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QNEsc Vol. 40 No3

Qumica Nova na Escola
Vol. 40 No3
Agosto de 2018

Editorial

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Os Editores

 

Expediente/Sumário

20-Normas.pdf PDF: Expediente/Sumário

 

Energia, Sociedade e Meio Ambiente no Desenvolvimento de Um Biodigestor: a Interdisciplinaridade e a Tecnologia Arduino para Atividades Investigativas

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160127

Haroldo G. Oliveira
Ricardo Antonello
Antônio J. Fidélis
Bruno J. D. Rinaldi

Química e Sociedade

A abordagem ambiental e socioeconômica da produção de biogás foi realizada em sala de aula e permitiu aos alunos de Ensino Médio Técnico uma reflexão sobre a potencial geração de energia das propriedades rurais locais. Os alunos construíram um biodigestor de baixo custo e avaliaram sua eficiência na produção de biogás utilizando o microcontrolador Arduino UNO. Os resultados das etapas de discussão em sala de aula e no laboratório foram apresentados em feiras de ciências do Campus e posteriormente no blog criado pelos alunos. A contextualização através do tema biogás e a avaliação da eficiência do biodigestor utilizando uma ferramenta de controle e automação criou uma maior motivação para a aprendizagem, em sala de aula, de tecnologias que envolvem energia renovável e sua relação com a sociedade e meio ambiente.

biogás, controle e automação, arranjos produtivos locais

02-EQM-29-12.pdf PDF: Química e Sociedade

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Aplicação de Atividades Didáticas Pautadas na Resolução de Estudos de Caso

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160125

Nilcimar S. Souza
Patrícia F. O. Cabral
Salete L. Queiroz

Educação em Química e Multimídia

Neste trabalho temos como objetivo apresentar as funcionalidades e ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) denominado eduqui.info, no qual atividades pautadas na resolução de estudos de caso são conduzidas no contexto do ensino de química. O conhecimento sobre as potencialidades do AVA, de acesso gratuito, viabiliza o julgamento do professor a seu respeito, possibilitando a disseminação de práticas didáticas que aliem as vantagens advindas da estratégia de ensino (método de estudo de casos) àquelas resultantes do uso das novas tecnologias. O AVA foi avaliado positivamente por graduandos em química, tendo em vista, principalmente, a facilidade de uso de suas ferramentas, a sua importância para a realização das atividades didáticas solicitadas e para a obtenção de informações desejadas.

AVA, estudos de caso, química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Educação em Química e Multimídia

 

Da Intencionalidade à Responsabilidade Lúdica: Novos Termos para Uma Reflexão Sobre o Uso de Jogos no Ensino de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160124

Cinthia M. Felício
Márlon H. F. B. Soares

Espaço Aberto

Este trabalho procura refletir sobre a temática do lúdico no ensino de química a partir de alguns aspectos da literatura e suas possibilidades em relação à aplicação na sala de aula e possivelmente na própria formação do professor. Refletimos, a partir da literatura e de trabalhos já publicados, sobre questões inerentes ao referencial teórico do lúdico, propondo uma linguagem sistemática e intencional que auxilie os profissionais que fazem ou desejam conhecer essa área de investigação, oferecendo bases que evidenciam aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicológico, sociais e formativos, a partir do seu potencial para o desenvolvimento criativo e autônomo dos sujeitos. A ideia básica é propor novos termos que possam auxiliar os pesquisadores em alguns aspectos do jogo em sua aplicação e na possibilidade desses conhecimentos fazerem parte da formação de professores.

lúdico, ensino de química, jogos em ensino de química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço Aberto

 

As Muitas Interpretações da Entropia e a Criação de Um Material Didático Para o Ensino da Interpretação Probabilística da Entropia

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160115

Higo L. B. Cavalcanti
Edvan A. Ferreira
Paloma G. Abrantes
Gláucia N. Cavalcanti

Conceitos Científicos em Destaque

A entropia é um conceito de difícil compreensão e, a fim de auxiliar seu entendimento, existem diversas interpretações, sendo a tendência à desordem uma das mais famosas. Neste trabalho é discutida brevemente a origem do termo entropia, bem como diferentes maneiras de interpretá-la, com especial enfoque na interpretação probabilística da entropia. É descrita a construção de um material alternativo denominado Entropiômetro, que tem por finalidade auxiliar na compreensão da entropia em termos de probabilidade de estados, e também sua aplicação em sala de aula.

entropia, microestados, termodinâmica

02-EQM-29-12.pdf PDF: Conceitos Científicos em Destaque

 

Análise dos Artigos Sobre "Natureza da Ciência" Publicados na Seção História da Química da Revista QNEsc entre 1995-2016

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160117

Viviane Arrigo
Natany D. S. Assai
Álvaro Lorencini Jr.
Mariana A. B. S. de Andrade
Fabiele C. D. Broietti

História da Química

A incorporação de aspectos históricos e filosóficos no ensino tem sido conduzida no sentido de compreender a Natureza da Ciência. Nesse cenário, nosso objetivo consistiu em analisar artigos que enfatizam aspectos da construção do conhecimento científico para ensinar Química. Para isso, selecionamos 38 artigos da seção História da Química, da revista Química Nova na Escola, publicados entre 1995 e 2016. A análise textual aplicada ao corpus selecionado permitiu identificar que apenas 9 dos 38 artigos analisados enfatizam a construção do conhecimento científico por meio da História e da Filosofia da Ciência (HFC); os demais não discutem tais aspectos na abordagem priorizada nesta investigação, utilizando-a atrelada a outros objetivos como: a História da Ciência em livros didáticos de Química; feitos científicos com ênfase nos aspectos históricos, filosóficos e científicos de uma época, entre outros. Ressaltamos a importância em reconhecer o caráter didático da utilização da HFC para abordagem dos conteúdos a fim de possibilitar uma (re)significação dos conhecimentos químicos.

natureza da ciência, história da química, conhecimento científico

02-EQM-29-12.pdf PDF: História da Química

 

Modelizações Astronáuticas na Perspectiva da Educação CTS: Proposta de Atividade Integradora ao Ensino de Ciências

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160120

Paulo Vitor T. Souza
Nicéa Q. Amauro
Marcos Fernandes-Sobrinho

Relatos de Sala de Aula

Neste texto apresentam-se resultados de uma proposta de atividade pedagógica tomando-se aspectos das inter-relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), em que as ações realizadas se apropriam da elaboração e do lançamento de modelos de foguetes desenvolvidos a partir de garrafas de polietileno tereftalato (PET). A pesquisa foi desenvolvida durante 9 (nove) aulas de Química em uma escola pública, do interior da região Centro-Oeste, no estado de Goiás, Brasil. Os resultados apontam que a elaboração de modelos de foguetes pode ser uma alternativa didática viável para alcançar pressupostos da educação CTS, uma vez que insere os estudantes em momentos de avaliação de situações-problema, tomada de decisão crítica e responsável e, ainda, oferece elementos para superar a visão de ensino-aprendizagem compartimentada de conhecimentos científicos e tecnológicos. Sinalizam, ainda, a educação CTS como aliada importante e exequível para o ensino e a aprendizagem de conceitos relacionados à Química, Física, Matemática e Artes, por meio da contextualização do conhecimento e da interdisciplinaridade.

educação CTS, intervenção pedagógica, foguetes

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Estudo da Motivação do Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem Promovida pelo Uso de Modelos Moleculares, Validado por Meio de Áudio e Vídeo

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160123

Paulo H. Fabri
Rosana A. Giacomini

Ensino de Química em Foco

Este trabalho buscou construir uma metodologia para validar o estudo da relação da motivação do aluno com o processo de ensino e aprendizagem, frente à realização de estratégias didáticas lúdicas como instrumento de motivação. Para investigar a influência das estratégias na aprendizagem, utilizaram-se os instrumentos: avaliações diagnóstica e continuada, questionário autoavaliativo (escala Likert), registro no caderno de observação e videogravações. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Engenharia de Pesca nas disciplinas de Química Geral e Química Orgânica. Por meio das avaliações diagnóstica e continuada, observou-se que os alunos de ambas as turmas tiveram uma grande evolução conceitual. Pela análise dos questionários autoavaliativos, notou-se que todos os alunos se declararam mais motivados em estudar. Ao final, esses dados foram validados com o auxílio de gravações de áudio e vídeo e com os registros presentes no caderno de observações do professor pesquisador.

motivação do aluno, modelos moleculares concretos, vídeogravações

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

Medindo a Pressão Osmótica de Soluções em Osmômetro Construído com Membrana de Ovos de Aves

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160122

Marcelo G. Santos
Wagner G. Bastos

Experimentação no Ensino de Química

Osmômetros caseiros são utensílios usados para demostrar o efeito osmótico. Eles são de fácil construção e populares nos livros didáticos. Alguns professores, inspirados nas figuras de osmômetros dos livros, tentam reproduzir tal procedimento e são levados à frustração pelo resultado negativo. O fracasso da experiência, na maioria dos casos, é creditado ao papel celofane utilizado. Atualmente, a maioria do papel celofane comercializado é na verdade um plástico colorido que não imita as características de uma membrana semipermeável, importantíssima no fenômeno da osmose. A alternativa proposta é a de usar a membrana interna (coquilífera) do ovo (óvulo) de galinha ou de codorna como fonte de membrana semipermeável para a montagem do osmômetro tradicional, em substituição ao papel celofane.

pressão osmótica, osmômetro, membrana coquilífera

02-EQM-29-12.pdf PDF: Experimentação no Ensino de Química

 

O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: Uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160126

Júlia D. Bouzon
Juliana B. Brandão
Taís C. dos Santos
Álvaro Chrispino

Cadernos de Pesquisa

Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de publicações em periódicos a partir do mapeamento de palavras-chave, autores e obras mais citadas sobre o ensino de química com enfoque CTS no Brasil. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram consultados 244 artigos encontrados em 31 revistas brasileiras de ensino e educação, indexadas com Qualis A1, A2 e B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicados de 1996 a 2016. A fim de estabelecer um recorte metodológico, pesquisou-se neste conjunto trabalhos relacionados ao ensino de química, resultando em 41 artigos que constituíram o objeto desta pesquisa. A partir da análise das informações, verificou-se que o acrônimo CTS foi a palavra-chave de maior relevância dentro da área. Além disso, foi feito um estudo sobre a comunicação entre os autores desses artigos, com destaque para as pesquisadoras Carmem Lúcia Costa Amaral, Vânia Gomes Zuin e Maria DeLourdes Maciel, que são as que estabelecem maior relação com os demais autores dos textos analisados. O estudo realizado revelou ainda que Wildson Santos, além de ser o autor mais citado nesse universo, tem a obra Educação em Química: compromisso com a cidadania, em parceria com Roseli Pacheco Schnetzler, como a mais referenciada na área de ensino de química com enfoque CTS no Brasil.

CTS. Ensino de Química. Revisão Bibliográfica.

02-EQM-29-12.pdf PDF: Cadernos de Pesquisa

 

Revista Completa 40-3

20-Normas.pdf PDF: Revista Completa

 

Normas

20-Normas.pdf PDF: Normas para Submissão

Sociedade Brasileira de Qumica 2018

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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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