Expediente/Sumário
PDF: Expediente/Sumário
Energia, Sociedade e Meio Ambiente no Desenvolvimento de Um Biodigestor: a Interdisciplinaridade e a Tecnologia Arduino para Atividades Investigativas
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160127
Haroldo G. Oliveira
Ricardo Antonello
Antônio J. Fidélis
Bruno J. D. Rinaldi
Química e Sociedade
A abordagem ambiental e socioeconômica da produção de biogás foi realizada em sala de aula e permitiu aos alunos de Ensino Médio Técnico uma reflexão sobre a potencial geração de energia das propriedades rurais locais. Os alunos construíram um biodigestor de baixo custo e avaliaram sua eficiência na produção de biogás utilizando o microcontrolador Arduino UNO. Os resultados das etapas de discussão em sala de aula e no laboratório foram apresentados em feiras de ciências do Campus e posteriormente no blog criado pelos alunos. A contextualização através do tema biogás e a avaliação da eficiência do biodigestor utilizando uma ferramenta de controle e automação criou uma maior motivação para a aprendizagem, em sala de aula, de tecnologias que envolvem energia renovável e sua relação com a sociedade e meio ambiente.
biogás, controle e automação, arranjos produtivos locais
PDF: Química e Sociedade
Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Aplicação de Atividades Didáticas Pautadas na Resolução de Estudos de Caso
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160125
Nilcimar S. Souza
Patrícia F. O. Cabral
Salete L. Queiroz
Educação em Química e Multimídia
Neste trabalho temos como objetivo apresentar as funcionalidades e ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) denominado eduqui.info, no qual atividades pautadas na resolução de estudos de caso são conduzidas no contexto do ensino de química. O conhecimento sobre as potencialidades do AVA, de acesso gratuito, viabiliza o julgamento do professor a seu respeito, possibilitando a disseminação de práticas didáticas que aliem as vantagens advindas da estratégia de ensino (método de estudo de casos) àquelas resultantes do uso das novas tecnologias. O AVA foi avaliado positivamente por graduandos em química, tendo em vista, principalmente, a facilidade de uso de suas ferramentas, a sua importância para a realização das atividades didáticas solicitadas e para a obtenção de informações desejadas.
AVA, estudos de caso, química
PDF: Educação em Química e Multimídia
Da Intencionalidade à Responsabilidade Lúdica: Novos Termos para Uma Reflexão Sobre o Uso de Jogos no Ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160124
Cinthia M. Felício
Márlon H. F. B. Soares
Espaço Aberto
Este trabalho procura refletir sobre a temática do lúdico no ensino de química a partir de alguns aspectos da literatura e suas possibilidades em relação à aplicação na sala de aula e possivelmente na própria formação do professor. Refletimos, a partir da literatura e de trabalhos já publicados, sobre questões inerentes ao referencial teórico do lúdico, propondo uma linguagem sistemática e intencional que auxilie os profissionais que fazem ou desejam conhecer essa área de investigação, oferecendo bases que evidenciam aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicológico, sociais e formativos, a partir do seu potencial para o desenvolvimento criativo e autônomo dos sujeitos. A ideia básica é propor novos termos que possam auxiliar os pesquisadores em alguns aspectos do jogo em sua aplicação e na possibilidade desses conhecimentos fazerem parte da formação de professores.
lúdico, ensino de química, jogos em ensino de química
PDF: Espaço Aberto
As Muitas Interpretações da Entropia e a Criação de Um Material Didático Para o Ensino da Interpretação Probabilística da Entropia
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160115
Higo L. B. Cavalcanti
Edvan A. Ferreira
Paloma G. Abrantes
Gláucia N. Cavalcanti
Conceitos Científicos em Destaque
A entropia é um conceito de difícil compreensão e, a fim de auxiliar seu entendimento, existem diversas interpretações, sendo a “tendência à desordem” uma das mais famosas. Neste trabalho é discutida brevemente a origem do termo entropia, bem como diferentes maneiras de interpretá-la, com especial enfoque na interpretação probabilística da entropia. É descrita a construção de um material alternativo denominado “Entropiômetro”, que tem por finalidade auxiliar na compreensão da entropia em termos de probabilidade de estados, e também sua aplicação em sala de aula.
entropia, microestados, termodinâmica
PDF: Conceitos Científicos em Destaque
Análise dos Artigos Sobre "Natureza da Ciência" Publicados na Seção História da Química da Revista QNEsc entre 1995-2016
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160117
Viviane Arrigo
Natany D. S. Assai
Álvaro Lorencini Jr.
Mariana A. B. S. de Andrade
Fabiele C. D. Broietti
História da Química
A incorporação de aspectos históricos e filosóficos no ensino tem sido conduzida no sentido de compreender a Natureza da Ciência. Nesse cenário, nosso objetivo consistiu em analisar artigos que enfatizam aspectos da construção do conhecimento científico para ensinar Química. Para isso, selecionamos 38 artigos da seção História da Química, da revista Química Nova na Escola, publicados entre 1995 e 2016. A análise textual aplicada ao corpus selecionado permitiu identificar que apenas 9 dos 38 artigos analisados enfatizam a construção do conhecimento científico por meio da História e da Filosofia da Ciência (HFC); os demais não discutem tais aspectos na abordagem priorizada nesta investigação, utilizando-a atrelada a outros objetivos como: a História da Ciência em livros didáticos de Química; feitos científicos com ênfase nos aspectos históricos, filosóficos e científicos de uma época, entre outros. Ressaltamos a importância em reconhecer o caráter didático da utilização da HFC para abordagem dos conteúdos a fim de possibilitar uma (re)significação dos conhecimentos químicos.
natureza da ciência, história da química, conhecimento científico
PDF: História da Química
Modelizações Astronáuticas na Perspectiva da Educação CTS: Proposta de Atividade Integradora ao Ensino de Ciências
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160120
Paulo Vitor T. Souza
Nicéa Q. Amauro
Marcos Fernandes-Sobrinho
Relatos de Sala de Aula
Neste texto apresentam-se resultados de uma proposta de atividade pedagógica tomando-se aspectos das inter-relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), em que as ações realizadas se apropriam da elaboração e do lançamento de modelos de foguetes desenvolvidos a partir de garrafas de polietileno tereftalato (PET). A pesquisa foi desenvolvida durante 9 (nove) aulas de Química em uma escola pública, do interior da região Centro-Oeste, no estado de Goiás, Brasil. Os resultados apontam que a elaboração de modelos de foguetes pode ser uma alternativa didática viável para alcançar pressupostos da educação CTS, uma vez que insere os estudantes em momentos de avaliação de situações-problema, tomada de decisão crítica e responsável e, ainda, oferece elementos para superar a visão de ensino-aprendizagem compartimentada de conhecimentos científicos e tecnológicos. Sinalizam, ainda, a educação CTS como aliada importante e exequível para o ensino e a aprendizagem de conceitos relacionados à Química, Física, Matemática e Artes, por meio da contextualização do conhecimento e da interdisciplinaridade.
educação CTS, intervenção pedagógica, foguetes
PDF: Relatos de Sala de Aula
Estudo da Motivação do Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem Promovida pelo Uso de Modelos Moleculares, Validado por Meio de Áudio e Vídeo
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160123
Paulo H. Fabri
Rosana A. Giacomini
Ensino de Química em Foco
Este trabalho buscou construir uma metodologia para validar o estudo da relação da motivação do aluno com o processo de ensino e aprendizagem, frente à realização de estratégias didáticas lúdicas como instrumento de motivação. Para investigar a influência das estratégias na aprendizagem, utilizaram-se os instrumentos: avaliações diagnóstica e continuada, questionário autoavaliativo (escala Likert), registro no caderno de observação e videogravações. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Engenharia de Pesca nas disciplinas de Química Geral e Química Orgânica. Por meio das avaliações diagnóstica e continuada, observou-se que os alunos de ambas as turmas tiveram uma grande evolução conceitual. Pela análise dos questionários autoavaliativos, notou-se que todos os alunos se declararam mais motivados em estudar. Ao final, esses dados foram validados com o auxílio de gravações de áudio e vídeo e com os registros presentes no caderno de observações do professor pesquisador.
motivação do aluno, modelos moleculares concretos, vídeogravações
PDF: Ensino de Química em Foco
Medindo a Pressão Osmótica de Soluções em Osmômetro Construído com Membrana de Ovos de Aves
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160122
Marcelo G. Santos
Wagner G. Bastos
Experimentação no Ensino de Química
Osmômetros caseiros são utensílios usados para demostrar o efeito osmótico. Eles são de fácil construção e populares nos livros didáticos. Alguns professores, inspirados nas figuras de osmômetros dos livros, tentam reproduzir tal procedimento e são levados à frustração pelo resultado negativo. O fracasso da experiência, na maioria dos casos, é creditado ao papel celofane utilizado. Atualmente, a maioria do papel celofane comercializado é na verdade um plástico colorido que não imita as características de uma membrana semipermeável, importantíssima no fenômeno da osmose. A alternativa proposta é a de usar a membrana interna (coquilífera) do ovo (óvulo) de galinha ou de codorna como fonte de membrana semipermeável para a montagem do osmômetro tradicional, em substituição ao papel celofane.
pressão osmótica, osmômetro, membrana coquilífera
PDF: Experimentação no Ensino de Química
O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: Uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160126
Júlia D. Bouzon
Juliana B. Brandão
Taís C. dos Santos
Álvaro Chrispino
Cadernos de Pesquisa
Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de publicações em periódicos a partir do mapeamento de palavras-chave, autores e obras mais citadas sobre o ensino de química com enfoque CTS no Brasil. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram consultados 244 artigos encontrados em 31 revistas brasileiras de ensino e educação, indexadas com Qualis A1, A2 e B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicados de 1996 a 2016. A fim de estabelecer um recorte metodológico, pesquisou-se neste conjunto trabalhos relacionados ao ensino de química, resultando em 41 artigos que constituíram o objeto desta pesquisa. A partir da análise das informações, verificou-se que o acrônimo CTS foi a palavra-chave de maior relevância dentro da área. Além disso, foi feito um estudo sobre a comunicação entre os autores desses artigos, com destaque para as pesquisadoras Carmem Lúcia Costa Amaral, Vânia Gomes Zuin e Maria DeLourdes Maciel, que são as que estabelecem maior relação com os demais autores dos textos analisados. O estudo realizado revelou ainda que Wildson Santos, além de ser o autor mais citado nesse universo, tem a obra Educação em Química: compromisso com a cidadania, em parceria com Roseli Pacheco Schnetzler, como a mais referenciada na área de ensino de química com enfoque CTS no Brasil.
CTS. Ensino de Química. Revisão Bibliográfica.
PDF: Cadernos de Pesquisa
Revista Completa 40-3
PDF: Revista Completa
Normas
PDF: Normas para Submissão