Expediente/Sumário
PDF: Expediente/Sumário
Química Nova na Escola – 20 anos: Um Patrimônio dos Educadores Químicos
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150057
Maurivan Güntzel Ramos
Elisa Prestes Massena
Carlos Alberto Marques
Espaço Aberto
Neste artigo, destaca-se a Revista Química Nova na Escola (QNEsc) pelos seus 20 anos e pela sua relevância para a comunidade de educadores químicos, constituindo-se em um patrimônio dessa comunidade. Apresentam-se um pouco da sua história, bem como um breve balanço do conteúdo dos 54 exemplares publicados no período 1995-2014 em relação a autorias, seções e palavras-chave, cuja diversidade mostra a abrangência do que tem sido objeto de discussão e reflexão pelos professores e pesquisadores, leitores da QNEsc durante as últimas duas décadas.
Química Nova na Escola, história, educação química
PDF:Espaço Aberto
Química Nova na Escola: Um Caso de Sucesso
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150058
António F. Cachapuz
Espaço Aberto
Seguindo uma sugestão dos editores da QNEsc para marcar este seu vigésimo aniversário, apresentam-se, neste estudo, contributos para uma melhor compreensão do papel tido da revista na valorização da educação em química em Portugal. Tais contributos podem ser organizados em dois grandes grupos segundo a sua pertinência para o ensino/formação ou para a investigação e têm por base quer a experiência de outros colegas por meio de registros que me foi possível consultar, quer a minha extensa experiência profissional. Os resultados mostram que a QNEsc tem uma penetração não negligenciável na educação em química em Portugal e um grande potencial de afirmação, em particular, no ensino e no apoio à formação de professores. A terminar, apresentam-se sugestões de melhoria para reflexão da direcção da revista.
QNEsc, educação em química, Portugal
PDF: Espaço Aberto
Química Nova na Escola: Su Impacto en España y Su Relación con las Revistas Españolas Alambique y Educació Química EduQ
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150059
Aureli Caamaño
Espaço Aberto
Química nova na Escola (QNnE) constituyó un referente para la creación de la revista Educació Química EduQ en Cataluña (España) en el año 2008 y sigue siendo actualmente una revista de excelencia muy valorada en el ámbito de la comunidad educativa iberoamericana de profesores e investigadores en didáctica de la química. El presente artículo describe las relaciones de colaboración entre QNnE y las revistas españolas Alambique y Educació Química EduQ, y el intercambio de experiencias y de artículos que ha tenido lugar durante los últimos 15 años. También hace referencia a los cambios más significativos ocurridos en estas revistas en los últimos años, a la vez que expresa los mejores deseos para el futuro de QNnE en su 20º aniversario.
educación química, revistas de educación química, iberoamérica
PDF:Espaço Aberto
Química Nova na Escola: Contribuições para o Desenvolvimento de Atividades Didáticas
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150060
Salete Linhares Queiroz
Lea Veras
Espaço Aberto
A revista Química Nova na Escola (QNEsc) completa vinte anos, ocasião propícia para que façamos uma reflexão a seu respeito. Desde a primeira edição, esta esteve imbuída de aspirações e propósitos, dentre os quais se destacam o funcionamento como espaço de discussão para professores e alunos em torno de assuntos relacionados ao campo da educação em ciências, assim como de veiculação de propostas pautadas em abordagens de ensino inovadoras. O presente trabalho analisa 14 artigos publicados na QNEsc com o objetivo de levantar questões sobre a sua contribuição para o desenvolvimento de atividades didáticas realizadas em salas de aula de química. Os resultados indicam o seu relevante papel no auxílio aos professores, especialmente no que diz respeito à elaboração de estratégias de leitura, atividades experimentais e materiais de ensino.
QNEsc, atividades didáticas, educação em química
PDF: Espaço Aberto
Espaço Aberto: Interface do Ensino de Química com a Educação
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150061
José Luis de Paula Barros Silva
Espaço Aberto
Este artigo faz um balanço da seção Espaço Aberto de Química Nova na Escola no período 2005-2014, comparado aos dez anos anteriores. São discutidos: a quantidade dos artigos; os tipos de autores; suas formações e parcerias; e os conteúdos dos artigos. Adicionalmente, é apresentada uma revisão dos trabalhos publicados nos últimos dez anos. Conclui-se que essa seção vem cumprindo seu objetivo de funcionar como uma interface do ensino de química com a educação, atuando de modo complementar às demais seções de Química Nova na Escola.
Espaço Aberto, Química Nova na Escola, história
PDF: Espaço Aberto
A Seção Química e Sociedade: Contribuições para um Ensino em Diferentes Contextos
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150062
Roberto Ribeiro da Silva
Verenna Barbosa Gomes
Química e Sociedade
Neste texto, é apresentado um levantamento dos artigos publicados na seção Química e sociedade da revista Química Nova na Escola no período de 1995 a 2015. Foram publicados 63 artigos abordando as temáticas ciência/tecnologia, meio ambiente, saúde, alimentos, energia, polímeros e saberes populares. A análise dos resumos de cada publicação evidencia que os artigos cumprem os objetivos da seção e podem contribuir nos mais diferentes contextos do ensino de química, a saber: ensino por temas, abordagem CTS, inserção da divulgação científica no ensino formal, promoção da alfabetização científica, entre outros.
seção Química e sociedade, ensino por temas, divulgação científica, abordagem CTS, alfabetização científica
PDF: Química e Sociedade
Análise e Reflexões sobre os Artigos de Educação em Química e Multimídia Publicados entre 2005 e 2014
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150063
Marcelo Giordan
Educação em Química e Multimídia
Examinamos as principais contribuições dos artigos publicados em Química Nova na Escola desde 2005 até 2014 por ocasião de seus 20 anos de publicação, tendo em vista refletir sobre como as tecnologias digitais têm sido empregadas e como poderiam vir a sê-lo, no sentido de contribuir para transformar a escola e o ensino de química.
ensino de química, revisão, tecnologia da informação e comunicação
PDF:Educação em Química e Multimídia
Conceitos Científicos em Destaque: Enfoques da Comunidade Disciplinar de Ensino de Química na QNEsc
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150064
Rozana Gomes de Abreu
Nathália Terra Barbosa Sathler Lenz César
Conceitos Científicos em Destaque
Este trabalho tem como finalidade mapear os principais conceitos que foram abordados na seção Conceitos científicos em destaque durante os 20 anos de publicação da revista Química Nova na Escola (QNEsc). Esse levantamento possibilita um olhar mais detalhado sobre as produções que envolvem a discussão dos conceitos químicos pela comunidade disciplinar em ensino de química, bem como contribui para a compreensão da história da comunidade disciplinar, seus pressupostos e defesas para o ensino de química no Brasil. O mapeamento mostra diferentes abordagens sobre os conceitos químicos científicos com ênfase inicial na discussão filosófica e epistemológica e, posteriormente, na discussão metodológica. Tais diferenças podem ser resultado da própria finalidade da revista, que busca maior interação entre professores e pesquisadores no ensino de química, mas nos parecem refletir também os discursos sobre mudanças sociais e educacionais que vêm ocorrendo desde o final da década de 1990.
conceitos, ensino de química, comunidade disciplinar
PDF:Conceitos Científicos em Destaque
20 Anos de QNEsc: Uma História, Muitas Histórias
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150065
José Otavio Baldinato
Paulo Alves Porto
História da Química
Neste trabalho, apresentamos uma análise do que já foi publicado na seção História da Química da QNEsc. Consideramos os períodos históricos e os temas mais recorrentes nos artigos, examinando também as formas de abordagem, objetivos e conteúdos trabalhados, além das mudanças verificadas no perfil dos autores que contribuíram com a seção ao longo dos anos. Identificamos que a inclusão de professores da educação básica e de alunos de graduação e de pós-graduação como autores tem favorecido a aproximação dos artigos a questões práticas da sala de aula. Além de contextualizarem o estudo de conceitos, encontramos trabalhos que promovem abordagens históricas com vistas na interdisciplinaridade, experimentação, leitura crítica de livros didáticos e reflexão sobre aspectos da natureza da ciência no ensino. O apego à sala de aula também justifica uma predominância de trabalhos focados na ciência dos séculos XIX e XX, sendo que tópicos como radioatividade e modelos atômicos foram abordados em múltiplos artigos. As diferentes abordagens dedicadas a esses temas históricos remetem à necessidade de que o professor se aproprie de questões historiográficas no percurso de sua formação.
20 anos, história da química, história da ciência e ensino, historiografia da ciência
PDF: História da Química
Dos Elementos Químicos à Inovação Científica e Tecnológica: Contribuições das Seções Elemento Químico e Atualidades em Química
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150066
Gustavo Stoppa Garbellini
Romeu C. Rocha-Filho
Atualidades em Química
Neste artigo, apresentamos uma resenha sobre o que foi publicado na seção Atualidades em química nos primeiros 20 anos de Química Nova na Escola (QNEsc) e na seção Elemento químico até que ela deixasse de existir, no final de 2013, quando se tornou desnecessária frente à crescente disponibilidade na web de informações sobre os elementos químicos. Somente cerca de 52% dos fascículos de QNEsc contemplaram a seção Atualidades em química, sendo que, nesta resenha, os assuntos abordados na maioria dos artigos publicados foram classificados dentro de três temas gerais: Prêmio Nobel de Química (53%); espécies químicas – características e aplicabilidade (21%); e nomenclatura e terminologia (21%). A seção Elemento químico, com 43 artigos publicados sobre 44 elementos, teve papel importante na divulgação de informações em um período de consolidação da web. A seção Atualidades em química, apesar de sua infrequência, contribuiu para explicitar que os conceitos da química estão em constante evolução.
Química Nova na Escola, seção Atualidades em química, seção Elemento químico
PDF:Atualidades em Química
Fazeres/Saberes em Interação no Cenário dos 20 Anos da Seção Relatos de Sala de Aula
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150067
Lenir Basso Zanon
João Carlos Segatto Leite
Relatos de Sala de Aula
Este artigo apresenta uma análise da seção Relatos de sala de aula, com atenção direcionada aos fazeres/saberes em interação nesses 20 anos de QNEsc. A partir de uma contextualização da abrangência temática da seção, são discutidas contribuições dos relatos da prática sob o viés da noção de trabalho constitutivo da existência da educação química.
relatos da prática, ensino de química, reflexão sobre saberes, trabalho como princípio educativo
PDF:Relatos de Sala de Aula
A Pesquisa em Ensino de Química na QNEsc: uma análise de 2005 a 2014
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150068
Eduardo Fleury Mortimer
Ana Luiza de Quadros
Ariane Suelen Freitas Silva
Leandro Antonio Oliveira
Júlia Campos Freitas
Ensino de Química em Foco
Neste artigo fazemos uma análise da produção dos últimos 10 anos da seção “Pesquisa em Ensino de Química” da Química Nova na Escola. Essa análise se debruça sobre o perfil profissional dos autores, a temática dos artigos, os referenciais teóricos, as metodologias utilizadas e os objetivos das pesquisas. Percebemos um crescimento significativo da seção em relação às demais seções do periódico e uma diversidade maior no perfil dos pesquisadores e nos temas de interesse. Esse crescimento parece ser consequência do crescimento da pós-graduação em Ensino de Ciências, pois um novo profissional em formação passou a contribuir com artigos para a seção: os estudantes de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação. Os dados nos mostram uma seção em pleno crescimento, em um processo de consolidação de sua identidade
em um futuro próximo.
Pesquisa em Ensino de Química, Química Nova na Escola, periódico, artigos
PDF: Ensino de Química em Foco
O Aluno em Foco nos 20 anos de Química Nova na Escola
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150069
Edenia Maria Ribeiro do Amaral
O Aluno em Foco
Neste artigo, é apresentada uma análise das publicações feitas na seção Aluno em foco nos últimos 10 anos da QNEsc, fazendo um comparativo entre dados dos períodos de 1995-2004 e 2005-2014. Para o primeiro período, foi considerada a análise feita no artigo publicado em maio de 2004, na edição comemorativa dos 10 anos da revista (Mortimer, 2004). Durante os últimos 20 anos, essa seção manteve uma frequência de publicação e apresentou mudanças nos temas e enfoques abordados pelos autores. Houve uma ampliação na participação de autores, com maior envolvimento de estudantes de pós-graduação e professores da educação básica.
Aluno em foco, edição comemorativa de 20 anos da QNEsc
PDF: O Aluno em Foco
QNEsc e a Seção Experimentação no Ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150070
Julio Cezar Foschini Lisbôa
Experimentação no Ensino de Química
Este artigo mostra a contribuição da seção Experimentação no ensino de química nesses 20 anos de Química Nova na Escola, para tornar a experimentação presente e significativa nas aulas de química. Nesse sentido, é apresentado um levantamento detalhado de todos os artigos publicados na seção até o mês de maio de 2015, incluindo seus autores e principais temas tratados. São experimentos sobre os mais variados temas e com diferentes finalidades, desde a de ilustrar fenômenos até a de propiciar a reformulação de ideias prévias dos alunos e, muitas vezes, de professores. A partir desse levantamento, foi possível apresentar dados sobre a variação da quantidade de artigos publicados ano a ano, sobre a quantidade média de artigos por revista no decorrer desses 20 anos e também uma comparação entre as categorias de atuação profissional dos autores que publicaram em QNEsc nos primeiros dez anos da revista com aqueles que publicaram nos últimos dez anos. Esses dados mostram que a quantidade média de artigos publicados por número vem diminuindo e as principais categorias de atividade dos autores sofreram modificações significativas: aumentaram as contribuições de professores universitários e de pós-graduandos e diminuíram a de graduandos e de professores da educação básica.
experimentação no ensino de química, QNEsc 20 anos
PDF: Experimentação no Ensino de Química
QNEsc e Cadernos de Pesquisa: Uma Nova Perspectiva na Formação do Professor Investigador
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150071
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Cadernos de Pesquisa
Neste artigo, resgata-se o papel da revista Química Nova na Escola na formação de professores. Destacam-se os pontos que caracterizam a revista como destinada à escola da educação básica, apontando suas contribuições. Ao enfatizar o papel da comunidade de pesquisadores em educação química e o contexto do crescimento da área, aponta-se a necessidade de um novo espaço, no qual se insere a seção Cadernos de pesquisa dedicada ao aprofundamento das investigações em ensino de química. Evidencia-se a que a nova seção contribui para a formação do professor, mantendo o caráter da revista. Conclui-se que essa seção se configura em uma nova perspectiva para os próximos anos, para a qual os pesquisadores em ensino de química devem submeter manuscritos com elevado padrão, destacando, sobretudo, as contribuições para a sala de aula e os avanços em termos de conhecimento na área.
ensino de química, pesquisa em ensino de química, Cadernos de pesquisa
PDF: Cadernos de Pesquisa
Normas
PDF: Normas para Submisão