidos com o prprio desenvolvimento da Qumica. Assim, este artigo objetiva contribuir com subsdios que auxiliem o professor a atrair a ateno dos alunos em aulas de Ensino Mdio.

v15a02.pdf v15a02.pdf


Voltar Coleo Completa
 
on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.