Expediente/Sumário
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O desenvolvimento profissional docente em Química no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160387
Carolina dos Santos Fernandes
Carlos Alberto Marques
Espaço Aberto
O trabalho tem como foco discutir a importância de políticas públicas de formação docente, em especial o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no desenvolvimento profissional docente, tomando como referência dois depoimentos de sujeitos que estiveram à frente do processo de gênese e desenvolvimento do PIBID. Ao lançarmos um olhar para o PIBID no atual contexto de implementação de novas políticas públicas, como a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum da Formação de Professores/as, advoga-se para o fortalecimento do programa dadas as suas potencialidades distintivas à formação docente e sua contribuição para o fortalecimento de políticas públicas educacionais nacionais que problematizem à docência. O PIBID também tem repercutido positivamente na formação docente em Química e na ampliação de produções acadêmicas derivadas das experiências em parceria entre Universidade e Escola.
desenvolvimento profissional docente, PIBID, ensino de Química
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A expansão industrial química europeia: os processos Leblanc e Solvay
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160378
Ivo Bernardi de Freitas
Gildo Girotto Júnior
História da Química
A história da expansão industrial nos séculos XVIII e XIX na Europa envolveu a ascensão de processos químicos como o da produção artificial de soda. Acreditamos que a narrativa do episódio histórico apresentada neste artigo tem potencial interdisciplinar, já que, segundo nosso entendimento, ao ser narrado a partir de uma perspectiva historiográfica próxima das ideias dos science studies, dialoga com conhecimentos que podem ser explorados por várias disciplinas. Dessa forma, objetivamos apresentar uma narrativa construída a partir de fontes históricas secundárias, mas que exploram contextos sociais, políticos, econômicos e ambientais, bem como conhecimentos que ultrapassam as fronteiras disciplinares da Química. Esperamos que, com essa abordagem, possamos estimular reflexões sobre a interdisciplinaridade na escola, permitindo que professores incorporem tais reflexões em seus diferentes contextos.
fabricação de soda na Europa, processos Leblanc e Solvay, interdisciplinaridade
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#Nanoteam: o ensino da nanociência por meio do método Jigsaw e da Atividade Experimental Problematizada (AEP)
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160374
Carol de Souza Berger
Bruna Marine Damm
Paulo Rogerio Garcez de Moura
André Romero da Silva
Relatos de Sala de Aula
O presente artigo descreve um relato de prática voltada para o ensino de Química, com enfoque na nanociência/nanotecnologia por meio do projeto denominado #Nanoteam. Os participantes foram discentes da terceira série do Ensino Médio de uma escola particular de Linhares, ES. As atividades do projeto aconteceram de forma remota e foram desenvolvidas com base no método Jigsaw e na Atividade Experimental Problematizada (AEP). Os conteúdos de Química (interações intermoleculares) foram mobilizados com a temática referente à nanotecnologia por meio de pesquisas, discussões em grupos, palestra com um especialista da área, experimentação e apresentações de produtos confeccionados pelos alunos. O projeto possibilitou aos alunos a construção e a apropriação de conceitos nanotecnológicos fundamentais para promoção da criticidade científica. Além disso, houve a participação dos alunos de forma ativa e colaborativa durante o processo de ensino-aprendizagem.
nanotecnologia, interações intermoleculares, experimentação, Atividade Experimental Problematizada
PDF: Relatos de Sala de Aula
Fotografia como eixo integrador de Arte, Química e Física: desenvolvimento e contribuições do projeto “Ciência da Fotografia” na construção do protagonismo e conhecimento científico em estudantes do ensino médio
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160376
Majorie Mara Malacarne
Barbara Queiroz Guimarães
Luma Barbosa Magnago
Itamar Ferreira da Costa
Relatos de Sala de Aula
Devido à importância da interdisciplinaridade, experimentação e protagonismo discente na melhoria do processo de aprendizagem, anualmente, é promovido um evento escolar no qual os alunos são protagonistas na elaboração dos trabalhos. O tema central de 2022 foi: Tecendo novas manhãs - A vida devia ser bem melhor e será! Diferentes componentes curriculares propuseram trabalhos relacionados à fotografia, dentre eles Arte, Química e Física com o trabalho “Ciência da Fotografia”. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos a partir deste projeto e discutir a sua contribuição na construção do conhecimento científico dos alunos. Nesta atividade, os estudantes construíram uma máquina fotográfica pinhole, fabricaram papel fotográfico e revelaram as fotos captadas, obtendo imagens nítidas e detalhadas. O engajamento dos alunos e suas percepções ao final do trabalho mostram a importância de estimular o protagonismo científico e instigar o docente a desenvolver metodologias diferenciadas de ensino.
fotografia, protagonismo, interdisciplinariedade
PDF: Relatos de Sala de Aula
Reflexões de práticas docentes no contexto do estágio supervisionado envolvendo ensino de funções orgânicas oxigenadas
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160373
Mara Célia Rodrigues da Costa
Márcia Tallia de Lima Santiago
Damião Sampaio de Sousa
Márcia Jean de Amorim Batista
Zilvanir Fernandes de Queiroz
Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior
Ensino de Química em Foco
O estágio supervisionado em cursos de Licenciatura pode ser uma etapa formativa para (re)pensar à docência na educação básica. Este artigo objetiva refletir sobre práticas docentes no estágio de regência realizado por três licenciandos em Química que ensinaram funções orgânicas oxigenadas para alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública cearense. Considerando o método reflexivo com uso de imagens, alinhou-se tal estágio com as três fases da ação do professor reflexivo (reflexão-na-ação, reflexão-sobre-a- -ação e reflexão sobre a reflexão-na-ação) para coleta e análise de dados em fotos, vídeos e diálogos sobre momentos de aulas práticas laboratoriais ministradas pelos três sujeitos da pesquisa. Os resultados reportam dois pontos de reflexão: 1) A planaridade de moléculas de funções orgânicas oxigenadas, observada por meio de modelagem molecular analógica e em perspectiva tridimensional, o que facilitou o aprendizado de conceitos químicos; 2) A proatividade e interação dos alunos na aula, sendo estimulada pela mediação do professor/estagiário, o que pode potencializar a prática docente futura deste sujeito.
formação inicial de professores, professor reflexivo, ensino de Química
PDF: Ensino de Química em Foco
Avaliação da metodologia Peer Instruction no aprendizado de termodinâmica na graduação em Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160380
Geraldo Novaes Tessaro
Antoni Guilherme Souza Silva
Roberto Pereira Santos
Denise Rocco de Sena
Ensino de Química em Foco
Estudantes frequentemente carregam interpretações equivocadas acerca de conceitos da termodinâmica. Em virtude disso, o presente trabalho propôs a aplicação da metodologia Peer Instruction durante um semestre na disciplina de Físico-química I. Esta metodologia ativa de ensino é caracterizada pelo estímulo da interação e da discussão entre os estudantes, promovendo uma maior participação nas aulas. Os resultados sugerem que os alunos tendem a aprimorar seus hábitos de estudo, o aprendizado sobre conceitos da termodinâmica, a interação entre si e a participação durante as aulas. Foi observada uma alteração no comportamento dos estudantes, que evoluíram de ouvintes passivos para agentes ativos de seus aprendizados, desenvolvendo mais autonomia em seus estudos, utilizando o conhecimento em maturação para discutir ideias com os colegas e aprender em um ambiente de socialização dos saberes. Conclui-se que a metodologia Peer Instruction é passível de aplicação e adaptação no ensino de Química.
peer instruction, termodinâmica, metodologias ativas
PDF: Ensino de Química em Foco
Uma revisão bibliográfica sobre a Divulgação Científica em eventos da área de Ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160371
Bruna Gabriele Eichholz Vieira
Roger Bruno de Mendonça
Bruno dos Santos Pastoriza
Alessandro Cury Soares
Cadernos de Pesquisa
Assumindo a relevância e o crescimento de pesquisas no campo da Educação Química, emerge a necessidade de entender a DC como uma estratégia com grande potencial educativo para o Ensino de Química, a medida que permite a compreensão pública de conhecimentos científicos para a sociedade. Este trabalho tem como objetivo apresentar um mapeamento de trabalhos publicados e direcionados a discussões da DC em dois eventos reconhecidos pela comunidade da área do Ensino de Química, o Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e o Encontro e Debates em Ensino de Química (EDEQ) de 2012 a 2023. Como metodologia de análise, foram utilizadas discussões pautadas na revisão da literatura, que envolveu a seleção dos trabalhos publicados nos anais desses eventos. Com base nas análises realizadas, foi possível traçar uma visão geral sobre como se constituem e como as práticas de DC são apropriadas por diferentes pesquisadores do campo do Ensino de Química. Diante disso, a pesquisa apresenta a evolução temporal das publicações nos dois eventos, o percentual das temáticas abordadas, as metodologias de pesquisa, os referenciais teóricos e os principais pesquisadores no campo da DC.
Divulgação da ciência, revisão da literatura, ENEQ, EDEQ
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A Etnoquímica na produção de cerâmica tradicional: interseções entre Saberes Ancestrais e a Química Moderna
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160375
Samuel Antonio Silva do Rosario
Cadernos de Pesquisa
A integração de conhecimentos tradicionais com conceitos científicos modernos tem se mostrado valiosa em diversos campos de estudo. Neste artigo, investigam-se as interseções entre os saberes ancestrais e a Química moderna dentro do contexto da produção cerâmica na Vila Cuera, localizada em Bragança, Pará, Brasil. O foco recai sobre como práticas tradicionais de seleção e manipulação da argila, enriquecidas pelo uso de aditivos naturais como o caraipé e o chamote, estão intrinsecamente ligadas a conceitos químicos, influenciando as propriedades físico-químicas e térmicas dos artefatos cerâmicos. Através de uma abordagem metodológica etnográfica, envolvendo observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise fotográfica, o estudo destaca a Etnoquímica como um campo que une saberes tradicionais e ciência da Química. Os resultados demonstram que a aplicação de técnicas hereditárias na cerâmica da Vila Cuera não apenas reflete uma compreensão empírica das propriedades da argila, mas também ressoa com os princípios da Química moderna, afetando diretamente a plasticidade, resistência, porosidade e durabilidade dos produtos cerâmicos. Pretende- -se que este artigo evidencie a importância de integrar os saberes tradicionais ao ensino, aprendizagem e à prática da Química contemporânea, argumentando que tal integração oferece uma perspectiva educacional mais rica e inclusiva, essencial para o avanço da disciplina e para o desenvolvimento de profissionais de Química e educadores com uma compreensão abrangente e multicultural da ciência.
cerâmica tradicional, etnoquímica, química, educação em química, saberes tradicionais
PDF: Cadernos de Pesquisa
Revista Completa 47-1
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Normas
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