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QNEsc Vol. 45 No3

Química Nova na Escola
Vol. 45 No3
Agosto de 2023

Editorial

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Os Editores

 

Expediente/Sumário

20-Normas.pdf PDF: Expediente/Sumário

 

Ensino de química orgânica a partir da temática óleos essenciais no combate ao mosquito Aedes aegypti

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160329

Maria Alice S. Vieira
Rejane F. Sousa
Elenice M. Alvarenga
Thiciana S. S. Cole

Química e Sociedade

Buscando estratégias pedagógicas que aproximem a experiência prática dos discentes ao conteúdo mi￾nistrado na Licenciatura em Química do IFPI- Campus Cocal, este trabalho teve como objetivo utilizar a temática óleos essenciais como larvicidas naturais contra o mosquito Aedes aegypti para revisar conteúdos de química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, uma aula expositiva on-line, e a aplicação de questionários aos discentes das disciplinas de Química Orgânica I e Química Orgânica Experimental. Os resultados mostraram que, embora o tema selecionado seja amplamente discutido pelos meios de comunicação, os participantes deste estudo ainda confundem as doenças e sintomas causados pelo Aedes aegypti. Verificou-se também que isomeria, identificação de funções orgânicas oxigenadas e classificação dos carbonos foram os conteúdos mais complexos para os discentes. Por fim, a estratégia metodológica aqui proposta foi aprovada pela maioria dos discentes, que a consideram dinâmica e atrativa.   

Aedes aegypti, ensino contextualizado, química orgânica

02-EQM-29-12.pdf PDF: Química e Sociedade

 

Construção de modelo molecular a partir da reutilização de garrafas PET: propostas para o ensino de química

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160327

Paulo H. Fabri
Laís S. Oliveira
Lara S. Ribeiro
Larissa C. Crespo
Aline E Siqueira 
Rosana Giacomini

Espaço Aberto

Descreve-se neste artigo um procedimento passo a passo para a construção de um modelo molecular de tamanho grande a partir da reutilização de garrafas PET de refrigerantes. Esse modelo molecular possui medidas adequadas para apresentações em turmas médias e grandes e tem demonstrado excelente estabilidade manipulativa e também ser uma ferramenta eficiente para atrair a atenção dos alunos. O modelo mostrou versatilidade e pode ser usado para trabalhar um grande número de tópicos, como análise conformacional, vários tipos de isomeria, geometria molecular, grupos funcionais, conceitos de ressonância (teoria da ligação de valência) e teoria orbital molecular.   

análise conformacional, estereoquímica, estrutura molecular

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço Aberto

 

Supernova: um jogo didático que aborda a tabela periódica e os elementos químicos utilizando a astronomia

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160337

Maria Solange P. Martins
Higo L. B. Cavalcanti

Relatos de Sala de Aula

No presente trabalho apresenta-se a elaboração de um jogo didático denominado Supernova, que contex￾tualiza o tema tabela periódica e elementos químicos com a astronomia e a síntese de elementos. Trata-se de um jogo de perguntas e respostas do tipo tabuleiro. Os jogadores são divididos em grupos e, com o lançar de dados, avançam através do tabuleiro, respondendo questões e discutindo sobre a origem, curiosidades e aplicações dos elementos químicos. O Supernova foi aplicado em uma turma do primeiro ano do ensino médio. Foi possível observar um alto índice de satisfação e envolvimento por parte dos estudantes bem como evidenciar a importância da mediação docente e a aplicabilidade das atividades lúdicas nas aulas de química.   

 jogo didático, astronomia, elementos químicos

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

  

Residência Pedagógica em Química: compreensões e perspectivas para a formação de professores

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160339

Cristiane M. da Silva 
Bruno S. Leite

Relatos de Sala de Aula

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) constitui um espaço auxiliar para a realização de práticas formativas nas escolas buscando aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura e dos docentes da educação básica. Assim, este estudo tem o objetivo de compreender as percepções sobre a participação no PRP e sobre as contribuições para a formação profissional apresentadas por três professores de Química. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas e, realizamos a análise dos dados buscando identificar os significados manifestados pelos docentes utilizando como técnica a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostram que, para os docentes, a participação no PRP traria desenvolvimento para a escola e para a própria formação profissional. Para eles, as atividades do PRP contribuíram para a formação devido ao contato com novas estratégias. Entretanto, os docentes relataram sentir falta de maior atenção e orientação das atividades pelos orientadores do PRP.    

residência pedagógica, formação de professores, ensino de química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Kit molecular inclusivo para deficientes visuais no ensino de estruturas tridimensionais

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160336

Gesieli P. C. da Silva 
Franciane de F. Foques
Marta Rejane P. Filietaz
Cristiane Pilissao

Ensino de Química em Foco

A pesquisa em ensino-aprendizagem é uma forma de encontrar soluções para problemas vivenciados em sala de aula e, consequentemente, desenvolver métodos de ensino para enfrentá-los. No Brasil, tem ocorrido uma transição natural para acomodar alunos com deficiências no currículo regular, porém, a metodologia de ensino de química para essa população ainda é muito incipiente. Para enfrentar esse problema, desenvolvemos um kit molecular sustentável, acessível e versátil que pode ser usado para tornar as aulas de química mais acessíveis para alunos com deficiência visual. O kit utiliza esferas de isopor revestido com massa de biscuit e tubos de caneta transparentes recicláveis vazios, projetado para abordar temas relacionados à química: ligações química, geometria molecular e estereoquímica. Torna-se uma alternativa ideal para docentes, alunos regulares e, principalmente, alunos com deficiência visual.    

deficiência visual, kit molecular, isomeria, estereoquimica 

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

O papel da rememoração na construção de significados em uma aula experimental sobre titulação ácido-base

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160335

Alcione M. Francisco
João R. R. Tenório da Silva

O Aluno em Foco

Substâncias ácidas e básicas sempre foram utilizadas no cotidiano. Com o passar dos anos tais substâncias foram estudadas a fim de se compreender seus comportamentos. Hoje em dia os estudos sobre ácido-base envolvem uma discussão sobre as definições de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis. Dessa forma esta pesquisa se propôs, por meio de uma aula experimental no formato remoto, analisar a construção de significados sobre o conteúdo com estudantes do ensino superior de um curso de Licenciatura em Química, considerando o papel da memória de acordo com a teoria da rememoração. Através dos resultados obtidos foi possível observar que grande parte dos alunos apresentou um conhecimento prévio do conteúdo que, a partir da mediação da atividade experimental, foi sendo ressignificado por meio da identificação de modificações mnemônicas.   

ácido-base, aula experimental, rememoração

02-EQM-29-12.pdf PDF: O Aluno em Foco

 

A interação de estudantes com vídeos do programa ‘Pense como um Corvo’: as formas de pensar da Ciência e a elaboração de previsões e hipóteses

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160328

Luciana Nami Kadooca
Ana Luiza de Quadros

Cadernos de Pesquisa

O ensino remoto emergencial ampliou os desafios enfrentados pelos professores ao ensinar Ciências, principalmente diante das condições limitadas de acesso à internet e dos distratores presentes no ambiente doméstico, no qual o estudante realiza todas as atividades escolares. Usamos vídeos educativos produzidos para um programa da televisão japonesa em uma sequência de aulas com estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em uma universidade federal. O objetivo foi envolver os estudantes com as atividades propostas, que incluíam fazer previsões e elaborar hipóteses, e construir uma visão mais ampla de Ciência a partir da lida com essas práticas epistêmicas. A produção de dados se deu por meio da gravação das aulas síncronas e de atividades escritas durante as aulas assíncronas. Como resultados, percebemos um grande envolvimento dos estudantes com as atividades e com as práticas epistêmicas, principalmente as relacionadas a hipóteses e previsões. Argumentamos que houve a construção de uma visão mais ampla do empreendimento científico, possibilitada pelos vídeos educativos e pelas atividades propostas.   

vídeo educativo, ensino remoto emergencial, práticas epistêmicas

02-EQM-29-12.pdf PDF: Cadernos de Pesquisa

 

O cotidiano em artigos da Química Nova na Escola: contribuições a partir da análise de redes

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160338

Andriel Rodrigo Colturato
Luciana Massi

Cadernos de Pesquisa

As discussões sobre o cotidiano na área de Educação em Química estão presentes no discurso de professores, pes￾quisadores e materiais didáticos, entretanto, ainda são poucos os avanços no sentido de se compreender e abordar a vida co￾tidiana. O objetivo deste trabalho é caracterizar as concepções e referências sobre cotidiano presentes na área de Educação em Química. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica em 47 artigos da revista Química Nova na Escola, a partir dos quais foram catalogadas abordagens de cotidiano e de contextualização, bem como referências desses trabalhos sobre essa temática. Com base na análise de redes, utilizou-se o sofware Gephi para a análise da recorrência e agrupamentos de abordagens e referências. Os resultados apontam para concepções de cotidiano com sentidos diversos, que consideram de modo isolado indivíduo, sociedade e cultura, o uso dos termos “cotidiano” e “contextualização” como sinônimos e a ausência de referenciais teóricos para discutir a vida cotidiana. Diante desse cenário, defende-se que uma atenção maior deve ser dada a concepções teóricas que fundamentam a vida cotidiana e a contextualização.   

cotidiano, contextualização, análise de redes, educação em química, Química Nova na Escola.

02-EQM-29-12.pdf PDF: Cadernos de Pesquisa

 

Revista Completa 45-3

20-Normas.pdf PDF: Revista Completa

 

Normas

20-Normas.pdf PDF: Normas para Submissão

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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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