Jogos e atividades lúdicas no ensino de Química: a experiência de planejar e implementar uma disciplina
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160381
Anike A. Arnaud
Ludicidade no Ensino de Química
Explorar o uso de jogos e atividades lúdicas na formação de futuros professores de Química permite que os licenciandos desenvolvam uma compreensão prática de como integrar a ludicidade no currículo escolar. Dessa forma, o objetivo deste artigo é compartilhar a experiência de planejar e implementar uma disciplina sobre a temática em um curso de Licenciatura em Química. O artigo aborda, portanto, a organização da disciplina em três módulos principais: perspectivas teóricas; análise da literatura; e produção de jogos e atividades lúdicas. As características de cada módulo são discutidas buscando destacar a organização, referenciais teóricos adotados e as contribuições na formação de professores. Conclui-se que a formação focada no lúdico contribui para a construção de um repertório de estratégias para abordar diferentes necessidades dos alunos.
dinâmica de jogos, erro construtivo, formação de professores, ludicidade
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Lúdico na formação inicial: o responsável pelo “bug” dos jogos pedagógicos?
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160415
Felipe Augusto de Mello Rezende
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Ludicidade no Ensino de Química
A pesquisa consiste em uma análise documental de dez Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Química de diferentes lugares do país, para verificar como/se o lúdico é abordado na formação inicial, e delinear perfis formativos no campo do jogo. Identificou-se uma única disciplina específica de jogo em um PPC, a qual é ofertada em caráter optativo. Nos demais, o lúdico era citado explicitamente como componente curricular de outras disciplinas, ou, implicitamente, por meio de termos como: materiais didáticos e tendências para o ensino de Química. Ao delinear os perfis formativos, constatou-se a predominância da perspectiva positivista, que contempla elementos da racionalidade técnica e prática, e modelos baseados na perspectiva crítica. Os resultados indicam a necessidade de (re)pensar a formação não apenas “para” e “sobre” o jogo – racionalidades técnica e prática – mas uma formação que viabilize a formação “pelo” jogo, que discuta elementos filosóficos e epistemológicos.
jogo, licenciatura em química, formação de professores
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Materiais didáticos, ludicidade e criatividade: diferentes elementos no jogo da formação de professores de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160430
Cynthia Torres Daher
Michele Waltz Comarú
Carolina Nascimento Spiegel
Ludicidade no Ensino de Química
Este artigo aborda pesquisa realizada junto a licenciandos em Química, egressos e seus professores formadores no Instituto Federal do Espírito Santo, envolvendo vivências em oficinas de produção de materiais didáticos criadas como atividade curricular na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências. A pesquisa teve por objetivo investigar a avaliação desses participantes quanto ao papel da experiência de produção de materiais didáticos na formação docente, incluindo a própria formação. A investigação se efetivou como uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, no formato de estudo de caso. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas realizadas com docentes formadores e de questionário aplicado a licenciandos e egressos que participaram das oficinas. Os resultados apontaram que a associação da criação de materiais didáticos com o incentivo à ludicidade se configura como impulsionadora da criatividade e de processos formativos de maior estímulo à autonomia e autoria docentes.
ensino de química, autonomia, oficina pedagógica
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Um estudo acerca dos atributos dos jogos e reflexões teórico-epistemológicas na/para a formação de professores/as de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160417
Thais Pedro Lima
Rhuan Guimarães da Rocha
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Adriana Marques de Oliveira
Ludicidade no Ensino de Química
A utilização de jogos na formação de professores/as de Química é uma temática que apresenta discussões e reflexões incipientes, sublinha-se a necessidade de fundamentos teórico-epistemológicos, além de uma taxonomia agregada de atributos para o entendimento de jogos a fim de subsidiar propostas nessa vertente. Diante disso, o objetivo deste manuscrito foi compreender os atributos dos jogos descritos pelos/as licenciandos/as do Curso de Química e mapear os trabalhos publicizados em periódicos e no Banco de Teses e Dissertações. A natureza da pesquisa foi ancorada na metanálise qualitativa e a metodologia de análise foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicaram que os/as licenciandos/as não compreendem a taxonomia dos jogos, embora reconheçam a importância de atributos como conflito, comunicação e segurança. A reflexão sobre o uso dos jogos mostrou-se fundamental para refletir acerca das práticas pedagógicas com potencialidades formativas.
ludicidade, análise textual discursiva, taxonomia
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Chemical Pursuit: impressões de professores formadores sobre um jogo educativo formalizado para a formação inicial docente em Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160431
Verenna Barbosa Gomes
Josilãna Silva Nogueira
Eduardo de Alcantara Alencar
Ludicidade no Ensino de Química
Questões de diferentes naturezas têm impactado no desinteresse dos licenciandos pelas disciplinas didático-pedagógicas nos cursos de Licenciatura. Frente à necessidade de aumentar o interesse por essas disciplinas pelos estudantes, os autores deste trabalho apostam no uso dos jogos educativos no contexto dessas disciplinas. Portanto, elaborou-se um jogo educativo formalizado de tabuleiro focado na base teórica que subsidia a discussão de conhecimentos inerentes à formação docente em Química. O objetivo desta pesquisa é investigar, sob a ótica dos professores formadores, percepções e perspectivas destes sobre as possibilidades e contribuições do jogo na relação entre os licenciandos e as disciplinas do curso voltadas especificamente ao Ensino de Química. Entrevistas semiestruturadas indicaram tais contribuições, tanto no reconhecimento e no desejo de uso do jogo nas práticas formativas pelos professores formadores, quanto na importância do jogo para a articulação direta com o conteúdo científico das disciplinas abordadas.
lúdico, jogo educativo formalizado, formação docente em química
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Proposição de jogos educativos por licenciandos em Química: um estudo de caso
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160407
Lucas Ferreira Costa
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Ludicidade no Ensino de Química
Este estudo qualitativo investigou a proposição de jogos por licenciandos em Química com base na Educação Lúdica de Protagonização. A triangulação da pesquisa consistiu em análise documental, questionário semi-estruturado, observação e gravação da apresentação das proposições de jogos. Após análise de conteúdo, validou-se as inferências por meio de um grupo focal e conversas via WhatsApp. Os resultados apontam um caráter de não exclusão dos jogos, mesmo com distinção de moradia, raça e classe social. Porém, a diversidade de jogos e sua intensidade de uso decaiu em relação a gênero e faixa etária. Notou-se que os licenciandos jogadores ativos propuseram jogos com maior naturalidade, e que considerar a Cultura Lúdica Discente pode potencializar as propostas. Ao concatenar o modelo de proposição de jogos com a ELP, foram mobilizados conhecimentos docentes e funções do ensino na perspectiva lúdico-protagonizadora para o ensino e formação de professores de química.
educação lúdica, proposição de jogos, protagonismo discente
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Teatro Científico na formação de professores de Química: ludicidade e aprendizagem em sala de aula
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160389
Francisco José da Costa
Leonardo Figueiredo Soares
Jairo Ribeiro de Lima
Maria Goretti de Vasconcelos Silva
Ludicidade no Ensino de Química
O Teatro Científico (TC) é abordado como uma estratégia lúdica para promover o desenvolvimento de habilidades transversais nos professores, como pensamento crítico e resolução de problemas. Entretanto, poucas dessas práticas acadêmicas voltam-se para a formação continuada de professores de Química. Para colaborar na formação docente, fortalecendo sua atuação com o lúdico no ensino de Química, este trabalho objetiva apresentar contribuições no emprego do TC na formação continuada, buscando motivar e empoderar os educadores químicos para a implementação dessa prática. A metodologia consistiu em uma vivência formativa com TC aplicada a professores do ensino médio. A avaliação da ação constatou que 93% dos professores consideram a metodologia com uso do TC atrativa e dinâmica, com potencialidades motivadoras para desenvolver habilidades de comunicação criativa, pensamento estratégico, repertório argumentativo e cultural necessários para a abordagem lúdica das temáticas de Química.
ensino de Química, formação de professores, teatro científico
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
O Role Playing Game (RPG) como recurso educativo para fialunos com deficiência visual: um estudo de caso em escolas públicas do Distrito Federal
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160404
Isabela de Lima Felinto
Eduardo Luiz Dias Cavalcanti
Josilãna Silva Nogueira
Ludicidade no Ensino de Química
A presença de estudantes com deficiências na Educação Básica demanda por metodologias e materiais didáticos que favoreçam a permanência desses alunos nas classes comuns, e a participação com qualidade desses indivíduos no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, nesta pesquisa investigou-se as potencialidades do uso de um jogo, do tipo Role Playing Game (RPG), para alunos com deficiência visual em escolas públicas do Distrito Federal, pautando-se nas compreensões sócio interacionistas de Vigotski por meio do estudo de caso. Como resultado dessas investigações, foi possível notar as diferentes alternativas surgidas com o uso do RPG para alunos com deficiência visual. Percebeu-se que essa ferramenta pode favorecer a construção de imagens mentais por esses alunos, além de oportunizar a externalização de informações por meio das linguagens corporais, sem que as especificidades visuais se tornem empecilhos para tal.
inclusão, deficiência visual, jogos
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Uma aventura de RPG como estratégia para a formação inicial de professores de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160421
Pedro Soares Vasconcellos
Maurícius Selvero Pazinato
Ludicidade no Ensino de Química
Este artigo busca avaliar as possibilidades de inserção do Role Playing Game (RPG) como uma ferramenta pedagógica na formação inicial de professores de Química. Para isso, foi elaborada e aplicada a aventura “O Vale das Gêmeas” em quatro encontros formativos com participantes do programa de Residência Pedagógica, os quais avaliaram o jogo e seus potenciais para o ensino de Química. Os resultados mostram que a aventura produziu dados coerentes com os argumentos apresentados pela literatura como favoráveis ao uso do RPG em sala de aula, uma vez que os participantes destacaram como principal benefício da ferramenta o desenvolvimento cognitivo paralelo ao desenvolvimento de habilidades entre os participantes.
ensino de química, formação de professores, role playing game
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
RPG no ensino de tabela periódica: uma atividade lúdica aplicada ao ensino médio integrado
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160393
Júlia Lívia Viana França
Carla Katarina de Monteiro Marques
Tassio Lessa do Nascimento
Diogo Pereira Bezerra
Ludicidade no Ensino de Química
Os jogos didáticos abordam a educação como emancipação humana e transformação do sujeito, como o “Role Playing Game” (RPG), que é considerado uma importante ferramenta didático-pedagógica e é caracterizado como um “jogo de interpretação de papéis”. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagens qualitativa e semiquantitativa, utilizando o questionário diagnóstico, a aplicação do jogo didático, a roda de conversa, um teste de desempenho de Química e uma entrevista com o docente da turma. O jogo didático foi aplicado ao 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica e a análise dos dados foi realizada por meio da elaboração de uma tabela em Escala Likert e por meio do software IRAMUTEQ. Os resultados mostram que a utilização do jogo didático demonstra um alcance na transformação do sujeito, pois além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de Tabela Periódica, houve uma percepção dos discentes como protagonistas na história narrativa do jogo didático e sobre as suas próprias falas.
tabela periódica, RPG, educação profissional e tecnológica
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Debates sobre o uso de um eescape room de divulgação ficientífica no Ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160392
Ariane Carolina da Rocha
Andressa Heloísa Bagatelo
Renata Torres Mattos Paschoalino de Souza
Ana Cláudia Kasseboehmer
Ludicidade no Ensino de Química
Estratégias inovadoras de ensino vêm ganhando espaço na tentativa de motivar estudantes no aprendizado de Química, já que esta é uma disciplina pouco aclamada por estudantes do ensino médio. Por esse motivo, este estudo visa contribuir com o âmbito educacional na área de Química, analisando a satisfação das necessidades psicológicas básicas de competência, autonomia e relacionamento, através de uma atividade lúdica de escape room de divulgação científica e seu possível impacto na motivação intrínseca dos indivíduos, utilizando a Teoria da Autodeterminação. Para tanto, foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: um questionário de necessidades psicológicas básicas e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos indicam que a atividade descrita neste trabalho pode promover engajamento e motivação dos(as) estudantes em aulas de Química, ao satisfazer as suas necessidades psicológicas básicas.
escape room, divulgação científica, ensino de química
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Análise do jogo educativo energeia para abordagem do conceito de energia: experiência com licenciandos e licenciados em Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160395
Renata Joaquina de Oliveira Barboza
João Roberto Ratis Tenório da Silva
José Euzebio Simões Neto
Ludicidade no Ensino de Química
Este estudo objetiva analisar o potencial do jogo educativo Energeia, elaborado à luz da Teoria dos Perfis Conceituais, na abordagem do conceito de energia com Licenciandos e Licenciados em Química. Os jogos educativos são estratégias ludo-didáticas que ganham popularidade no ensino das ciências e favorecem os processos de ensino e aprendizagem. Assim, elaboramos o Energeia, um jogo de cartas que apresenta situações contextuais envolvendo o conceito de energia. Após a confecção do protótipo, realizamos uma aplicação teste, buscando observar jogabilidade, conteúdo científico e dinâmica de aplicação. Os resultados permitem afirmar que o jogo Energeia proporciona a abordagem do conceito de energia, com potencial de facilitar discussões acerca do conceito, o que auxilia no favorecimento da aprendizagem segundo a teoria. Além disso, teve boa receptividade por parte dos licenciandos e licenciados que participaram da pesquisa, apontando como um recurso com grandes potencialidades para o ensino do conceito abordado.
teoria dos perfis conceituais, energia, jogo educativo
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Ilustrando a história da teoria atômica de Dalton
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160405
Willian Souza dos Santos
Paulo Alves Porto
José Otavio Baldinato
Ludicidade no Ensino de Química
Este trabalho explora uma associação entre Arte e História da Ciência (HC) e descreve aspectos da elaboração e teste de aceitabilidade de uma narrativa ilustrada sobre a construção da teoria atômica de Dalton. Partindo do levantamento de fontes iconográficas de vestuário, equipamentos e arqueologia científica da época retratada, a narrativa adota a estética de histórias em quadrinhos e busca proporcionar uma experiência lúdica a professores e estudantes de química, mantendo rigor historiográfico que visa superar distorções usualmente encontradas em abordagens sobre HC em materiais didáticos. O teste do material foi conduzido com estudantes de Licenciatura em Química e revelou boa aceitação por parte desse público, contribuindo para ampliar entendimentos que os participantes traziam de sua escolaridade anterior sobre o episódio e para superar certas visões distorcidas de ciências, em particular, a visão aproblemática e ahistórica.
história ilustrada, iconografia, quadrinhos, John Dalton
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Depois da bagunça da Cachinhos Dourados: criação de uma continuação da história para a educação em ciências com crianças
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160390
Júlia Stradioto Pacolla
Tathiane Milaré
Ludicidade no Ensino de Química
O ensino de química, no contexto da educação em ciências, tem pouco enfoque nos anos iniciais do ensino fundamental I, sendo um dos motivos a especificidade da área. Nesse contexto, a ludicidade pode ser uma estratégia para viabilizar o processo. Uma das dificuldades consiste em adotar estratégias que estejam adequadas para o nível de maturidade intelectual da criança e, para isso, utilizar elementos que já são comuns ao universo infantil, como as histórias infantis, pode ser um caminho promissor. Este trabalho buscou analisar a história da Cachinhos Dourados e os Três Ursos e suas versões, identificar possíveis relações com a química, desenvolver situações problemas para o ensino de ciências investigativo e propor uma continuidade da história para abordar noções de química com crianças dos anos iniciais.
ensino por investigação, literatura infantil, anos iniciais
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Estudando sobre nutrientes no ensino fundamental com um reconto da história de João e Maria
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160420
Juliane Karoline dos Santos Lobo
Tathiane Milaré
Ludicidade no Ensino de Química
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma sequência didática baseada em um reconto do clássico infantil João e Maria, discutindo sua contribuição para processo de alfabetização científica de crianças do 5º ano do Ensino Fundamental. A sequência didática foi implementada em sete etapas, sendo que, na última, foi solicitada às crianças a elaboração de um final para o reconto. Para avaliar a presença de indicadores de alfabetização científica, foram consideradas as produções finais de dois grupos e as gravações de áudio e vídeo da aula. Os indicadores identificados foram articular ideias, investigar e ler em ciências. Evidencia-se as contribuições da articulação entre literatura e ciências para contextualização de conhecimentos de ciências nos anos iniciais e formação das crianças.
literatura infantil, anos iniciais, alfabetização científica
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Modelagem e avaliação de um jogo educacional como estratégia para o ensino de segurança de laboratório em Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160427
José Nunes da Silva Júnior
Renner C. S. Jucá
Maria S. C. Teotônio
Antonio José Melo Leite Junior
Daniel Esdras de Andrade Uchoa
Dávila Zampieri
Maria Clara de O. Alexandre
Ludicidade no Ensino de Química
O conhecimento das normas de segurança em laboratório, bem como o uso adequado de vidrarias e equipamentos, é essencial na formação de profissionais e estudantes de Química. A integração de jogos às metodologias contemporâneas pode aprimorar a compreensão e aplicação desses conceitos. Este artigo apresenta a geração e a avaliação de um jogo educacional digital, gratuito e na categoria de tabuleiro e cartas – Top Lab Game – que pode ser jogado face a face ou on-line. O jogo foi desenvolvido como uma estratégia educacional complementar às atividades curriculares do ensino em segurança de laboratório. Além disso, foi avaliado por estudantes de graduação de Agronomia, Biotecnologia, Farmácia e Química de uma universidade federal brasileira com elevada aceitação pelos estudantes, destacando-se o conteúdo, interface atrativa, jogabilidade e o ambiente divertido. O Top Lab Game também pode ser utilizado por estudantes do Ensino Médio ou em outras formações em áreas similares à Química.
laboratório de química, jogos educacionais, aprendizagem baseada em jogos
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Do Start ao Game Over: um estudo cienciométrico sobre o uso de jogos digitais no ensino de Química no Brasil
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160402
Leandro José Barbosa
Leiliane Alves da Silva
Ernani Viana de Souza Júnior
José Euzebio Simões Neto
Ludicidade no Ensino de Química
O uso de jogos e jogos digitais no Ensino de Química vem ganhando destaque nos últimos anos, atrelado ao uso de novas tecnologias digitais na era da globalização. Este trabalho visa a construção de um Estudo Cienciométrico sobre a utilização dos jogos digitais no ensino de Química no Brasil. Em busca de uma cobertura ampla sobre o assunto, analisamos os dados de eventos e periódicos nacionais de relevância na área de ensino de Ciências/Química, no recorte temporal de 2014 a 2024. Os dados obtidos mostram que a pesquisa em jogos digitais no ensino de Química vem crescendo na última década, existindo autores brasileiros que são canônicos nessa área. Também foi possível identificar que os trabalhos se dividem na construção e aplicação dos jogos, com maior ocorrência para os estudos sobre aplicação, uma vez que a produção guarda uma dependência com experiência dos autores com as tecnologias digitais.
jogos digitais, ensino de química, estudo cienciométrico
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Conhecimentos químicos em Horizon Zero Dawn: fiuma autoetnografia dos hiperobjetos no antropoceno
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160428
Rodrigo Barcelos Lefebvre
Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira
Ludicidade no Ensino de Química
Este estudo explora o jogo Horizon Zero Dawn (HZD) como um recurso didático no ensino de Química. Diante das crescentes preocupações com as mudanças climáticas e a desconexão dos estudantes com questões ambientais, apresentamos o mundo de HZD como um recurso para imaginarmos formas de lidar com o “fim do mundo”. Desenvolvemos uma autoetnografia orientada pela abordagem Values at Play e pelas propriedades dos hiperobjetos, pensadas à realidade do Antropoceno. Entre os resultados, destacamos as potencialidades de HZD na compreensão da Química em relação às mudanças climáticas. Defendemos a integração dos estudos culturais e ambientais no currículo de Química, demonstrando que novos futuros (humanos e mais que humanos) podem ser imaginados em mundos nos quais a ficção e a realidade se confundem.
jogos digitais, ensino de química, ludicidade
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Reflexões docentes sobre uma prática lúdica e criativa em sala de aula
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160391
Amanda Rodrigues Mota
Jailson Lima
Maisa Helena Altarugio
Ludicidade no Ensino de Química
Este relato de experiência apresenta e discute as reflexões de uma docente de Química após utilizar, pela primeira vez, uma atividade de caráter lúdico e criativo com o objetivo de estimular os seus estudantes a expressarem, de forma criativa, cadeias poliméricas, geometria molecular e ligações químicas, a partir da elaboração de representações de estruturas moleculares com materiais simples. A partir dos questionamentos e descobertas da docente, e fundamentado nas contribuições da atividade lúdica e da criatividade para o ensino e aprendizagem, o artigo reforça a importância de os professores aprofundarem seus conhecimentos lúdicos, aumentando suas capacidades e possibilidades de inovação em suas práticas.
atividade lúdica, criatividade, ensino de química
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Formação de professores de Química: reflexões sobre a didatização lúdica e suas contribuições na formação inicial
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160419
Josilãna Silva Nogueira
Eduardo Luiz Dias Cavalcanti
Ludicidade no Ensino de Química
Visando a formação de professores de Química para o uso do lúdico, foi elaborado um minicurso intitulado “Didatização Lúdica no Ensino de Ciências”, ministrado para estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O minicurso foi pensado como um “grande jogo” com duração de 3 horas, e com características em que se misturaram elementos do estudo de caso e do Role Playing Game – RPG, com atividades lúdicas internas inspiradas em jogos conhecidos dos estudantes, mas adaptados em suas regras de modo que pudessem estimular o trabalho e o apoio entre os grupos. Por consequência, esse trabalho objetiva relatar reflexivamente sobre a experiência do minicurso, em uma tentativa de compreensão de algumas nuances que foram reveladas e produzidas pela prática em relação aos tipos de jogos utilizados e à cultura lúdica na qual a experiência foi planejada. Como considerações oriundas da análise reflexiva, foi possível perceber uma tendência cultural que indicou a predominância da competitividade nas atitudes lúdicas dos licenciandos, que se posicionaram nas atividades do minicurso-jogo mesclando e oscilando entre o mimicry e o agôn.
jogo, lúdico, ensino de química
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Elaboração, utilização e avaliação de um escape room como estratégia pedagógica na formação de professores
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160377
Márjore Antunes
Alana Auler Binsfeld
Daniele Fetter
Júlia Valentini Hahn
Stéfani Taís Petry
Ludicidade no Ensino de Química
O presente artigo relata o processo de elaboração, utilização e avaliação de um jogo de escape room sobre Tabela Periódica como estratégia pedagógica na formação de professores, de modo a fomentar a inovação e a criatividade das licenciandas. Para tal, o jogo foi desenvolvido como prática de ensino no componente de Química Inorgânica II, do curso de Licenciatura em Química, e envolveu dois momentos distintos: i) planejamento do escape room, jogo-teste com a turma de licenciandas e (auto)avaliação; e ii) utilização do jogo (re)estruturado com estudantes do ensino médio. Dessa forma, este trabalho almeja que as licenciandas coloquem em prática os conhecimentos pedagógicos construídos ao longo do curso, principalmente em termos de planejamento e da mediação das aprendizagens, para que o escape room elaborado cumpra com as funções lúdica e educativa de um jogo.
formação inicial de professores, ensino de química, escape room
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Percepções sobre jogos de um grupo de professores universitários de Química no ensino superior
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160413
Tamar Andressa Oliveira da Conceição
Nirly Araujo dos Reis
Erivanildo Lopes da Silva
Ludicidade no Ensino de Química
A literatura aponta que o uso de jogos como estratégia de ensino tem crescido e se mostrado eficaz, resultando no desenvolvimento de habilidades e auxiliando a compreensão dos conteúdos. Diante disso, os jogos também podem ser uma estratégia no Ensino Superior; contudo, sua utilização neste nível de ensino ainda costuma ser pouco frequente. Este trabalho tem como objetivo compreender quais possíveis razões para a pouca utilização dos jogos no Ensino de Química a partir das percepções de um grupo de docentes universitários do curso de Química em uma universidade do interior do Nordeste. Os resultados nos permitem concluir que fatores como a formação e o interesse pessoal por jogos interferem em na prática docente quanto ao uso de jogos. Isso reforça a necessidade de formação continuada em nível superior, a fim de contribuir para que os docentes possam romper com paradigmas que os acompanham e constituem o seu ser docente.
jogos, docentes, ensino superior
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Ressonâncias de uma atividade lúdica de colagem no processo de formação ambiental de professores de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160406
Maria Cecília dos Santos Vieira
Nyuara Araújo da Silva Mesquita
Ludicidade no Ensino de Química
Este artigo apresenta e discute uma atividade lúdica de colagem e suas ressonâncias na formação ambiental de professores de Química. Participaram da atividade dezessete estudantes, que foram orientados a confeccionar colagens, buscando articular: a) Problemáticas socioambientais que possuam alguma relação com a Química e b) Aspectos ou características da modernidade líquida. Os momentos de discussão, inclusive o de apresentação e interpretação das colagens, foram gravados, transcritos e analisados por meio da Análise Textual Discursiva. A característica lúdica da colagem promoveu o envolvimento, aflorou a imaginação, a expressão artística e quiçá artivista dos estudantes, que relataram perceber sua importância e papel em prol de mudanças socioambientais. A atividade promoveu a sensibilização e o olhar direcionado dos estudantes para utilizar as lentes da Educação Ambiental Crítica, levando-os a perceber o caráter multifacetado da dimensão ambiental e a estabelecer relações entre as problemáticas estudadas e a lógica do consumo/capital.
atividade lúdica, educação ambiental, formação de professores de química
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Poluição plástica sob uma perspectiva da Educação Ambiental a partir da ludicidade: contribuições para formação cidadã crítica e desenvolvimento sustentável
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160414
Ana Carolina Dolzany Sousa
Ivanise Maria Rizzatti
Viviane de Araújo Cardoso
Ricardo Campos da Rocha
Franciele Oliveira Campos da Rocha
Ludicidade no Ensino de Química
Em função do impacto da poluição plástica vivida atualmente, este artigo descreve a elaboração e aplicação de um jogo de cartas que aborda a problemática dos resíduos plásticos com seus respectivos tempos de degradação, integrando conceitos de Química e Educação Ambiental. A aplicação do jogo foi realizada durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em shoppings e escolas públicas de Roraima. O jogo incentivou reflexões sobre consumo e descarte de plásticos, promovendo a sensibilização ambiental e permitiu uma relação estreita entre o ensino de Química e a Educação Ambiental, ao associar os resíduos plásticos a diferentes tipos de plásticos, propriedades e a relação com o tempo de degradação. Ao refletirem sobre suas próprias escolhas e hábitos, os participantes e estudantes foram estimulados a repensar suas atitudes e buscar mudanças positivas de comportamento para construção de um ambiente sustentável.
jogos didáticos, poluição plástica, educação ambiental
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Rota Verde: um jogo educativo e potencialmente inclusivo para o ensino de Química Verde para surdos
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160386
Maria Caroline S. Velozo
Júlia Maria S. Ferraz
José Lucas de C. Campos
Carlos Alberto da Silva Júnior
Niely S. de Souza
Alessandra Marcone T. A. de Figueirêdo
Ludicidade no Ensino de Química
O Ensino de Química é, em grande medida, desconectado do cotidiano dos estudantes. Temas transversais como a Química Verde (QV) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são essenciais para a construção de uma sociedade mais consciente das questões socioambientais. Assim, é crucial adotar alternativas didáticas que ampliem a contextualização, e o uso de jogos emerge como uma estratégia viável. No entanto, vale destacar a necessidade de incorporar a inclusão educacional nesses instrumentos pedagógicos, especialmente para discentes surdos. Nesse contexto, este trabalho descreve a criação e aplicação do Jogo Rota Verde (JRV), um jogo sobre a QV e o ODS 12 - consumo e produção responsáveis, com tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os resultados demonstraram que o JRV é uma ferramenta valiosa para promover a inclusão no Ensino de Química e se sobressai, em comparação aos demais Jogos Educativos (JE) presentes na literatura, pela acessibilidade para alunos surdos.
jogos, inclusão, química verde
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
O Escape Room: a morte silenciosa por intoxicação de monóxido de carbono
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160409
Bruna L. M. Quost
Maryanna S. Carneiro
Jeison A. Petersen
Morgana S. Zilse
Keysy S. C. Nogueira
Franciellen R. da S. Costa
Ludicidade no Ensino de Química
Este relato de experiência apresenta a elaboração e aplicação de um jogo didático sobre a temática de Química Forense no formato de Escape Room, intitulado “A Morte Silenciosa”. O jogo foi desenvolvido pelos bolsistas de iniciação à docência (IDs) do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - campus Blumenau. A implementação ocorreu em uma escola estadual do Vale do Itajaí durante um evento à comunidade escolar por meio da criação de uma sala com um cenário fictício de um caso de intoxicação por monóxido de carbono (CO). Os resultados sugerem que o Escape Room despertou o interesse por conceitos científicos a partir da investigação da morte de uma jovem após uma festa devido à resolução das pistas que evidenciaram a intoxicação da vítima por substâncias nocivas à saúde. A adoção do jogo mostrou-se uma estratégia relevante na divulgação científica e na formação inicial de professores por meio de uma proposta didática lúdica e investigativa.
escape room, química forense, jogos didáticos
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
A quebra da quarta parede a partir de uma encenação da história de Marie Curie
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160410
Ademir de Souza Pereira
Isabella Guedes Martinez
Ludicidade no Ensino de Química
Este artigo analisou como a integração da abordagem lúdica e teatral, especialmente a quebra da quarta parede, pode potencializar a formação docente em Química. A pesquisa incluiu o uso do Teatro do Oprimido, dramatizando a história de Marie Curie e utilizou indutores como meio de registro de informações. A análise, baseada na perspectiva construtivo-interpretativa de González Rey, destacou a produção subjetiva das participantes como central para entender o valor pedagógico dessa abordagem. Emergiram como indicadores no decurso da pesquisa, a busca pela qualidade da aprendizagem, o processo de transposição didática e a configuração subjetiva do processo de empoderamento da mulher na ciência.
ensino de química, teoria da subjetividade, lúdico, teatro
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Dram-atização: uma proposta metodológica lúdica para abordar questões raciais e de gênero no Ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160383
Bianca Pereira
Beatrice Nascimento de Moraes
Joaquim Fernando Mendes da Silva
Ludicidade no Ensino de Química
A formação de estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior deve privilegiar a construção de suas identidades enquanto atores políticos. Nessa perspectiva, o Ensino de Química deve contemplar tanto a aquisição de conceitos científicos quanto a formação de habilidades em utilizá-los em discursos e ações que sustentem suas performatividades políticas. Propomos, para isso, a utilização de uma metodologia lúdica que denominamos de dram-atização, elaborada a partir de pressupostos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e das filosofias políticas de Hannah Arendt e Judith Butler, associados ao conceito de colisão dramática e perejivanie trazidos por Lev Vigotski. Nessas atividades, incorporamos questões raciais e de gênero às situações dramáticas nas quais conceitos de Química foram mobilizados para a compreensão do quadro geral e da proposta de soluções politicamente negociadas entre os estudantes.
enfoque CTS, drama, teoria histórico‑cultural
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Recursos lúdicos na apresentação da resolução de estudos de caso por graduandos em Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160403
Pablyana L. R. da Cunha
Salete L. Queiroz
Patrícia F. de O. Cabral
Ludicidade no Ensino de Química
O papel da ludicidade no ensino de química é amplamente discutido na literatura. Em contraponto, são raras as investigações que a relacionam com a aplicação de estudos de caso. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma atividade didática, pautada em estudos de caso sobre biofilmes poliméricos para o revestimento de frutas, cuja apresentação da resolução culminou na produção e uso espontâneo dos seguintes recursos lúdicos por graduandos em química: dramatização, história em quadrinhos e folder. Este relato pode estimular o desencadeamento de iniciativas e a geração de conhecimentos que associem estas duas vertentes pedagógicas, amplamente difundidas no contexto nacional: os estudos de caso e os recursos lúdicos.
ensino superior, ludicidade, estudos de caso
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Caça ao tesouro na escola: uma proposta de jogo para aulas de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160382
Patricia Kaori Miura
Luciane Fernandes de Goes
Carmen Fernandez
Ludicidade no Ensino de Química
Este trabalho apresenta o desenvolvimento, implementação e avaliação do jogo educativo intitulado “Dr. Chemist: em busca do Elixir Secreto”, inspirado em escape rooms (ER) de modo reverso e estruturado analogamente aos Caça ao Tesouro. O jogo foi parte de uma intervenção realizada durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma escola estadual de São Paulo e envolveu 120 alunos da 1ª e 3ª Série, com mediação de 6 residentes e 1 preceptor. O objetivo é discutir sua aplicabilidade, potencialidades e possíveis contribuições no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e na formação docente. Foram abordados conteúdos de modelos atômicos, transformações, termoquímica, soluções, ligações e interações intermoleculares. Os alunos responderam a um questionário para avaliar o jogo e coletar suas impressões. Os resultados revelam que a experiência foi bem-sucedida, contribuindo para o uso de jogos no Ensino de Química e enriquecendo a formação de estudantes e professores.
aprendizagem baseada em jogos, ensino de química, caça ao tesouro
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Em defesa dos Elementos Químicos: júri químico no ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160400
Josiel do Nascimento Amazonas
Suzan Ialy Gomes de Medeiros
Ludicidade no Ensino de Química
Neste trabalho, relatamos uma atividade lúdica para o ensino de química, utilizando o júri simulado “Em Defesa dos Elementos Químicos”. Alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Manaus participaram, defendendo elementos químicos em um debate. O objetivo foi tornar o ensino de química mais prático e envolvente, permitindo aos alunos compreenderem conceitos de forma eficaz, além de desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico. A abordagem promoveu maior interação entre alunos e professor, criando um ambiente de aprendizado dinâmico e contextualizado.
júri químico, ludicidade, elementos químicos, ensino de química
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Aplicação de atividade didática em atendimento a premissas delineadas tendo em vista o desenvolvimento da resiliência lúdica
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160401
Caio Moralez de Figueiredo
Pabllo Abreu Alves
Raíla Raiany de Sá Almondes
Salete Linhares Queiroz
Ludicidade no Ensino de Química
Este trabalho tem como objetivo relatar e discutir a aplicação de uma atividade didática, oferecida a estudantes matriculados no primeiro ano do curso de graduação em química, que atende a premissas delineadas tendo em vista o desenvolvimento da resiliência lúdica no ensino superior. Nessa perspectiva, foi solicitado aos estudantes a construção de narrativas digitais na plataforma Scratch, que tratassem da temática resíduos químicos e fossem compreensíveis para o público em geral. Este relato pode fornecer subsídios para a implementação de propostas similares por parte de educadores que prezam pela vivência de atividades lúdicas em ambientes de ensino de química, almejando o desenvolvimento de capacidades essenciais ao aluno, como a resiliência.
aprendizagem lúdica, ambiente de programação Scratch, química
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
O uso do jogo “Planeta Química” para a aprendizagem de conceitos: uma abordagem a partir da Teoria da Ação Mediada na produção de significados
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160394
Rayane Kelly Pereira Ribeiro Aguiar
Hawbertt Rocha Costa
Ludicidade no Ensino de Química
Um ensino de Química que promova conteúdos científicos relacionados ao cotidiano dos alunos é necessário para torná-los críticos e participativos. Por isso, utilizamos o jogo “Planeta Química” como ferramenta cultural principal, em que buscamos analisar o nível de domínio e apropriação dos conceitos químicos a partir das relações estabelecidas durante a aplicação de uma Sequência Didática (SD). Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de São Luís-MA. O jogo, em uma perspectiva CTS, insere os alunos em situações cotidianas que necessitam do conhecimento químico. A Teoria da Ação Mediada de Wertsch serviu como aporte teórico. Os resultados indicaram que a SD contribuiu para a construção de significados, ocorrendo interações e compreensão do conteúdo, demonstrando domínio e se aproximaram da apropriação dos conceitos químicos. Concluímos que o jogo é uma ferramenta potencializadora para a aprendizagem, contribuindo significativamente para o ensino da Química.
ensino de química, funções inorgânicas, jogos digitais
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Desenvolvimento, utilização e avaliação de um Objeto Educacional sobre Química Geral no Minecraft Education Edition
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160429
Vitória Caroline Rodrigues
Luciano Denardin
Norberto Kuhn Júnior
Fernando Dal Pont Morisso
Ludicidade no Ensino de Química
Este artigo aborda o uso de jogos digitais no ensino de química, relatando o desenvolvimento de um jogo baseado no Minecraft Education Edition, utilizado em uma turma de Química Geral Experimental no ensino superior. O desenvolvimento seguiu os conceitos de ‘Sondagem e Telescopagem’, os ‘bons princípios de aprendizagem’, o ‘fator diversão’ e as categorias de ‘Ludemas’. Os dados foram obtidos por meio de um questionário pós-jogo e analisados pela perspectiva da Análise Textual Discursiva, resultando em três categorias finais: i) modelos de atividades; ii) jogo e aprendizagem; iii) desenvolvimento no jogo. Os principais resultados sugerem que atividades interativas são aceitas como bons complementos às tradicionais; o jogo é percebido pelos estudantes como uma forma divertida de revisar e aprimorar conhecimentos; os estudantes consideram o jogo útil para desenvolver habilidades cognitivas e motoras.
jogos educativos, ensino de química, minecraft education edition
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Construção de um jogo educativo virtual e sua aplicação no Ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160423
Alexandre D. M. Cavagis
Edemar Benedetti-Filho
Ludicidade no Ensino de Química
Este trabalho descreve a construção e aplicação de um jogo educativo virtual, baseado em conceitos de teoria atômica no Ensino Médio. O software utilizado foi o Construct 3® e a pesquisa envolveu 100 alunos de uma escola pública do Estado de São Paulo. O jogo estimulou o engajamento dos estudantes em compreender com mais profundidade conceitos previamente discutidos em sala de aula, o que reforça seu potencial para o ensino. Os resultados também evidenciam a influência de problemas relacionados a leitura e interpretação em dificuldades na aprendizagem de Química.
atividades lúdicas, jogos eletrônicos, ensino de ciências
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Estratégias lúdicas no ensino de acidez e basicidade: desmentindo fake news
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160408
Gyovana L. Welsing
Luisa C. Lima
Maria de Fátima F. Lelis
Paulo R. G. de Moura
Sandra Aparecida Duarte Ferreira
Ludicidade no Ensino de Química
O presente estudo aborda uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública estadual de Ensino Médio em Vitória, Espírito Santo, no ano de 2022, que empregou simuladores virtuais e experimentação para abordar conceitos químicos sobre acidez e basicidade, com foco na disseminação de informações falsas durante a pandemia de covid-19. A intervenção foi conduzida por meio de uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (3MPs). A análise dos dados coletados foi realizada utilizando a Análise de Conteúdo, juntamente com um método para análise de subsunçores. O estudo empregou simuladores e um protótipo de titulação, bem como uma escala de pH com o indicador ácido-base natural obtido da água de feijão-preto, visando criar ambientes lúdicos que estimulassem a exploração e a motivação para a aprendizagem de química. Para contemplar as etapas dos 3MPs, foram discutidas notícias falsas relacionadas ao pH e à covid-19, além da produção de materiais para divulgação científica pelos alunos. As análises do estudo demonstram que houve uma aquisição/desenvolvimento em conhecimentos químicos específicos associados à acidez e basicidade, além de mobilizar habilidades pessoais, como senso crítico e autonomia. As análises de subsunçores demonstram que, ao final da intervenção, os estudantes apresentaram maior assertividade nas questões conceituais envolvendo reações químicas, equilíbrio iônico da água, titulação volumétrica e acidez e basicidade no cotidiano.
pH, três momentos pedagógicos, ensino de química
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Atividades lúdicas e investigativas sobre fraude no leite flpara o ensino de Química e reflexão moral
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160384
Mariana Souza Leal
Gabriel Martins Viegas
Érica Barbosa de Sousa
Danielle Barbosa Rocha Madureira
José Geraldo Rocha Junior
Sheisi Fonseca Leite da Silva Rocha
Ludicidade no Ensino de Química
Este trabalho apresenta as atividades lúdicas realizadas em um projeto de extensão universitária que tiveram como objetivo despertar o interesse de estudantes do Ensino Fundamental e Médio pela Química, apresentando-a como uma ciência investigativa e promovendo uma reflexão moral sobre a honestidade. Durante as atividades, houve a contextualização lúdica dos experimentos de Química por meio da contação da história interativa “Os Três Irmãos Fazendeiros” elaborada pela equipe, na qual os próprios estudantes foram os personagens da história (cientistas) recebendo a tarefa de descobrir qual dos três irmãos era honesto. As atividades experimentais realizadas tiveram como objetivo detectar a adulteração do leite pela adição de água, mascarada pela adição de cloreto de sódio ou amido. Os estudantes puderam se familiarizar com conceitos de densidade e reações químicas, manuseando um lactodensímetro e visualizando a mudança da cor do leite adulterado com o amido e com o cloreto de sódio, após sofrer a adição de lugol e nitrato de prata, respectivamente. Além disso, os estudantes puderam conhecer algumas das vidrarias comumente usadas em um laboratório de química.
história interativa, fraude no leite, química investigativa, adulteração
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Desenvolvimento e validação de um jogo de tabuleiro sobre radioatividade para o Ensino Médio
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160412
Caroline Nascimento da Silva
Maria Isabella Guilherme de Melo
Pedro Ivo da Silva Maia
Bruno Pereira Garcês
Carla Regina Costa
Ludicidade no Ensino de Química
O ensino de Química tem um papel relevante na formação de cidadãos. O fato da Química ser ensinada de maneira abstrata contribui para torná-la desinteressante e de difícil compreensão para muitos estudantes. Nesse contexto, a motivação torna-se fundamental para a aprendizagem de Química. Dentre os recursos didáticos capazes de motivar o estudante a aprender Química destacam-se os jogos. Um jogo didático é capaz de potencializar a aprendizagem e contribuir para que ela seja mais efetiva. Este trabalho apresenta as etapas que culminaram no desenvolvimento de um jogo didático que pode integrar as aulas do Ensino Médio sobre radioatividade, como uma ferramenta capaz de torná-las mais atrativas ao estudante, despertando o seu interesse pelo assunto. O jogo foi aplicado em duas escolas, uma da rede particular e outra da rede pública de ensino, e os resultados mostraram que ele é um recurso didático promissor para o ensino de radioatividade.
radiação nuclear, jogo analógico, interação de estudantes
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Super Trunfo Científico “Mulheres e a Tabela Periódica”: motivação para futuras cientistas
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160411
Glaucia Maria da Silva Degrève
Gabriel Rossi Saraiva
Naiara Oliveira de Souza
Ludicidade no Ensino de Química
Levando-se em conta que a educação e a ciência moderna continuam segregando e excluindo as mulheres, invisibilizando seus feitos e desvalorizando seu trabalho, este artigo apresenta a construção do jogo Super Trunfo Científico “Mulheres e a Tabela Periódica” e a análise das contribuições de sua aplicação na discussão da participação das mulheres na ciência entre alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados dois questionários aplicados antes e após uma atividade com o uso do Super Trunfo. Os dados construídos a partir das respostas obtidas podem ser considerados como indicativos do impacto da atividade, tornando várias mulheres cientistas visíveis, podendo influenciar as escolhas profissionais das jovens e abrir caminho para possíveis futuras gerações de mulheres cientistas.
mulheres na ciência, gênero, ensino médio
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
Tabela SueQuímica: a tabela periódica de uma forma divertida e inclusiva para alunos ficom e sem deficiência visual
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160416
Amanda B. S. Q. dos Reis
Aires da C. Silva
Thiago R. de Sá Alves
Jaqueline D. Senra
Ludicidade no Ensino de Química
Jogos didáticos são uma valiosa ferramenta de ensino utilizada desde a antiguidade, promovendo o desenvolvimento pessoal e interpessoal dos alunos. Considerando a ausência de jogos acessíveis na educação inclusiva, é imprescindível que se desenvolvam metodologias diversificadas que possibilitem a aprendizagem dos alunos com deficiência junto a seus colegas de turma. O objetivo é que o ensino seja efetivo, equitativo, explorando as potencialidades e promovendo a inclusão. Este artigo apresenta a criação de um jogo didático que aborda o conteúdo de tabela periódica, usando como base o jogo de cartas “Sueca”, o qual foi adaptado para alunos cegos, através da adição de texturas diferenciadas e braille, e para alunos com baixa visão, utilizando fontes ampliadas e contrastes de cores. O jogo foi avaliado por alunos cegos do Instituto Benjamin Constant e os resultados foram extremamente positivos frente aos objetivos propostos.
tabela periódica, jogo didático, deficiência visual
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
A tabela periódica em jogo: uma abordagem lúdica para o ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160398
Ana Barbosa Viana
Taynara Bonfim Riquiere
Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza
Valderi Luiz Dressler
Ludicidade no Ensino de Química
A utilização da tabela periódica é essencial no ensino de Química, pois a maioria dos conteúdos necessita da compreensão das propriedades periódicas dos elementos. Portanto, é necessário a busca de metodologias que despertem a atenção e o interesse dos alunos pela Química. Os jogos didáticos são metodologias com essa finalidade, possibilitando aos alunos despertarem novas habilidades, capacidade de comunicação e observação. Neste sentido, este estudo teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático no ensino da tabela periódica e suas propriedades, para os alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública do município de Ji-Paraná - Rondônia. Com a aplicação desta atividade, evidenciou-se que a adaptação e aplicação do jogo contribuiu para a aprendizagem dos conceitos e termos químicos relacionados a tabela periódica e suas propriedades, demonstrando ser uma boa alternativa para o ensino de Química, visto que os alunos se mostraram mais interessados e motivados, transformando o ambiente escolar em um ambiente lúdico.
ensino de química, tabela periódica, jogo didático
PDF: Ludicidade no Ensino de Química
DMITRI: um jogo didático para explorar a tabela periódica voltado à educação básica
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160397
Eduardo Geraldo de Sousa
Fabiele Cristiane Dias Broietti
Josiane Leticia Hernandes
Diana Nara Ribeiro de Sousa
Ludicidade no Ensino de Química
Este trabalho tem como objetivo relatar o emprego de um jogo didático elaborado para explorar a tabela periódica na disciplina de Química da Educação Básica. Considerando o baixo interesse dos estudantes pelas aulas de Química, o ensino dessa disciplina enfrenta desafios. Em resposta, várias abordagens metodológicas visam tornar o ensino de Química mais acessível, como a utilização de jogos. O jogo proposto neste trabalho, intitulado DMITRI, relaciona a construção e a organização da tabela periódica com cartas temáticas dos elementos químicos e um tabuleiro, com regras semelhantes às do jogo “Burro”. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos estudantes da Educação Básica e de um curso de graduação após o uso do jogo nas aulas de Química. Eles foram sistematizados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, a partir da categorização das respostas. O jogo proposto possibilitou o engajamento dos estudantes em sala de aula, assim como uma aprendizagem dinâmica e ativa sobre a organização da tabela periódica, mostrando grande potencial para ser utilizado ao se abordar esse conteúdo químico.
metodologias ativas, ludicidade, ensino de química
PDF: Ludicidade no Ensino de Química