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QNEsc Vol. 37 No especial 2(exclusivamente on-line)

Química Nova na Escola
Vol. 37 No especial 2(exclusivamente on-line)
Dezembro de 2015

Editorial

editorial.pdf Editorial PDF   HTML

Os Editores

 

Expediente/Sumário

20-Normas.pdf PDF: Expediente/Sumário

Química Nova na Escola – 20 anos: Um Patrimônio dos Educadores Químicos

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150057

Maurivan Güntzel Ramos
Elisa Prestes Massena
Carlos Alberto Marques

Espaço Aberto

Neste artigo, destaca-se a Revista Química Nova na Escola (QNEsc) pelos seus 20 anos e pela sua relevância para a comunidade de educadores químicos, constituindo-se em um patrimônio dessa comunidade. Apresentam-se um pouco da sua história, bem como um breve balanço do conteúdo dos 54 exemplares publicados no período 1995-2014 em relação a autorias, seções e palavras-chave, cuja diversidade mostra a abrangência do que tem sido objeto de discussão e reflexão pelos professores e pesquisadores, leitores da QNEsc durante as últimas duas décadas.

Química Nova na Escola, história, educação química

02-EQM-29-12.pdf PDF:Espaço Aberto

 

Química Nova na Escola: Um Caso de Sucesso

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150058

António F. Cachapuz

Espaço Aberto

Seguindo uma sugestão dos editores da QNEsc para marcar este seu vigésimo aniversário, apresentam-se, neste estudo, contributos para uma melhor compreensão do papel tido da revista na valorização da educação em química em Portugal. Tais contributos podem ser organizados em dois grandes grupos segundo a sua pertinência para o ensino/formação ou para a investigação e têm por base quer a experiência de outros colegas por meio de registros que me foi possível consultar, quer a minha extensa experiência profissional. Os resultados mostram que a QNEsc tem uma penetração não negligenciável na educação em química em Portugal e um grande potencial de afirmação, em particular, no ensino e no apoio à formação de professores. A terminar, apresentam-se sugestões de melhoria para reflexão da direcção da revista.

QNEsc, educação em química, Portugal

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço Aberto

 

Química Nova na Escola: Su Impacto en España y Su Relación con las Revistas Españolas Alambique y Educació Química EduQ

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150059

Aureli Caamaño

Espaço Aberto

Química nova na Escola (QNnE) constituyó un referente para la creación de la revista Educació Química EduQ en Cataluña (España) en el año 2008 y sigue siendo actualmente una revista de excelencia muy valorada en el ámbito de la comunidad educativa iberoamericana de profesores e investigadores en didáctica de la química. El presente artículo describe las relaciones de colaboración entre QNnE y las revistas españolas Alambique y Educació Química EduQ, y el intercambio de experiencias y de artículos que ha tenido lugar durante los últimos 15 años. También hace referencia a los cambios más significativos ocurridos en estas revistas en los últimos años, a la vez que expresa los mejores deseos para el futuro de QNnE en su 20º aniversario.

educación química, revistas de educación química, iberoamérica

02-EQM-29-12.pdf PDF:Espaço Aberto

 

Química Nova na Escola: Contribuições para o Desenvolvimento de Atividades Didáticas

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150060

Salete Linhares Queiroz
Lea Veras

Espaço Aberto

A revista Química Nova na Escola (QNEsc) completa vinte anos, ocasião propícia para que façamos uma reflexão a seu respeito. Desde a primeira edição, esta esteve imbuída de aspirações e propósitos, dentre os quais se destacam o funcionamento como espaço de discussão para professores e alunos em torno de assuntos relacionados ao campo da educação em ciências, assim como de veiculação de propostas pautadas em abordagens de ensino inovadoras. O presente trabalho analisa 14 artigos publicados na QNEsc com o objetivo de levantar questões sobre a sua contribuição para o desenvolvimento de atividades didáticas realizadas em salas de aula de química. Os resultados indicam o seu relevante papel no auxílio aos professores, especialmente no que diz respeito à elaboração de estratégias de leitura, atividades experimentais e materiais de ensino.

QNEsc, atividades didáticas, educação em química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço Aberto

 

Espaço Aberto: Interface do Ensino de Química com a Educação

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150061

José Luis de Paula Barros Silva

Espaço Aberto

Este artigo faz um balanço da seção Espaço Aberto de Química Nova na Escola no período 2005-2014, comparado aos dez anos anteriores. São discutidos: a quantidade dos artigos; os tipos de autores; suas formações e parcerias; e os conteúdos dos artigos. Adicionalmente, é apresentada uma revisão dos trabalhos publicados nos últimos dez anos. Conclui-se que essa seção vem cumprindo seu objetivo de funcionar como uma interface do ensino de química com a educação, atuando de modo complementar às demais seções de Química Nova na Escola.

Espaço Aberto, Química Nova na Escola, história

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço Aberto

 

A Seção Química e Sociedade: Contribuições para um Ensino em Diferentes Contextos

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150062

Roberto Ribeiro da Silva
Verenna Barbosa Gomes

Química e Sociedade

Neste texto, é apresentado um levantamento dos artigos publicados na seção Química e sociedade da revista Química Nova na Escola no período de 1995 a 2015. Foram publicados 63 artigos abordando as temáticas ciência/tecnologia, meio ambiente, saúde, alimentos, energia, polímeros e saberes populares. A análise dos resumos de cada publicação evidencia que os artigos cumprem os objetivos da seção e podem contribuir nos mais diferentes contextos do ensino de química, a saber: ensino por temas, abordagem CTS, inserção da divulgação científica no ensino formal, promoção da alfabetização científica, entre outros.

seção Química e sociedade, ensino por temas, divulgação científica, abordagem CTS, alfabetização científica

02-EQM-29-12.pdf PDF: Química e Sociedade

 

Análise e Reflexões sobre os Artigos de Educação em Química e Multimídia Publicados entre 2005 e 2014

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150063

Marcelo Giordan

Educação em Química e Multimídia

Examinamos as principais contribuições dos artigos publicados em Química Nova na Escola desde 2005 até 2014 por ocasião de seus 20 anos de publicação, tendo em vista refletir sobre como as tecnologias digitais têm sido empregadas e como poderiam vir a sê-lo, no sentido de contribuir para transformar a escola e o ensino de química.

ensino de química, revisão, tecnologia da informação e comunicação

02-EQM-29-12.pdf PDF:Educação em Química e Multimídia

 

Conceitos Científicos em Destaque: Enfoques da Comunidade Disciplinar de Ensino de Química na QNEsc

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150064

Rozana Gomes de Abreu
Nathália Terra Barbosa Sathler Lenz César

Conceitos Científicos em Destaque

Este trabalho tem como finalidade mapear os principais conceitos que foram abordados na seção Conceitos científicos em destaque durante os 20 anos de publicação da revista Química Nova na Escola (QNEsc). Esse levantamento possibilita um olhar mais detalhado sobre as produções que envolvem a discussão dos conceitos químicos pela comunidade disciplinar em ensino de química, bem como contribui para a compreensão da história da comunidade disciplinar, seus pressupostos e defesas para o ensino de química no Brasil. O mapeamento mostra diferentes abordagens sobre os conceitos químicos científicos com ênfase inicial na discussão filosófica e epistemológica e, posteriormente, na discussão metodológica. Tais diferenças podem ser resultado da própria finalidade da revista, que busca maior interação entre professores e pesquisadores no ensino de química, mas nos parecem refletir também os discursos sobre mudanças sociais e educacionais que vêm ocorrendo desde o final da década de 1990.

conceitos, ensino de química, comunidade disciplinar

02-EQM-29-12.pdf PDF:Conceitos Científicos em Destaque

 

20 Anos de QNEsc: Uma História, Muitas Histórias

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150065

José Otavio Baldinato
Paulo Alves Porto

História da Química

Neste trabalho, apresentamos uma análise do que já foi publicado na seção História da Química da QNEsc. Consideramos os períodos históricos e os temas mais recorrentes nos artigos, examinando também as formas de abordagem, objetivos e conteúdos trabalhados, além das mudanças verificadas no perfil dos autores que contribuíram com a seção ao longo dos anos. Identificamos que a inclusão de professores da educação básica e de alunos de graduação e de pós-graduação como autores tem favorecido a aproximação dos artigos a questões práticas da sala de aula. Além de contextualizarem o estudo de conceitos, encontramos trabalhos que promovem abordagens históricas com vistas na interdisciplinaridade, experimentação, leitura crítica de livros didáticos e reflexão sobre aspectos da natureza da ciência no ensino. O apego à sala de aula também justifica uma predominância de trabalhos focados na ciência dos séculos XIX e XX, sendo que tópicos como radioatividade e modelos atômicos foram abordados em múltiplos artigos. As diferentes abordagens dedicadas a esses temas históricos remetem à necessidade de que o professor se aproprie de questões historiográficas no percurso de sua formação.

20 anos, história da química, história da ciência e ensino, historiografia da ciência

02-EQM-29-12.pdf PDF: História da Química

 

Dos Elementos Químicos à Inovação Científica e Tecnológica: Contribuições das Seções Elemento Químico e Atualidades em Química

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150066

Gustavo Stoppa Garbellini
Romeu C. Rocha-Filho

Atualidades em Química

Neste artigo, apresentamos uma resenha sobre o que foi publicado na seção Atualidades em química nos primeiros 20 anos de Química Nova na Escola (QNEsc) e na seção Elemento químico até que ela deixasse de existir, no final de 2013, quando se tornou desnecessária frente à crescente disponibilidade na web de informações sobre os elementos químicos. Somente cerca de 52% dos fascículos de QNEsc contemplaram a seção Atualidades em química, sendo que, nesta resenha, os assuntos abordados na maioria dos artigos publicados foram classificados dentro de três temas gerais: Prêmio Nobel de Química (53%); espécies químicas – características e aplicabilidade (21%); e nomenclatura e terminologia (21%). A seção Elemento químico, com 43 artigos publicados sobre 44 elementos, teve papel importante na divulgação de informações em um período de consolidação da web. A seção Atualidades em química, apesar de sua infrequência, contribuiu para explicitar que os conceitos da química estão em constante evolução.

Química Nova na Escola, seção Atualidades em química, seção Elemento químico

02-EQM-29-

12.pdf PDF:Atualidades em Química

 

Fazeres/Saberes em Interação no Cenário dos 20 Anos da Seção Relatos de Sala de Aula

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150067

Lenir Basso Zanon
João Carlos Segatto Leite

Relatos de Sala de Aula

Este artigo apresenta uma análise da seção Relatos de sala de aula, com atenção direcionada aos fazeres/saberes em interação nesses 20 anos de QNEsc. A partir de uma contextualização da abrangência temática da seção, são discutidas contribuições dos relatos da prática sob o viés da noção de trabalho constitutivo da existência da educação química.

relatos da prática, ensino de química, reflexão sobre saberes, trabalho como princípio educativo

02-EQM-29-12.pdf PDF:Relatos de Sala de Aula

 

A Pesquisa em Ensino de Química na QNEsc: uma análise de 2005 a 2014

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150068

Eduardo Fleury Mortimer
Ana Luiza de Quadros
Ariane Suelen Freitas Silva
Leandro Antonio Oliveira
Júlia Campos Freitas

Ensino de Química em Foco

Neste artigo fazemos uma análise da produção dos últimos 10 anos da seção “Pesquisa em Ensino de Química” da Química Nova na Escola. Essa análise se debruça sobre o perfil profissional dos autores, a temática dos artigos, os referenciais teóricos, as metodologias utilizadas e os objetivos das pesquisas. Percebemos um crescimento significativo da seção em relação às demais seções do periódico e uma diversidade maior no perfil dos pesquisadores e nos temas de interesse. Esse crescimento parece ser consequência do crescimento da pós-graduação em Ensino de Ciências, pois um novo profissional em formação passou a contribuir com artigos para a seção: os estudantes de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação. Os dados nos mostram uma seção em pleno crescimento, em um processo de consolidação de sua identidade
em um futuro próximo.

Pesquisa em Ensino de Química, Química Nova na Escola, periódico, artigos

02-EQM-29-

12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

O Aluno em Foco nos 20 anos de Química Nova na Escola

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150069

Edenia Maria Ribeiro do Amaral

O Aluno em Foco

Neste artigo, é apresentada uma análise das publicações feitas na seção Aluno em foco nos últimos 10 anos da QNEsc, fazendo um comparativo entre dados dos períodos de 1995-2004 e 2005-2014. Para o primeiro período, foi considerada a análise feita no artigo publicado em maio de 2004, na edição comemorativa dos 10 anos da revista (Mortimer, 2004). Durante os últimos 20 anos, essa seção manteve uma frequência de publicação e apresentou mudanças nos temas e enfoques abordados pelos autores. Houve uma ampliação na participação de autores, com maior envolvimento de estudantes de pós-graduação e professores da educação básica.

Aluno em foco, edição comemorativa de 20 anos da QNEsc

02-EQM-29-12.pdf PDF: O Aluno em Foco

 

QNEsc e a Seção Experimentação no Ensino de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150070

Julio Cezar Foschini Lisbôa

Experimentação no Ensino de Química

Este artigo mostra a contribuição da seção Experimentação no ensino de química nesses 20 anos de Química Nova na Escola, para tornar a experimentação presente e significativa nas aulas de química. Nesse sentido, é apresentado um levantamento detalhado de todos os artigos publicados na seção até o mês de maio de 2015, incluindo seus autores e principais temas tratados. São experimentos sobre os mais variados temas e com diferentes finalidades, desde a de ilustrar fenômenos até a de propiciar a reformulação de ideias prévias dos alunos e, muitas vezes, de professores. A partir desse levantamento, foi possível apresentar dados sobre a variação da quantidade de artigos publicados ano a ano, sobre a quantidade média de artigos por revista no decorrer desses 20 anos e também uma comparação entre as categorias de atuação profissional dos autores que publicaram em QNEsc nos primeiros dez anos da revista com aqueles que publicaram nos últimos dez anos. Esses dados mostram que a quantidade média de artigos publicados por número vem diminuindo e as principais categorias de atividade dos autores sofreram modificações significativas: aumentaram as contribuições de professores universitários e de pós-graduandos e diminuíram a de graduandos e de professores da educação básica.

experimentação no ensino de química, QNEsc 20 anos

02-EQM-29-

12.pdf PDF: Experimentação no Ensino de Química

 

QNEsc e Cadernos de Pesquisa: Uma Nova Perspectiva na Formação do Professor Investigador

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150071

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Cadernos de Pesquisa

Neste artigo, resgata-se o papel da revista Química Nova na Escola na formação de professores. Destacam-se os pontos que caracterizam a revista como destinada à escola da educação básica, apontando suas contribuições. Ao enfatizar o papel da comunidade de pesquisadores em educação química e o contexto do crescimento da área, aponta-se a necessidade de um novo espaço, no qual se insere a seção Cadernos de pesquisa dedicada ao aprofundamento das investigações em ensino de química. Evidencia-se a que a nova seção contribui para a formação do professor, mantendo o caráter da revista. Conclui-se que essa seção se configura em uma nova perspectiva para os próximos anos, para a qual os pesquisadores em ensino de química devem submeter manuscritos com elevado padrão, destacando, sobretudo, as contribuições para a sala de aula e os avanços em termos de conhecimento na área.

ensino de química, pesquisa em ensino de química, Cadernos de pesquisa

02-EQM-29-12.pdf PDF: Cadernos de Pesquisa

Normas

20-Normas.pdf PDF: Normas para Submisão

Sociedade Brasileira de Química © 2024

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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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